domingo, 6 de novembro de 2011

Militantes preocupados com a tramitação do Plano Diretor.

Moradores da Zona de Edensamento Restrito - ZAR na audiência no Mosqueiro. Foto: Alberto Dutra.

A Câmara Municipal de Aracaju realizou na noite do último sábado mais uma audiência pública com vistas à revisão do Plano Diretor.
Desta vez a audiência foi realizada na Escola José Carlos Teixeira, no povoado Mosqueiro e atendia, além do próprio Mosqueiro, os povoados Areia Branca, Gameleira, São José e Robalo, além de empreendimentos do PAR nas proximidades do Loteamento Parque Aruana.
Integrantes do Fórum em Defesa da Grande Aracaju (FDGA) estiveram presentes e demonstraram preocupação com a ausência de cronograma dos trabalhos do Plano Diretor.
Os militantes dos movimentos sociais estão preocupados com a falta de informação sobre os trabalhos internos das relatorias e da comissão técnica da Câmara Municipal. Pela quantidade de audiências públicas e pelo volume de demanda das comunidades, o FDGA teme que em fevereiro de 2012 – ao retornar do recesso parlamentar – os vereadores de Aracaju não comecem a discutir em plenário sequer o Plano Diretor, ficando para a próxima legislatura a revisão de toda matéria.
Um dos exemplos apresentados pelo FDGA é que as licenças para parcelar e para construir estão sendo concedidas com base na legislação atual, que entendem ser permissiva e branda e o quanto mais demorar para a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Sustentável de Aracaju (PDDUS) mais licenças vão ser concedidas. “Não adianta o esforço dos vereadores em aprovar um Plano melhor para Aracaju se as obras licenciadas para daqui a várias anos vão ser de acordo com as regras atuais.” Disse José Firmo, um dos membros do FDGA, em sua intervenção.
Outra preocupação é com o que ainda resta de área verde na cidade. O FDGA pretende encontrar meios na revisão do Plano Diretor tanto para evitar que essas eras sejam parcelas ou edificadas, quanto para que as licenças não sejam aplicadas de acordo com a regra atual.
A Zona de Adensamento Restrito (ZAR), que compreende todos os povoados de Aracaju é o foco para a preservação e para a proteção ambiental em Aracaju.
O FDGA registrou na audiência pública um pedido à Câmara de Vereadores para que fosse divulgado o cronograma dos trabalhos e que a revisão do PDDUS fosse concluída ainda antes do período eleitoral de 2012.
O FDGA vai protocolar nos próximos dias na Câmara de Vereadores um lote de emendas à Lei Orgânica e ao Plano Diretor de Aracaju e entre as emendas estão algumas muito polêmicas, como as que visam a transformação de grandes áreas da Zona de Expansão em parques ecológicos, em áreas de preservação e em áreas de proteção e a que pretende rever todos os licenciamentos para parcelar e para construir concedidos nos últimos anos.
Quem não deve estar gostando muito dessa idéia são as construtoras, que seriam atingidas em cheio com essas propostas dos Movimentos Sociais de Aracaju.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário