Depois da tragédia ocorrida na noite da última sexta-feira no interior do HUSE, quando três pessoas foram executadas, muito tem se falado em todo estado sobre o episódio, mas uma coisa está passando despercebida: a apresentação dos presos.
A SSP tem como prática convocar a imprensa pra fazer a apresentação de presos à imprensa e, conseqüentemente, à sociedade sergipana, sempre que há ocorrências de maiores repercussões.
Se, por um lado, o direito constitucional garante aos presos o direito de não ser exigido para as câmaras fotográficas e de filmagem da imprensa, por outro, o Governo de Sergipe – sempre foi assim nas últimas décadas – tem apresentado as quadrilhas, os acusados, os suspeitos, os presos, assassinos, pedófilos, seqüestradores à imprensa sergipana.
E os presos autores dos disparos por confissão espontânea ou segundo os depoimentos das dezenas de testemunhas, que tiraram as vidas de três pessoas dentro do HUSE não vão ser apresentados? A SSP e o Governo de Sergipe vão quebrar a tradição?
E a imprensa de Sergipe já fez este tipo de cobrança à SSP?
Ao contrário do que normalmente se pratica, a SSP (matéria publicada hoje na INFONET) tratou de “proteger” um dos presos que confessou ter disparado contra dois dos três mortos, quando da ida ao Instituto Médico Legal nesta segunda-feira.
O Governo popular e democrático do estado de Sergipe precisa uniformizar suas práticas na SSP: ou apresenta sempre ou pára de apresentar apenas alguns.
Nenhum comentário:
Postar um comentário