sábado, 26 de novembro de 2011

COLUNA DE DIÓGENES BRAYNER DE 23/11/2011

ANA LÚCIA INCOMODA


                                                          Diógenes Brayner
A lançamento da pré-candidatura da deputado Ana Lúcia (PT) à Prefeitura de Aracaju, mudou os planos do partido e incomodou ao deputado federal Rogério Carvalho (PT), também interessado na sucessão do prefeito Edvaldo Nogueira. O nome da deputada, de uma tendência minoritária – Articulação de Esquerda – provocou uma reação positiva dentro do partido e junto à sociedade. Os companheiros mais ilustrados não esperavam por isso. Surpreendeu a todos. Tanto que o governador Marcelo Déda, que teria reunião com os pré-candidatos para definir um nome ainda em novembro, decidiu ampliar o prazo e a escolha se dará, provavelmente, depois do Carnaval, através de discussão interna com a militância. O presidente regional do PT, vice-prefeito Silvio Santos, também pré-candidato, não se manifestou em relação ao prazo, mas Rogério Carvalho ficou incomodado. Queria uma definição mais rápida, para que o PT entrasse 2012 com candidato definido. De preferência ele.
Rogério Carvalho se articula bem, integra a tendência majoritária do partido – Construindo um Novo Brasil (CNB) – e começou a ampliar os seus contatos entre lideranças partidárias. Conversou com os deputados estaduais João Daniel e Francisco Gualberto, a quem pediu que fizessem pronunciamentos sugerindo o seu nome para disputar a Prefeitura de Aracaju. Os dois já se pronunciaram ontem. Segundo um dos aliados, ambos estão de olho na Câmara Federal em 2014. Rogério Carvalho também teria conversado com os vereadores Emanuel Nascimento e Rosângela (ambos do PT), para que usassem a tribuna da Câmara Municipal em apoio a seu nome como candidato do partido a prefeito. Ainda não aconteceu, mas pode ocorrer hoje ou amanhã. O deputado trabalha certo na sua candidatura e o faz para antecipar uma escolha que pode ser discutida dentro de mais três meses e causar consequências que fogem do formato petista de indicar candidaturas.
Rogério Carvalho também teria solicitado ao seu colega de bancada em Brasília, Márcio Macedo, que se pronunciasse favorável à sua candidatura à sucessão de Edvaldo Nogueira (PCdoB), à Prefeitura de Aracaju. Macedo foi objetivo: “não vou entrar em bola dividida agora. Precisamos de mais tempo”. Não era a resposta que Rogério esperava, mas aceitou, embora ainda tente outras manifestações que lhe sejam favoráveis. Uma fonte petista, que frequenta com desenvoltura a cúpula, disse que a deputada Ana Lúcia tem recebido estímulos do Palácio dos Despachos, o que foi desmentido por um auxiliar do Governo na noite de ontem, mesmo que admitisse a boa performance de Ana em setores importantes da Administração. O perfil da deputada, após o lançamento da pré-candidatura, mexeu com a estrutura do partido, em razão da sua história política e por ser mulher. A maioria acha que isso agrada a sociedade.
Não fica apenas por aí. O vice-governador Jackson Barreto (PMDB) ficou animado com o nome da deputada Ana Lúcia à prefeita de Aracaju e já confidenciou a amigos que ela é o melhor nome do bloco liderado por Marcelo Déda. O ex-prefeito Silvio Santos, também pré-candidato, tem trabalhado o seu nome entre amigos e correligionários, mas, como presidente regional do PT, chegou a admitir, em conversas políticas, que a chegada de Ana Lúcia merece que se amplie o prazo para definição de um nome, porque muda o quadro que fora previsto com uma certa antecedência. Apenas uma coisa é unânime entre os prováveis candidatos: nenhum será contrário ao governador Marcelo Déda, que tem se comportado como um magistrado na escolha do melhor nome para unir o partido, conseguir o apoio de toda a aliança e demonstrar condições reais para uma disputa que vai exigir nível elevado de competitividade.
Em termos de pré-candidatura, Ana Lúcia está se saindo bem na fita...   
DESVIO NA DEFENSORIA
Um desvio de gasolina e de peças de automóveis atormenta a Defensoria Pública do Estado. Foi praticado por três ou quatro motoristas.
Ainda não foi aberto inquérito.
A DENÚNCIA
A denúncia foi feita ontem a Plenário por um dos defensores públicos que pediu off. Disse que até agora o assunto vem mantendo em segredo.
Aconteceu há mais de dois meses.
EMENDAS
A reunião da bancada, realizada ontem, em Brasília, com o governador Marcelo Déda, não contou com todos os parlamentares de Sergipe.
Faltaram os deputados Mendonça Prado e Almeida Lima.
A senadora Maria do Carmo esteve no local, mas teve que sair antes.
JÁ ENVIARAM
A senadora Maria do Carmo e o deputado Mendonça Prado enviaram suas emendas ao coordenador da bancada, senador Valadares (PSB).
Almeida deve entregá-las hoje.
EDVALDO
O prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) ficou satisfeito porque as duas emendas que queria para Aracaju foram incluídas.
Zona de Expansão e Mobilidade Urbana.
ESCOLHA
O deputado estadual João Daniel (PT) já tem preferência por um dos candidatos do partido à Prefeitura de Aracaju: Rogério Carvalho.
O fez da tribuna da Assembléia.
GUALBERTO
O deputado Francisco Gualberto também manifestou sua preferência pelo deputado Rogério Carvalho para disputar a sucessão de Edvaldo Nogueira em 2012.
Adiantou que o fazia não como líder do Governo.
DE BOA FONTE
Uma fonte do PT informou que o crescimento da deputada Ana Lúcia como candidata do PT à Prefeitura, fez com que Rogério conversasse com João Daniel e Gualberto.
Pediu-lhes que anunciassem apoio. Foi atendido.
DO VICE
O vice-governador Jackson Barreto (PMDB) confidenciou a um prefeito do interior, que o melhor nome para disputar a Prefeitura de Aracaju é o de Ana Lúcia.
Se houver desmentido, já está confirmado.
EM PARIS
O ex-deputado federal Albano Franco (sem partido) almoçou e jantou, ontem, em Paris, com o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSB).
Outros amigos participaram...
PARA PSD
Foi nesse clima, ao tilintar das taças do bom champagne francês, que Gilberto Kassab renovou convite para que Albano Franco, que aniversariava, se filiasse ao PSD.
Está tudo en passant...
EM LAGARTO
O deputado estadual Gustinho Ribeiro (PSD) a quem cabe indicar o candidato a vice do prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro (PSC), ainda não definiu nome.
Diz que alguns vereadores reivindicam.
SOBRE LUÍZA
Quanto a possibilidade de sua tia, Luíza Ribeiro, ser a indicada, Gustinho diz que precisa ver se ela está bem posicionada e que fique com “o nosso grupo”.
Além de assumir compromisso para 2014.
ASSESSORIA
O deputado federal André Moura (PSC) disponibilizou estrutura do seu gabinete em Brasília e assessores pessoais para atendimento aos prefeitos neste período!
As apresentações de emendas terminam hoje.
ENCONTRO
O presidente regional do PDT, Fábio Henrique, participou de reunião da cúpula do seu partido com o ministro Lupi.
Decidiu-se que Lupi deve ficar no Ministério.
Notas
Hospital do Câncer – Sexta-feira passada, o governador Marcelo Déda ligou para o senador Eduardo Amorim e comunicou que o Hospital do Câncer continuaria entre as prioridades de Sergipe para o OGU (Orçamento Geral da União) de 2012.
                                                                          0x0
Primeiro subscritor – Na reunião que aconteceu ontem, em Brasília, entre Marcelo Déda e a bancada federal, ficou acertado, com o apoio explícito dele, que o senador Eduardo Amorim seria o primeiro subscritor da emenda de bancada para o Hospital do Câncer.
                                                                          0x0
Chave do coração – O vereador Vado da Loteca (PP) de Itabaiana avisou que se o prefeito Luciano Bispo (PMDB) fizer composição com o PT, “estou fora”. Vado lembrou que o governador Marcelo Déda entregou a chave do seu coração a Maria Mendonça (PSB) e perguntou: “se ela perder essa chave, como é que ele fica?”
                                                                          0x0
PDT com Lupi – O PDT reuniu a executiva nacional, as bancadas na Câmara e Senado e presidentes diretórios regionais para unificar o discurso de sustentação à permanência de Lupi no Ministério. O presidente em exercício da legenda, deputado André Figueiredo (CE), afirmou que o ministro conta com apoio maciço do PDT.
                                                                          0x0
Ainda o cigarro – A Anvisa marcou para 6 de dezembro as duas audiências públicas que irão debater as restrições aos cigarros com aditivos e aromatizantes e o veto à propaganda de cigarro nos pontos de venda. O Ginásio de Esportes Nilson Nelson foi reservado para abrigar até 1000 participantes nas audiências.
Twittando
miltontemer – “Jucá, Renan, Michel. Só faltou o Sarney nessa edição do horário eleitoral do PMDB dilmo-petista. Quando o PT digno vai romper essa amarra?”
RadiodoMoreno – “O PMDB, partido supostamente popular, faz anúncio tendo ao fundo um dos maiores e mais caros hotéis do país”.
Ancelmocom Gostei da franqueza de Edson Aran ( Playboy ):quem diz comprar revista por causa de um artigo é mentiroso. Ou seja: é para olhar mulher pelada
Amor_e_Fe – “Tão bom chegar ao final de mais um dia só com sentimentos bons no coração. Sem rancor, sem melancolia, sem mágoa. Só o bem, fé, amor e alegria”.
minhautopia – “Melhores Coisas de 2011: depois de 18 anos no ar, o Casseta & Planeta saiu da programação. Agora só falta Faustão, Gugu e Eliana”.
Antoniothinhoo - Espera ainda tenho em minhas mão a primavera. Quero cobrir-te com carícias e quimeras. E é por isso que te peço não me deixe”.
eufalosim – “Eu não gosto de políticos, minhas músicas têm tudo a ver com o bem e a verdade”. [ Bob Marley ]
JornValeriaLima – “Segundo João Daniel, do seu salário de deputado ele fica apenas com três sálarios mínimos, o restando é doado ao MST. Promessa de campanha!”
glauco_vinicius – “Vida de mulher solteira é igual a circo: muito palhaço, pouco mágico e nenhum domador”.
plenario@faxaju.com.br                                                         http://twitter.com/brayner

Nenhum comentário:

Postar um comentário