quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Missa histórica em cemitério.

Um grande sucesso. Foi o que avaliaram os moradores dos povoados Robalo e São José, na Zona de Adensamento Restrito de Aracaju, sobre a realização da primeira missa realizada no Cemitério Manguinhos, que para a Prefeitura Municipal, Ministério Público Estadual e para o Poder Judiciário é clandestino.
A missa foi celebrada pelo Padre Raimundo, da Igreja Santa Terezinha, do Povoado Robalo e contou com a presença de dezenas de pessoas.
Depois da missa foi grande a movimentação de familiares de mortos ali enterrados. Velas, flores, limpeza, orações, meditação e também comemoração pela reabertura do cemitério que passou cerca de três anos desativado pela interdição imposta pela Justiça Sergipana.
Em dezembro de 2010 os moradores, por conta própria, decidiram reabrir o cemitério. Hoje eles aproveitaram para comemorar o primeiro ano de uso, depois da reabertura e já prometem a realização de mais um mutirão para serviços visando a melhoria do local.
Para Lourival Marques, 73 anos, agora é esquecer os problemas dos anos anteriores e pensar no futuro e em organizar mais ainda o cemitério, que segundo ele, deve ter mais de dois séculos. “Aqui foram enterrados meus bisavós, avós, minha mãe e muitos outros parentes”. Conta.
José Firmo, presidente da ADCAR, informa que os moradores estão dispostos a continuar enterrando os mortos naquele cemitério. “Caso se construa um cemitério ambientalmente correto vamos usar, mas se as autoridades não chegam a um acordo, não somos nós quem vamos continuar sendo penalizados. Cemitério é um serviço público e nós estávamos pagando pela incompetência do Poder Público”. Firmo diz reconhecer que o necrochorume pode estar se misturando ao lençol freático e sendo despejado na praia logo ali ao lado, mas diz que a preocupação não deve ser com os moradores locais nem com a ausência de licenciamento. “Antes aqui não tinha água encanada e todos nós bebíamos água de poço e ninguém se preocupava com a nossa saúde. Agora alegam que o lençol freático está sendo contaminado. E quanto ao licenciamento, como um cemitério de mais de duzentos anos teria que ser licenciado quando foi construído? E qual cemitério de Aracaju é licenciado?”. Questiona.
Os moradores marcaram uma assembléia geral para a próxima semana para tratar dos próximos assuntos referentes ao cemitério.
O Cemitério dos Manguinhos é um dos três que continuam sendo usados pela população da Zona de Adensamento Restrito de Aracaju. Os outros dois são o Nelito (no Mosqueiro) e o Maria Rosa (na Areia Branca). Todos haviam sido interditados juntamente com mais sete cemitérios classificados pela EMSURB como clandestinos.








Nenhum comentário:

Postar um comentário