quarta-feira, 30 de novembro de 2011
MATÉRIA TV ATALAIA: PLANO DIRETOR SANTA MARIA
<object width="668" height="376"><param name="movie" value="http://www.atalaiaagora.com.br/video_player2.swf?n=10214&c=2"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.atalaiaagora.com.br/video_player2.swf?n=10214&c=2" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="668" height="376"></embed></object>
terça-feira, 29 de novembro de 2011
Entrevista sobre Plano Diretor
Escrito por Paulo Victor Melo | 29 Novembro 2011
A Grande Aracaju – formada pela capital sergipana e municípios da Região Metropolitana – atravessa um momento fundamental para o seu futuro: a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Sustentável. O planejamento das cidades, a mobilidade urbana, áreas ambientais são alguns dos temas centrais no Plano Diretor.
A CUT Sergipe, além de estar envolvida diretamente neste tema, participando dos fóruns de debates, entrevistou José Dias Firmo dos Santos, representante do Fórum Permanente em Defesa da Grande Aracaju. Segundo Firmo, a participação popular precisa aumentar nos debates sobre o futuro da cidade da “qualidade de vida”.
Confira a entrevista abaixo.
Como o Fórum Permanente em Defesa da Grande Aracaju avalia o nível dos debates sobre o Plano Diretor de Aracaju? Há um bom índice de participação popular?
Firmo: preocupações com o Plano Diretor. |
Observa-se certa distância entre a população e os temas do PDDUS – Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Sustentável. A sociedade aracajuana não tem percebido a importância que é ter um Plano Diretor que possa apontar para um planejamento sustentável. A participação da população não é boa. A quantidade de pessoas que participam das audiências públicas é muito pequena e a falta de conhecimento do PDDUS e dos códigos complementares, faz com que a população apresente demandas do dia-a-dia, sem tratar do planejamento da cidade, que é a função do Plano Diretor.
Que tipos de visões sobre a Grande Aracaju estão colocadas nos debates?
Outro grande equívoco da Câmara Municipal de Aracaju e da população é que não têm procurado debater alguns temas comuns à região metropolitana, conjuntamente com os municípios da Grande Aracaju. Saneamento Básico – esgoto, águas pluviais, águas tratadas e resíduos sólidos; mobilidade – sistema viário, transporte e trânsito; Áreas de Conservação e de Preservação; Parques Ecológicos são alguns dos temas que estão diretamente relacionados a todos os municípios.
Aracaju é considerada por muitos a capital brasileira onde é possível ter uma qualidade de vida digna. Ao mesmo tempo, a cada dia cresce o número de automóveis e engarrafamentos nas principais vias da cidade. Em quê a revisão do Plano Diretor pode contribuir para assegurar o índice da qualidade de vida da capital sergipana?
Em se tratando apenas da Mobilidade Urbana há muito o que se fazer. Por exemplo: no transporte coletivo poderiam ser eliminados os terminais de integração, substituindo-os pelo Bilhete Único, já praticado em várias cidades do Mundo.
Aqui no Brasil temos Bilhete Único em São Paulo, Guarulhos, Niterói, Rio de Janeiro (capital e estado). A retirada dos terminais iria diminuir o tempo de percurso (ida e volta), sobrando mais tempo para o trabalhador e o estudante em casa. Iria baratear o sistema e, consequentemente a tarifa, já que os terminais são “pesos” para a prefeitura construir e para as empresas manterem e operacionalizarem.
A mobilidade, por tabela, seria melhorada imediatamente, pois a maioria dos terminais está em locais que atrapalha o trânsito: DIA, Atalaia, Praça João XXIII, AV. Visconde de Maracaju, Rodoviária Nova. Além disso, as manobras e os retornos dos ônibus para entrar e sair dos terminais ajudam a congestionar naqueles locais.
Mas a Mobilidade Urbana de Aracaju teria que receber uma série de outras medidas a curto, a médio e a longo prazos. Em curto prazo: a adoção do sistema “onda verde” de sincronização de semáforos; a adoção de sentido único nas vias do Centro e dos bairros centrais como Grageru, São José, Getúlio Vargas, Cirurgia, Siqueira Campos; a proibição de estacionamento em determinadas vias. Em médio prazo: o complemento de vias e abertura de outras, que seriam obras de menor valor; a licitação do transporte coletivo. Em longo prazo: a abertura de grandes avenidas; a adoção de sentido único em algumas avenidas, com a instituição de binários; a criação de corredores exclusivos para ônibus e de ciclovias e o uso de potenciais ecologicamente corretos que existem em Aracaju à disposição, como o potencial de transporte hidroviário e de transporte ferroviário.
Que mudanças para o cidadão comum aracajuano implicam a revisão do Plano Diretor?
A Câmara de Vereadores precisa implementar mudanças profundas, não só para tentar amenizar os problemas vividos atualmente, como também para planejar a cidade para os próximos anos. Um dos grandes desafios está nos licenciamentos e nos instrumentos de ocupação urbana: coleta, tratamento e destinação final de esgotos; coleta e destinação de águas pluviais; o índice de aproveitamento; a limitação do gabarito e dos recuos dos prédios; a adoção de baixas taxas de impermeabilização, a recuperação de áreas degradadas; a criação de mais e maiores áreas verdes; a eliminação do déficit habitacional são alguns mecanismos que não podem deixar de ser postos em prática pelos vereadores aracajuanos.
Como tem sido a atuação do Fórum Permanente em Defesa da Grande Aracaju neste assunto?
O Fórum tem se dedicado ao estudo dos projetos de lei que tramitam no Poder Legislativo Municipal, a estudar Planos Diretores de outras cidades e a analisar a situação atual de Aracaju, fazendo as projeções do que a cidade precisa para crescem e se desenvolver com sustentabilidade.
Mas, o fórum está também preocupado com a aplicação e o cumprimento do PDDUS, pois Aracaju possui um Plano Diretor em pleno vigor atualmente, no entanto, é muito desrespeitado e pouco fiscalizado pelo Poder Executivo Municipal. O maior exemplo é que há onze anos deveríamos ter um órgão municipal de gestão ambiental e até agora os prefeitos não criaram, assim as atividades desenvolvidas no solo da cidade não são fiscalizadas e até não são licenciadas.
FONTE: http://www.cut-se.org.br/
CineCUT discutiu Plano Diretor e igualdade racial
Escrito por Paulo Victor Melo | 28 Novembro 2011
Na última sexta-feira (25), a rua em que fica a sede da CUT/SE foi palco de vídeos, cores, sons, ritmos e muito debate. Na ocasião, aconteceu mais uma edição do CineCUT – projeto que utiliza as artes como instrumentos de reflexão das práticas sociais.
Firmo falou sobre o PDDUS de Aracaju. |
No mês da Consciência Negra, o filme exibido foi “Até Oxalá vai à guerra”, que discute intolerância religiosa e preconceito racial. O documentário ganhou o Prêmio de Melhor Filme Juri Popular no II Bahia Afro Film Festival, em 2008.
Do cineasta independente Carlos Pronzato, o documentário mostra as ações violentas promovidas pela Prefeitura de Salvador, com destaque para a demolição do Terreiro Oyá Onipo Neto, quando das discussões sobre o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano da capital baiana.
O diretor Carlos Pronzato afirmou que mesmo a Bahia tendo uma população majoritariamente negra, há ainda muita discriminação racial. Ele tambpém falou sobre o processo de produção e ressaltou que nada justifica ações, principalmente tendo sido promovida por órgãos públicos, que causaram danos graves a toda uma construção espiritual e religiosa.
Após a exibição do documentário, foi promovido um debate sobre o Plano Diretor de Aracaju. O representante do Fórum em Defesa da Grande Aracaju, José Dias Firmo dos Santos, falou sobre as audiências que estão acontecendo nos bairros, a participação popular e o debate com o empresariado sobre que rumos serão definidos para Aracaju.
Segundo Firmo, um Plano Diretor democrático e popular depende da mobilização e da força das entidades dos trabalhadores e da sociedade. Por isso, para ele, “como em Salvador, precisamos aumentar a nossa articulação e a nossa incidência. A CUT deu um bom exemplo realizando este debate reunindo num mesmo espaço sindicalistas e moradores do bairro”.
Apresentação cultural brilhou na rua. |
“Nesta edição conseguimos pautar dois debates fundamentais: a luta contra o racismo e a defensa da igualdade racial, além de levantarmos a necessidade de nosso envolvimento no Plano Diretor”, ressaltou o Diretor da CUT/SE, Roberto Silva.
Após o debate, a beleza da dança e dos ritmos musicais do Grupo Balé Afro Criliber, formado por crianças e adolescentes da Maloca, comunidade quilombola urbana de Aracaju.
FONTE: http://www.cut-se.org.br/
domingo, 27 de novembro de 2011
ESPORTE NO ROBALO
“Choveu na horta” dos times do Robalo que atuaram neste domingo, 27.
Pela manhã, no primeiro campo do “Fair Play”, o VAN – Veteranos Afonso Neves, venceu o Veteranos do Eduardo Gomes pelo placar de 7 X 2. Grilo (2), Miolo, Bio, Jair, Veneno e Augusto marcaram para o VAN. Enquanto que Paulinho e Cari descontaram para o time do Eduardo Gomes.
VAN goleou por 7 X 2. |
O VAN jogou com Pató, Touro, Dadá, Bio e Ninho; Nilson, Veneno, Liaço; Miolo, Grilo e Jair. Entraram ainda no VAN Firmo, Eraldo, Fio, Beto Canário, Augusto, Zé Baixinho e Adielson.
À tarde, jogando pela Copa Fair Play de Futebol Amador, o Vera Cruz aplicou uma goleada de 4 X 0 no time da UFS, que veio para o jogo com apenas dez jogadores.
Vera Cruz: vence por 4 X 0 e lidera. |
David (2), Josias e Lucas marcaram os gols do Vera Cruz, que agora passa a somar seis pontos e divide a liderança da chave D com o time do 11 Batalha.
EDITORIAL: Ausência de público
Há mais de quinze dias que a Câmara de Vereadores vem realizando, em três dias da semana, as audiências públicas concernentes ao Plano Diretor de Aracaju, cuja revisão tramita pelo Legislativo Municipal.
JornaldaCidade.Net
Há mais de quinze dias que a Câmara de Vereadores vem realizando, em três dias da semana, no auditório da antiga OAB, na Travessa Martinho Garcez, as audiências públicas concernentes ao Plano Diretor de Aracaju, cuja revisão tramita pelo Legislativo Municipal.
Na próxima sexta-feira acontecerá a última audiência pública desta série, tendo por tema Equipamentos Públicos, com o debate fortalecido pela presença de representantes da Emsurb, Semasc, Semed e Secretaria Municipal de Saúde. Terminada esta série, a própria Câmara já convocou novas audiências, agora nos bairros da cidade.
A partir do dia 13 do corrente, estas audiências deslocam-se para bairros como Santos Dumont, 18 do Forte, Conjunto Santa Maria, Mosqueiro, etc. Em cada uma dessas localidades debatem-se temas relativos à região. O Lamarão, Soledade, Conjunto Almirante Tamandaré, Santos Dumont, Loteamento Cigano, Pau Ferro, Pousada Verde, Conjunto Princesa Isabel e adjacências vão concentrar o primeiro debate, no Colégio Estadual Olavo Bilac, na Rua Sargento Brasiliano, no bairro Santos Dumont. Esta mesma audiência será repetida no dia 8 de novembro.
Espera-se que, nos bairros, a presença de populares seja em número muito maior do que está acontecendo no momento. Em verdade, as audiências têm sido um fiasco de público, embora a Câmara de Vereadores tenha cumprido o seu papel de fazer a convocação pelos mais variados meios de comunicação (até carros de som).
E não é por falta de debate que estas audiências não tenham despertado o interesse popular. Debate os há e todos eles feitos em alto nível, por pessoas adredemente preparados. Pelos problemas existentes na cidade, como inundações, congestionamento no trânsito, transporte coletivo de má qualidade, calçadas estreitas e irregulares, faltas de áreas verdades e de lazer, coleta e tratamento de esgoto de apenas 33%, ausência de rede de águas pluviais, precariedade na saúde e na educação, entre tantos outros, seria de se esperar que a população da capital estivesse participando massivamente das audiências públicas.
Não é o que ocorre, entretanto. O Fórum em Defesa da Grande Aracaju emitiu nota no final de semana, reconhecendo que não consegue mobilizar as pessoas e as entidades. Reconhece também que o prejuízo ao debate pode ser irreparável.
Um dos dirigentes do Fórum, José Firmo, foi incisivo ao frisar que o Plano Diretor deve ser um pacto pela sustentabilidade da cidade, envolvendo todos os segmentos, “mas à medida que parcela significativa da população se recusa a participar, pode prevalecer o interesse dos que estão participando efetivamente”.
Outro risco apontado por Firmo “é o fato da população de Aracaju não aproveitar a revisão do Plano Diretor para eliminar alguns problemas atuais além de prevenir para que não se repitam no futuro”. Ele vê, todavia, que as audiências públicas estão servindo para aproximar a sociedade do Poder Legislativo, quebrando barreiras e resistência.
Acredita que o resultado da revisão pode ser bom, por conta do respeito, da cordialidade e da seriedade com que “a Câmara vem tratando dos projetos de lei do Plano Diretor e dos códigos”.
Como a população de Aracaju sempre reclama da cidade que tem, surpreende a ausência de representantes da sociedade civil no debate do Plano Diretor onde muita coisa poderia ser revista e, até, consertada. É uma pena esse desinteresse popular.
FONTE: http://www.jornaldacidade.net/
Na próxima sexta-feira acontecerá a última audiência pública desta série, tendo por tema Equipamentos Públicos, com o debate fortalecido pela presença de representantes da Emsurb, Semasc, Semed e Secretaria Municipal de Saúde. Terminada esta série, a própria Câmara já convocou novas audiências, agora nos bairros da cidade.
A partir do dia 13 do corrente, estas audiências deslocam-se para bairros como Santos Dumont, 18 do Forte, Conjunto Santa Maria, Mosqueiro, etc. Em cada uma dessas localidades debatem-se temas relativos à região. O Lamarão, Soledade, Conjunto Almirante Tamandaré, Santos Dumont, Loteamento Cigano, Pau Ferro, Pousada Verde, Conjunto Princesa Isabel e adjacências vão concentrar o primeiro debate, no Colégio Estadual Olavo Bilac, na Rua Sargento Brasiliano, no bairro Santos Dumont. Esta mesma audiência será repetida no dia 8 de novembro.
Espera-se que, nos bairros, a presença de populares seja em número muito maior do que está acontecendo no momento. Em verdade, as audiências têm sido um fiasco de público, embora a Câmara de Vereadores tenha cumprido o seu papel de fazer a convocação pelos mais variados meios de comunicação (até carros de som).
E não é por falta de debate que estas audiências não tenham despertado o interesse popular. Debate os há e todos eles feitos em alto nível, por pessoas adredemente preparados. Pelos problemas existentes na cidade, como inundações, congestionamento no trânsito, transporte coletivo de má qualidade, calçadas estreitas e irregulares, faltas de áreas verdades e de lazer, coleta e tratamento de esgoto de apenas 33%, ausência de rede de águas pluviais, precariedade na saúde e na educação, entre tantos outros, seria de se esperar que a população da capital estivesse participando massivamente das audiências públicas.
Não é o que ocorre, entretanto. O Fórum em Defesa da Grande Aracaju emitiu nota no final de semana, reconhecendo que não consegue mobilizar as pessoas e as entidades. Reconhece também que o prejuízo ao debate pode ser irreparável.
Um dos dirigentes do Fórum, José Firmo, foi incisivo ao frisar que o Plano Diretor deve ser um pacto pela sustentabilidade da cidade, envolvendo todos os segmentos, “mas à medida que parcela significativa da população se recusa a participar, pode prevalecer o interesse dos que estão participando efetivamente”.
Outro risco apontado por Firmo “é o fato da população de Aracaju não aproveitar a revisão do Plano Diretor para eliminar alguns problemas atuais além de prevenir para que não se repitam no futuro”. Ele vê, todavia, que as audiências públicas estão servindo para aproximar a sociedade do Poder Legislativo, quebrando barreiras e resistência.
Acredita que o resultado da revisão pode ser bom, por conta do respeito, da cordialidade e da seriedade com que “a Câmara vem tratando dos projetos de lei do Plano Diretor e dos códigos”.
Como a população de Aracaju sempre reclama da cidade que tem, surpreende a ausência de representantes da sociedade civil no debate do Plano Diretor onde muita coisa poderia ser revista e, até, consertada. É uma pena esse desinteresse popular.
FONTE: http://www.jornaldacidade.net/
Participação popular é peça-chave no Plano que vai traçar o futuro de Aracaju
13/10/2011 13:45
Iracema Corso, da Assessoria Parlamentar
Os crimes e abusos ambientais em Aracaju foram alguns dos principais tópicos abordados na plenária “Plano Diretor de Aracaju: por uma cidade democrática e sustentável", realizada no auditório da Escola do Legislativo, na tarde da última terça-feira, dia 11. A atividade foi promovida pelo Fórum em Defesa da Grande Aracaju e o Mandato Democrático Popular da deputada Ana Lúcia (PT). O coordenador do Fórum, José Firmo, tratou ponto por ponto do Plano Diretor da cidade para o público interessado pela temática que compareceu à plenária. E não poderia deixar de mencionar a prática constante de aterramento às lagoas na região da Zona de Expansão que, assim como o aterro de mangues, os cemitérios clandestinos, a ocupação de calçadas, vias e a retirada de areias de rios são abusos e crimes ambientais. Outros assuntos de menos visibilidade foram tratados como o serviço de limpa fossa, que em Sergipe existe sem nenhum controle. “Onde despejam o material retirado das fossas? Nos canais da cidade? Este material poluído vai parar sem qualquer tratamento nos rios?”, questionou. Firmo também citou o abandono e os maus tratos de gatos e cães, as rinhas de galo e de canários como problemas que precisam ser resolvidos com fiscalização e através da criação de um Hospital Veterinário Público. “Na verdade, para assegurar que o Plano Diretor que estamos construindo seja cumprido, precisamos de um órgão fiscalizador forte e atuante, com recursos, do tamanho de uma Emurbe, por exemplo,” resumiu. A criação de uma estrutura de saneamento básico para Aracaju é outra demanda importante para tratar das águas pluviais, esgotos sanitários e resíduos sólidos. Firmo citou a Lei 11. 445, que estabelece a necessidade de uma rede de esgoto nas áreas licenciadas para a construção de casas. Mais uma vez retomou a necessidade da fiscalização para conferir se a taxa de permeabilidade está sendo cumprida, e as demais exigências estabelecidas. “Se não houver a rede de esgotos, pode haver o licenciamento da região para a construção de casas? Isso precisa estar bem definido”, apontou. Firmo também mencionou que o Plano Diretor estabelece a missão de recuperar áreas degradadas, e lembrou que Aracaju tem um lençol freático baixo, o que torna ainda mais necessária a criação de um mecanismo de reciclagem. Lizaldo Vieira, que também integra o Fórum em Defesa da Grande Aracaju, lembrou da importância da participação popular para que o Plano aprovado realmente favoreça a cidade. “A votação vai acontecer em 2012, então é importante participar das audiências públicas e intervir. É necessário comparecer à Câmara no momento da votação. Isso é importante para fazer valer a nossa proposta enquanto cidadãos de Aracaju, porque da maneira como está aí: a poluição das praias, mangues e rios, tudo indica que daqui a 50 anos Aracaju vai estar irreconhecível”, alertou. As audiências públicas nos bairros começam na próxima quinta-feira, 13 de outubro, e seguem até o dia 3 de dezembro (Confira a agenda das audiências nos bairros). A deputada Ana Lúcia (PT) avaliou a necessidade de mobilização intensa para que a sociedade participe das audiências nos bairros. “Depois de duas ou três audiências nos bairros era necessário fazermos uma avaliação e vermos se o método está dando certo. É preciso que o maior número de aracajuanos esteja bem informado sobre o assunto antes da votação na Câmara”, indicou.
FONTE: http://www.agenciaalese.se.gov.br/
sábado, 26 de novembro de 2011
COLUNA DE DIÓGENES BRAYNER DE 23/11/2011
ANA LÚCIA INCOMODA
Diógenes Brayner
A lançamento da pré-candidatura da deputado Ana Lúcia (PT) à Prefeitura de Aracaju, mudou os planos do partido e incomodou ao deputado federal Rogério Carvalho (PT), também interessado na sucessão do prefeito Edvaldo Nogueira. O nome da deputada, de uma tendência minoritária – Articulação de Esquerda – provocou uma reação positiva dentro do partido e junto à sociedade. Os companheiros mais ilustrados não esperavam por isso. Surpreendeu a todos. Tanto que o governador Marcelo Déda, que teria reunião com os pré-candidatos para definir um nome ainda em novembro, decidiu ampliar o prazo e a escolha se dará, provavelmente, depois do Carnaval, através de discussão interna com a militância. O presidente regional do PT, vice-prefeito Silvio Santos, também pré-candidato, não se manifestou em relação ao prazo, mas Rogério Carvalho ficou incomodado. Queria uma definição mais rápida, para que o PT entrasse 2012 com candidato definido. De preferência ele.
Rogério Carvalho se articula bem, integra a tendência majoritária do partido – Construindo um Novo Brasil (CNB) – e começou a ampliar os seus contatos entre lideranças partidárias. Conversou com os deputados estaduais João Daniel e Francisco Gualberto, a quem pediu que fizessem pronunciamentos sugerindo o seu nome para disputar a Prefeitura de Aracaju. Os dois já se pronunciaram ontem. Segundo um dos aliados, ambos estão de olho na Câmara Federal em 2014. Rogério Carvalho também teria conversado com os vereadores Emanuel Nascimento e Rosângela (ambos do PT), para que usassem a tribuna da Câmara Municipal em apoio a seu nome como candidato do partido a prefeito. Ainda não aconteceu, mas pode ocorrer hoje ou amanhã. O deputado trabalha certo na sua candidatura e o faz para antecipar uma escolha que pode ser discutida dentro de mais três meses e causar consequências que fogem do formato petista de indicar candidaturas.
Rogério Carvalho também teria solicitado ao seu colega de bancada em Brasília, Márcio Macedo, que se pronunciasse favorável à sua candidatura à sucessão de Edvaldo Nogueira (PCdoB), à Prefeitura de Aracaju. Macedo foi objetivo: “não vou entrar em bola dividida agora. Precisamos de mais tempo”. Não era a resposta que Rogério esperava, mas aceitou, embora ainda tente outras manifestações que lhe sejam favoráveis. Uma fonte petista, que frequenta com desenvoltura a cúpula, disse que a deputada Ana Lúcia tem recebido estímulos do Palácio dos Despachos, o que foi desmentido por um auxiliar do Governo na noite de ontem, mesmo que admitisse a boa performance de Ana em setores importantes da Administração. O perfil da deputada, após o lançamento da pré-candidatura, mexeu com a estrutura do partido, em razão da sua história política e por ser mulher. A maioria acha que isso agrada a sociedade.
Não fica apenas por aí. O vice-governador Jackson Barreto (PMDB) ficou animado com o nome da deputada Ana Lúcia à prefeita de Aracaju e já confidenciou a amigos que ela é o melhor nome do bloco liderado por Marcelo Déda. O ex-prefeito Silvio Santos, também pré-candidato, tem trabalhado o seu nome entre amigos e correligionários, mas, como presidente regional do PT, chegou a admitir, em conversas políticas, que a chegada de Ana Lúcia merece que se amplie o prazo para definição de um nome, porque muda o quadro que fora previsto com uma certa antecedência. Apenas uma coisa é unânime entre os prováveis candidatos: nenhum será contrário ao governador Marcelo Déda, que tem se comportado como um magistrado na escolha do melhor nome para unir o partido, conseguir o apoio de toda a aliança e demonstrar condições reais para uma disputa que vai exigir nível elevado de competitividade.
Em termos de pré-candidatura, Ana Lúcia está se saindo bem na fita...
DESVIO NA DEFENSORIA
Um desvio de gasolina e de peças de automóveis atormenta a Defensoria Pública do Estado. Foi praticado por três ou quatro motoristas.
Ainda não foi aberto inquérito.
A DENÚNCIA
A denúncia foi feita ontem a Plenário por um dos defensores públicos que pediu off. Disse que até agora o assunto vem mantendo em segredo.
Aconteceu há mais de dois meses.
EMENDAS
A reunião da bancada, realizada ontem, em Brasília, com o governador Marcelo Déda, não contou com todos os parlamentares de Sergipe.
Faltaram os deputados Mendonça Prado e Almeida Lima.
A senadora Maria do Carmo esteve no local, mas teve que sair antes.
JÁ ENVIARAM
A senadora Maria do Carmo e o deputado Mendonça Prado enviaram suas emendas ao coordenador da bancada, senador Valadares (PSB).
Almeida deve entregá-las hoje.
EDVALDO
O prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) ficou satisfeito porque as duas emendas que queria para Aracaju foram incluídas.
Zona de Expansão e Mobilidade Urbana.
ESCOLHA
O deputado estadual João Daniel (PT) já tem preferência por um dos candidatos do partido à Prefeitura de Aracaju: Rogério Carvalho.
O fez da tribuna da Assembléia.
GUALBERTO
O deputado Francisco Gualberto também manifestou sua preferência pelo deputado Rogério Carvalho para disputar a sucessão de Edvaldo Nogueira em 2012.
Adiantou que o fazia não como líder do Governo.
DE BOA FONTE
Uma fonte do PT informou que o crescimento da deputada Ana Lúcia como candidata do PT à Prefeitura, fez com que Rogério conversasse com João Daniel e Gualberto.
Pediu-lhes que anunciassem apoio. Foi atendido.
DO VICE
O vice-governador Jackson Barreto (PMDB) confidenciou a um prefeito do interior, que o melhor nome para disputar a Prefeitura de Aracaju é o de Ana Lúcia.
Se houver desmentido, já está confirmado.
EM PARIS
O ex-deputado federal Albano Franco (sem partido) almoçou e jantou, ontem, em Paris, com o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSB).
Outros amigos participaram...
PARA PSD
Foi nesse clima, ao tilintar das taças do bom champagne francês, que Gilberto Kassab renovou convite para que Albano Franco, que aniversariava, se filiasse ao PSD.
Está tudo en passant...
EM LAGARTO
O deputado estadual Gustinho Ribeiro (PSD) a quem cabe indicar o candidato a vice do prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro (PSC), ainda não definiu nome.
Diz que alguns vereadores reivindicam.
SOBRE LUÍZA
Quanto a possibilidade de sua tia, Luíza Ribeiro, ser a indicada, Gustinho diz que precisa ver se ela está bem posicionada e que fique com “o nosso grupo”.
Além de assumir compromisso para 2014.
ASSESSORIA
O deputado federal André Moura (PSC) disponibilizou estrutura do seu gabinete em Brasília e assessores pessoais para atendimento aos prefeitos neste período!
As apresentações de emendas terminam hoje.
ENCONTRO
O presidente regional do PDT, Fábio Henrique, participou de reunião da cúpula do seu partido com o ministro Lupi.
Decidiu-se que Lupi deve ficar no Ministério.
Notas
Hospital do Câncer – Sexta-feira passada, o governador Marcelo Déda ligou para o senador Eduardo Amorim e comunicou que o Hospital do Câncer continuaria entre as prioridades de Sergipe para o OGU (Orçamento Geral da União) de 2012.
0x0
Primeiro subscritor – Na reunião que aconteceu ontem, em Brasília, entre Marcelo Déda e a bancada federal, ficou acertado, com o apoio explícito dele, que o senador Eduardo Amorim seria o primeiro subscritor da emenda de bancada para o Hospital do Câncer.
0x0
Chave do coração – O vereador Vado da Loteca (PP) de Itabaiana avisou que se o prefeito Luciano Bispo (PMDB) fizer composição com o PT, “estou fora”. Vado lembrou que o governador Marcelo Déda entregou a chave do seu coração a Maria Mendonça (PSB) e perguntou: “se ela perder essa chave, como é que ele fica?”
0x0
PDT com Lupi – O PDT reuniu a executiva nacional, as bancadas na Câmara e Senado e presidentes diretórios regionais para unificar o discurso de sustentação à permanência de Lupi no Ministério. O presidente em exercício da legenda, deputado André Figueiredo (CE), afirmou que o ministro conta com apoio maciço do PDT.
0x0
Ainda o cigarro – A Anvisa marcou para 6 de dezembro as duas audiências públicas que irão debater as restrições aos cigarros com aditivos e aromatizantes e o veto à propaganda de cigarro nos pontos de venda. O Ginásio de Esportes Nilson Nelson foi reservado para abrigar até 1000 participantes nas audiências.
Twittando
miltontemer – “Jucá, Renan, Michel. Só faltou o Sarney nessa edição do horário eleitoral do PMDB dilmo-petista. Quando o PT digno vai romper essa amarra?”
RadiodoMoreno – “O PMDB, partido supostamente popular, faz anúncio tendo ao fundo um dos maiores e mais caros hotéis do país”.
Ancelmocom – Gostei da franqueza de Edson Aran ( Playboy ):quem diz comprar revista por causa de um artigo é mentiroso. Ou seja: é para olhar mulher pelada
Amor_e_Fe – “Tão bom chegar ao final de mais um dia só com sentimentos bons no coração. Sem rancor, sem melancolia, sem mágoa. Só o bem, fé, amor e alegria”.
minhautopia – “Melhores Coisas de 2011: depois de 18 anos no ar, o Casseta & Planeta saiu da programação. Agora só falta Faustão, Gugu e Eliana”.
Antoniothinhoo - Espera ainda tenho em minhas mão a primavera. Quero cobrir-te com carícias e quimeras. E é por isso que te peço não me deixe”.
eufalosim – “Eu não gosto de políticos, minhas músicas têm tudo a ver com o bem e a verdade”. [ Bob Marley ]
JornValeriaLima – “Segundo João Daniel, do seu salário de deputado ele fica apenas com três sálarios mínimos, o restando é doado ao MST. Promessa de campanha!”
glauco_vinicius – “Vida de mulher solteira é igual a circo: muito palhaço, pouco mágico e nenhum domador”.
FONTE: http://www.faxaju.com.br/
ARTIGO DA SEMANA
Terminais de ônibus: ter ou não ter, eis a questão.
Na semana que passou foi anunciada pelo prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, a definição das emendas individuais e coletivas da bancada sergipana no Congresso Nacional ao Orçamento da União.
Inicialmente queremos parabenizar toda Bancada Federal e o prefeito de Aracaju pelo esforço e pela compreensão no atendimento à essa necessidade da capital sergipana.
A definição das emendas parlamentares é uma tarefa um tanto quanto difícil, haja visto que é um exercício para atender à demandas cada vez maiores com recursos limitados.
O anúncio pelo prefeito Edvaldo Nogueira da definição das emendas para Aracaju, ainda que limitadas e aquém das necessidades de Aracaju, é motivo de comemoração.
Queremos, entretanto, tratar da emenda anunciada para a mobilidade urbana. Logo percebe-se o quanto o sistema de transporte coletivo de Aracaju está vulnerável e fragilizado. Praticamente todos os abrigos dos pontos de ônibus estão destruídos. Praticamente todos os terminais de ônibus apresentam problemas de manutenção.
Nota-se que a Prefeitura Municipal de Aracaju não tem uma política de manutenção nem dos terminais de integração nem dos abrigos de ônibus. Deixar que fiquem totalmente destruídos para depois gastar recursos públicos para praticamente construir novos equipamentos é uma falta de zelo, de cuidado, de capacidade de gerir e demonstra uma despreocupação sem limites com as coisas públicas.
Além disso submete os usuários a uma situação de desconforto e de abandono muito grande. Quem usa abrigos e terminais de integração são as pessoas mais pobres e que ficam expostas às intempéries, à sujeira e ao risco de acidentes e até ao risco de morte, já que pode haver risco de desabamento, de choque elétrico e cortes, de quedas, etc.
Assim, num primeiro momento, é de se lamentar que a Prefeitura de Aracaju não disponha de um planejamento para a manutenção dos abrigos e terminais de ônibus.
Ter recursos para a manutenção básica e rotineira é o mínimo que se pode esperar de uma prefeitura de uma capital, cujos gestores dizem ser a de melhor qualidade de vida. E a manutenção tem que se feita.
Depender de emendas ao orçamento de União para fazer manutenção do que já está destruído é um atestado de falta de capacidade.
A questão de fundo é: a cidade de Aracaju vai continuar usando os terminais de ônibus ou vai instituir o sistema de bilhetagem conhecido como Bilhete Único? O Bilhete Único é uma forma de cobrança da tarifa no sistema de transporte coletivo onde o usuário pode utilizar diferentes linhas e diferentes alternativas de transporte pagando apenas uma tarifa durante determinado tempo.
O Bilhete Único já é utilizado em diversas cidades grandes em todo o Mundo. Aqui no Brasil podem ser citadas as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Guarulhos, Diadema, Niterói,
Com o Bilhete Único não há necessidade de terminais de integração. Os usuários do sistema podem embarcar e desembarcar onde precisar e continuar pagamento apenas uma passagem por um período suficiente para fazer o percurso desejado.
Quais seriam os benefícios para o usuário? Economia de tempo. Os usuários usam tempo de espera dentro dos terminais equivalente ao tempo usado nos percurso. Conforto. Os usuários não teriam que ficar nos terminais sujos, sem estrutura, sujeitos a furtos. Economia. Sem os custos de construção e de manutenção dos terminais o preço da tarifa baixaria inevitavelmente.
Quais seriam os benefícios para o sistema de transporte coletivo? Economia. Não teria que construir e manter terminais de integração, não teriam que encarecer a tarifa com os custos de segurança, cobradores, operadores, fiscais, agentes de limpeza, manutenção e reposição de peças e material elétrico e hidráulico. Mobilidade urbana. A retirada dos terminais de ônibus de determinadas áreas iria desafogar o trânsito. Terminal do D.I.A., Terminal Fernando Sávio, na Praça João XXIII, Terminal Maracaju, Terminal Zona Sul, na Atalaia e Terminal Leonel Brizola, na Rodoviária estão em locais inadequados e que causam congestionamento. Tempo. Não tendo que entrar e sair de terminais, os ônibus fariam as viagens em menor tempo , economizando para o sistema e barateando a tarifa e proporcionando aos usuários mais conforto e, aí sim, mais qualidade de vida, pois teriam mais tempo em casa. Trabalhadores e estudantes poderiam sair mais tarde e chegar mais cedo para casa.
A retirada dos terminais viria acompanhada de construção de grandes pontos de cruzamento de linhas. Por exemplo, no D.I.A. deveriam ser construídos dois grandes pontos, nos quais as pessoas poderiam trocar de linhas. Assim também seria na Atalaia, no Centro, no Santos Dumont, no Terminal Rodoviário.
Como a SMTT anuncia para os próximos meses a realização de licitação do sistema de transporte e como divulga que vão realizar audiências públicas para que a população decida o que quer para o seu sistema de transporte coletivo: se continuar como está ou tentar uma alternativa que vem dando certo em todo o Mundo, com o Bilhete Único.
Quanto ao valor da emenda parlamentar anuncida
sexta-feira, 25 de novembro de 2011
Matéria da TV Atalaia: Cães estão sendo sacrificados em Aracaju
<object width="668" height="376"><param name="movie" value="http://www.atalaiaagora.com.br/video_player2.swf?n=10174&c=2"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.atalaiaagora.com.br/video_player2.swf?n=10174&c=2" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="668" height="376"></embed></object>
FOTOS NATAL 2001.
Algumas fotos do Natal de 2001. A qualidade das fotos não é boa. Já se passaram dez anos, mas foi um grande Natal aquele. Todas as crianças ganharam mais de um brinquedo. Alguns dois, outros três. Todos lancharam e levaram doces para casa. Ainda distribuímos dezenas de cestas básicas.
E a união da Comunidade: associção, Igreja, comerciantes, moradores e Unidade de Saúde foi fundamental.
E a união da Comunidade: associção, Igreja, comerciantes, moradores e Unidade de Saúde foi fundamental.
Que lindo! Quanta criança! |
Mães. |
Presentes já recebidos. |
A "faixinha" |
Voluntários dispostos. |
Mais uma rodada de sorteios. |
Fila difícil de controlar: ansiedade das crianças. |
"Mutirão" para embalar doces. |
PANFLETO DO NATAL
Publicamos hoje o panfleto que vamos entregar no Dia de Natal, quando estaremos distribuindo os brinquedos e doces para as crianças.
Será uma oportunidade para tentar conscientizar as mães para ter mais PACIÊNCIA com seus filhos.
Mamãe, tenha calma com seu filho!
Mãe, já reparou como as fêmeas dos animais, aves e insetos (cadela, gata, vaca, galinha, formiga, ovelha, etc.) cuidam dos seus filhotes? Nenhum outro animal ou pessoa pode chegar perto. Basta o filhote chiar, piar, grunhir... que a mãe vem logo em seu socorro.
A mulher, o ser humano, deve ser assim também. Tem que ser assim. Tem a obrigação de defender, de proteger, de cuidar muito bem dos seus filhos.
E mais: tem que ter PACIÊNCIA. Muita PACIÊNCIA.
É a mãe a pessoa mais importante para os bebês e para as crianças. Para tudo de ruim que acontece com o filho (dor, frio, calor, queda, fome, tristeza, doenças, medo...) é à mãe que ele recorre.
Se a mãe - que é o seu porto seguro, sua fortaleza, seu refúgio – não lhe dá carinho, amor, afeto, segurança e, principalmente, não tem PACIÊNCIA, quem terá? A quem essa criança recorrerá?
De quem é a culpa da mulher ser mãe? Pode ser de tudo e de todos, menos da criança. Atualmente as mães, ricas ou pobres, mais jovens ou mais velhas, executivas ou donas de casa, estão muito ausentes e impacientes com seus filhos. Nada que os filhos façam está bom. Tudo é motivo de gritos, empurrões e beliscões.
E aquelas mães que passam o dia inteiro no trabalho e, às vezes também no estudo, e ao chegar a casa estão sempre recusando segurar no colo a criança por alguns minutos? Isto quando não sai e deixa o filho dormindo e ao chegar já o encontra dormindo de novo.
Existe uma lei no país chamada a Lei da Palmada, que proíbe que crianças sejam “educadas” com surras ou maus-tratos. Portanto é crime os pais baterem nos filhos. É crime qualquer pessoa bater em crianças.
Ainda que não existisse a lei, por que bater? Por que ameaçar? Por que assustar a criança. Tem mães que dizem que “nunca vi surra matar ninguém.” Ou “fui criada apanhando e não morri.”. Ou ainda “quem pariu fui eu, bato a hora que quiser.”
Por outro lado há estudos que comprovam que não se educa com violência. Educa-se com proibições , com orientação, mas NUNCA com surra.
Quem nunca ouviu algumas mães dos maiores delinqüentes, marginais, bandidos dizerem “eu batia tanto nesse menino, que só faltava matar.” Ou “falta de surra não foi.”. Educou? Não. Tornou-o mais violento. Tem caso de quem apanhou e é uma pessoa de bem, mas não é a regra.
Crianças que apanham desde pequenas tendem a bater nos outros também. Além disso passam a não obedecer as palavras dos pais por entender que só estão fazendo coisas erradas quando apanham.
Por que uma mãe bate no filho quando ele leva uma queda, quando deveria protegê-lo e ajudá-lo?
Por que uma mãe grita ou bate no filho quando ele chora, antes mesmo de procurar saber o motivo do choro?
Por que uma mãe também bate no filho depois que um pai violento acabou de dar uma surra nele?
Mãe, seus filhos dependem de você; seus filhos precisam de você. Você é a FORTALEZA para seus filhos.
Tenha PACIÊNCIA, mamãe.
quinta-feira, 24 de novembro de 2011
REPUBLICANDO: NATAL DAS CRIANÇAS DO ROBALO.
A ADCAR REALIZARÁ O NATAL DAS CRIANÇAS DO ROBALO 2011.
A DISTRIBUIÇÃO SERÁ NO DIA 25 DE DEZEMBRO, ÀS 15 HORAS. E TODOS ESTÃO CONVIDADOS A PARTICIPAR.
TODOS OS PRESENTES, DOCES, LANCHES, CESTAS BÁSICAS DISTRIBUÍDOS SÃO FRUTOS DE DOAÇÕES QUE RECEBEMOS.
A QUANTIDADE QUE DISTRIBUÍMOS DEPENDE DO QUE ARRECADAMOS.
JÁ ESTAMOS ACEITANDO DOAÇÕES.
BASTA QUE NOS AVISEM QUE IREMOS PEGAR OU QUEM PREFERIR PODE ENTREGAR NA CASA DE DONA GILDA RODOVIA DOS NÁUFRAGOS, KM 7 - ROBALO ENTRE A ESCOLA PAULINO NASCIMENTO E A IGREJA CATÓLICA.
AS DOAÇÕES PODEM SER (PREFERENCIALMENTE) EM DOCES, BRINQUEDOS, LANCHES, CESTAS BÁSICAS.
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
Consciência Negra
Novembro é considerado o Mês da Consciência Negra - data instituída pelo movimento negro e já incorporada ao calendário de diversas cidades pelo Brasil. Em Aracaju, a Central Única dos Trabalhadores de Sergipe (CUT/SE) celebra a data no projeto CineCUT, na próxima sexta-feira, 25 de novembro, a partir das 18h30. A comemoração ao 20 de novembro, dia oficial da Consciência Negra, acontece no melhor estilo CUTista, com exibição do documentário 'Até Oxalá vai a Guerra!', apresentação artística do Balé Afro Crilibe e debate sobre o Plano Diretor, com José Dias Firmo dos Santos, do Fórum em Defesa da Grande Aracaju.
Para a CUT/SE, o Mês da Consciência Negra representa um convite a todos e todas à reflexão sobre a trajetória de luta e resistência da comunidade negra no Brasil. "Esse CineCUT Especial em celebração ao Mês da Consciência Negra será um importante espaço de socialização de experiências da militância cutista na luta pelo combate ao racismo e organização dos(as) trabalhadores(as) nos sindicatos e na CUT, debatendo os desafios futuros. A partir da reflexão que vamos provocar nesse CineCUT, esperamos contribuir também com o resgate da identidade racial, a auto estima e a cidadania do povo negro", ressalta Roberto Silva, Secretário da Juventude da CUT/SE.
O CineCUT espera reunir sindicatos cutistas, movimentos sociais, entidades ligadas ao movimento negro e a imprensa sergipana. Durante a celebração será exibido o documentário 'Até Oxalá vai a Guerra', que conta uma história de racismo e intolerância religiosa. Dirigido por Carlos Pronzato e Stefano Barbi-Cinti, o filme mostra as ações violentas executadas pela Prefeitura de Salvador, através da demolição do Terreiro Oyá Onipo Neto, conduzido por Mãe Rosa da Avenida Jorge Amada. A ação da Prefeitura surpreendeu negativamente por configurar um ato de intolerância religiosa. principalmente por ter ocorrido em Salvador, pois a capital baiana que possui o maior número de templos religiosos de todo o mundo, incluindo igrejas católicas e evengélicas, centros espíritas, casas de umbanda e terreiros de candomblé. Dessa forma, o documentário retrata as causas dessa ação, mostrando como a especulação imobiliária (lobby das construtoras) pressiona o fim dos terreiros nas áreas valorizadas através do Plano Diretor da Cidade.
"Esse filme será uma boa introdução para nós trazermos essa discussão para Sergipe, através do debate sobre o nosso Plano Diretor. A cidade de Salvador possui a maioria dos seus habitantes negros, mas onde o racismo em sua diversidade e sutileza acaba tendo ações devastadoras. Da educação e moradia, até o emprego e religiosidade. O Estado tem uma função fundamental na manutenção de tudo isto. Se o Brasil é o país mais aberto do mundo a todas as religiões e crenças, Salvador é a expressão máxima desta qualidade principalmente pela forte influência e presença das tradições oriundas da África", destaca Roberto Silva.
De acordo com o Coletivo de Entidades Negras (CEN) "nada justifica nos dias atuais ações como esta que causaram danos muito sérios a toda uma construção espiritual de muitos anos e que tiveram então a resposta enérgica e necessária do povo de candomblé. Oxalá vai a Guerra, e todo o Povo de Axé também, sempre que for necessário!".
De acordo com o Coletivo de Entidades Negras (CEN) "nada justifica nos dias atuais ações como esta que causaram danos muito sérios a toda uma construção espiritual de muitos anos e que tiveram então a resposta enérgica e necessária do povo de candomblé. Oxalá vai a Guerra, e todo o Povo de Axé também, sempre que for necessário!".
A atividade do CineCUT Especial Mês Consciência Negra vai contar com a apresentação artística do Balé Afro Crilibe, que irá demonstrar a cultura africana na dança, regastando as raízes brasileiras. Divulgue e compareça à essa oportunidade de reflexão que a CUT/SE está promovendo para celebrar o Mês da Consciência Negra.
FONTE: http://www.emsergipe.com/
Nesta Sexta será inaugurada a Iluminação do FAIR PLAY CT.
Nesta sexta (25/11) teremos a inauguração do nosso sistema de iluminação com um grande jogo envolvendo as equipes do Barcelona do Santa Maria e a Massaranduba do Castelo Branco.
Pelo da do Barcelona, o destaque será o atacante Michael de 18 anos, que já teve convites de equipes gaúchas e paulistas, para a disputa competições oficiais nestes estados, inclusive com a possibilidade de profissionalização. O atleta foi destaque no torneio inicio, começou a treinar no Fair Play Centro de Treinamento, e até o fim do próximo mês, deverá estar viajando para um desses estados para seguir a carreira de atleta profissional de futebol.
Pelo lado da Massaranduba teremos um destaque duplo. Fabinho e Neto Negão que viajam no domingo para disputar a Taça Brasil de Futsal, divisão especial. Inclusive o Neto Negão de 21 anos, conhecido no futebol Paulista como Netinho, devido a sua passagem pelo São Paulo em 2008, deverá estar aproveitando a viajem para assinar com uma equipe da primeira divisão do futebol paulista, e poderá ser sua última vez atuando profissionalmente por uma equipe de Futsal. E falando dessa viagem, nosso presidente Laerte de Menezes, deverá estar em terras paulistas, tratando das negociações dos dois destaques da Copa Fair Play. Em conversa com o nosso presidente ele diz: “Temos que aproveitar essa viajem do Netinho a São Paulo, para finalizarmos uma negociação que começou após o torneio inicio da Copa Fair Play. Em terras paulistas teremos algumas reuniões, com duas equipes que integram a primeira divisão do futebol paulista e mais uma da serie A2. Já o Michael de 18 anos, pode inclusive seguir o mesmo destino do Netinho, mais somente após a minha volta, poderemos dar detalhes dessas negociações”.
GRUPO A - CAMPO 1 - 20h - BARCELONA x MASSARANDUBA
Aproveitando a inauguração da iluminação, faremos sorteio de quatro camisas oficiais da competição entre o publico presente e mais alguns brindes cedidos pela D’avila. Compareçam!!!
Domingo 27/11:
Domingo 27/11:
14h - CAMPO 1 - UFS x VERA CRUZ
16h - CAMPO 1 - ARSENAL x PROGRESSO
14h - CAMPO 2 - 11 BATALHA x BOTAFOGO
terça-feira, 22 de novembro de 2011
COLUNA DE CLÁUDIO NUNES DE 22/11/11
22/11/2011 - 05:00
Peça desculpas, vereador Nitinho
Seria a decisão mais sensata
| ||
É preciso analisar o caso do vereador Nitinho – que foi pego em um blitz no último final de semana sem Carteira de Motorista, assumindo que bebeu e que recusou fazer o teste do bafômetro – deixando de lado a questão partidária. Por isso este espaço não vai nem mesmo citar o nome do partido dele, mas analisar o assunto do ponto de vista moral e ético.
É moral um jovem vereador proceder desta forma? Que exemplo o vereador Nitinho deixou para a juventude que ele tanto diz defender em seus discursos? Quando todos estão preocupados em educar o motorista, principalmente a juventude, Nitinho dá um péssimo exemplo.
É ético um vereador, que já chegou a se vestir de agente de trânsito no período eleitoral, para criticar a SMTT fazer tudo ao contrário? Qual a credibilidade que este vereador terá a partir de agora para criticar alguma ação na área do trânsito em Aracaju?
Um vereador assumindo que bebeu, recusou-se a fazer o teste do bafômetro e, pasmem caro leitor, não apresentou a carteira de motorista. Estava mesmo sem a carteira ou uso do artifício que muitos usam, de não apresentar a CNH para que a mesma não fosse apreendida no ato da infração? Ele foi autuado e a esposa que estava sóbria e devidamente habilitada dirigiu o veículo.
Lamentavelmente o vereador quis politizar o assunto ontem. Mas ele sabe que estava errado e chegou a retirar do facebook fotos da Odonto fantasy onde estava vestido de Ursinho e com o copo na mão, ao lado de diversas pessoas.
A medida mais sensata para o vereador neste momento seria subir a tribuna da Câmara e pedir desculpas, não só aos seus eleitores, mas aos milhares de jovens que precisam de uma conscientização que o acidente de trânsito, por conta do consumo de bebida alcoólica vem matado assustadoramente.
Reflita vereador! A vida vale mais do que qualquer questão partidária e eleitoral. E os pais dos jovens aracajuanos agradecem.
Plebiscito divisão do Pará. Atenção governador: SE é exemplo de miséria
O l sergipano Bruno Paixão, aracajuano, que mora no Pará há dois anos por motivos profissionais, mas faz parte da uma dúzia que lê este espaço, denunciou algo que o governo estadual precisa repudiar porque fere a imagem de Sergipe e de todos os sergipanos.
O l sergipano Bruno Paixão, aracajuano, que mora no Pará há dois anos por motivos profissionais, mas faz parte da uma dúzia que lê este espaço, denunciou algo que o governo estadual precisa repudiar porque fere a imagem de Sergipe e de todos os sergipanos.
Exibição
Estão sendo exibidos no Pará programas eleitorais do plebiscito sobre a divisão do Estado do Pará. Até aí tudo bem, cabem aos paraenses decidir o que querem. O problema é que a turma do Não (Contra a divisão) como exemplo para convencer os eleitores paraenses citou os Estados de Sergipe e Alagoas, os menores do Brasil, como os piores e mais pobres também.
Estão sendo exibidos no Pará programas eleitorais do plebiscito sobre a divisão do Estado do Pará. Até aí tudo bem, cabem aos paraenses decidir o que querem. O problema é que a turma do Não (Contra a divisão) como exemplo para convencer os eleitores paraenses citou os Estados de Sergipe e Alagoas, os menores do Brasil, como os piores e mais pobres também.
Em Sergipe e Alagoas a miséria reina
Segue exatamente o que sai no programa eleitoral, enviado pelo leitor Bruno: "Quem disse que Estado pequeno é sinônimo de boa administração e desenvolvimento? Olhem bem os casos dos menores Estados do Brasil, Sergipe e Alagoas, são os Estados mais pobres e menos desenvolvidos onde a miséria reina em todos os cantos....", essas informações estavam acompanhadas de imagens de pobreza e miséria.
Segue exatamente o que sai no programa eleitoral, enviado pelo leitor Bruno: "Quem disse que Estado pequeno é sinônimo de boa administração e desenvolvimento? Olhem bem os casos dos menores Estados do Brasil, Sergipe e Alagoas, são os Estados mais pobres e menos desenvolvidos onde a miséria reina em todos os cantos....", essas informações estavam acompanhadas de imagens de pobreza e miséria.
Vergonha para os sergipanos
Leia o desabafo do sergipano Bruno Paixão: “Fiquei indignado quando assisti, não só por estarem divulgando uma imagem negativa do meu Estado, mas também por estarem passando uma imagem falsa para os eleitores. Queria dividir essas informações com você e seus eleitores, e quem sabe, às autoridades do Estado de Sergipe. Afinal, será se o Governador sabe que utilizam a sua administração como exemplo negativo em outras regiões?”.
Leia o desabafo do sergipano Bruno Paixão: “Fiquei indignado quando assisti, não só por estarem divulgando uma imagem negativa do meu Estado, mas também por estarem passando uma imagem falsa para os eleitores. Queria dividir essas informações com você e seus eleitores, e quem sabe, às autoridades do Estado de Sergipe. Afinal, será se o Governador sabe que utilizam a sua administração como exemplo negativo em outras regiões?”.
Saúde: ministro participará de inaugurações em SE
Na próxima quinta-feira, 24, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha participará de algumas inaugurações em Aracaju. Ele participará da inauguração do Hospital Infantil, da aberturas de novos leitos neo-natal no Hospital Santa Isabel e da abertura do Hospital Regional de Estância, que a exemplo do de Lagarto, terá 10 leitos para UTI.
Na próxima quinta-feira, 24, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha participará de algumas inaugurações em Aracaju. Ele participará da inauguração do Hospital Infantil, da aberturas de novos leitos neo-natal no Hospital Santa Isabel e da abertura do Hospital Regional de Estância, que a exemplo do de Lagarto, terá 10 leitos para UTI.
Juventude do PSDB defende renovação
No encontro da Juventude do PSDB, que aconteceu no último sábado, 19, lideranças tucanas destacaram a necessidade do partido de “se renovar”, e de se organizar “com nomes que vivam a busca pelos objetivos do partido”. Para o secretário de Juventude da Comissão da Executiva Nacional do PSDB, Wesly Goggi, militantes do PSDB precisam rever seus conceitos, para não voltarem a serem os peemedebistas do passado.
PSDB não pode ser o PMDB do passado
“O PSDB de hoje não pode ser o PMDB do passado. Um partido só com projetos regionais, para servir a lideranças específicas, e sem uma proposta nacional. O PSDB é um partido com 23 anos, que tem que se manter na dianteira. O PSDB não é sublegenda. É uma legenda forte que tanto contribuiu e ainda tem muito que contribuir para com uma democracia que realmente leve igualdade para todos”, defendeu ele. Já o vice - presidente Nacional da Juventude do PSDB, Raffie Dellon, destacou, também no evento, que “o partido se mostrará forte se manter unido, focado no pensamento de renovação”.
Convicções do PSDB em Sergipe
Em concordância, o vice-presidente do PSDB, Antônio Neto, acrescentou que “o PSDB em Sergipe precisa se conscientizar de sua força nacional e buscar esse mesmo fortalecimento no Estado. A capacidade técnica de lideranças tucanas no Brasil é indiscutível. Nós sabemos fazer, e fazemos mais com uma quantidade menor - essa é nossa marca. Então tendo essa capacidade e o apoio da população, o PSDB tem que mostrar a Sergipe que é um partido seguro de suas convicções e disposto a reivindicar pelo povo”, disse ele.
Presenças
O encontro dos tucanos contou ainda com a presença do presidente estadual do partido, Roberto Góis, do secretário geral, José Carlos Machado, e de diversas lideranças municipais. “Esse encontro mostra que o PSDB não só está vivo como também está se renovando, valorizando as idéias da juventude que são o futuro do partido”, considerou Antônio Neto. As propostas debatidas nesse encontro estarão em pauta também na Conferência Nacional da Juventude do PSDB que está marcada para acontecer nos dia 16 e 17 dezembro.
No encontro da Juventude do PSDB, que aconteceu no último sábado, 19, lideranças tucanas destacaram a necessidade do partido de “se renovar”, e de se organizar “com nomes que vivam a busca pelos objetivos do partido”. Para o secretário de Juventude da Comissão da Executiva Nacional do PSDB, Wesly Goggi, militantes do PSDB precisam rever seus conceitos, para não voltarem a serem os peemedebistas do passado.
PSDB não pode ser o PMDB do passado
“O PSDB de hoje não pode ser o PMDB do passado. Um partido só com projetos regionais, para servir a lideranças específicas, e sem uma proposta nacional. O PSDB é um partido com 23 anos, que tem que se manter na dianteira. O PSDB não é sublegenda. É uma legenda forte que tanto contribuiu e ainda tem muito que contribuir para com uma democracia que realmente leve igualdade para todos”, defendeu ele. Já o vice - presidente Nacional da Juventude do PSDB, Raffie Dellon, destacou, também no evento, que “o partido se mostrará forte se manter unido, focado no pensamento de renovação”.
Convicções do PSDB em Sergipe
Em concordância, o vice-presidente do PSDB, Antônio Neto, acrescentou que “o PSDB em Sergipe precisa se conscientizar de sua força nacional e buscar esse mesmo fortalecimento no Estado. A capacidade técnica de lideranças tucanas no Brasil é indiscutível. Nós sabemos fazer, e fazemos mais com uma quantidade menor - essa é nossa marca. Então tendo essa capacidade e o apoio da população, o PSDB tem que mostrar a Sergipe que é um partido seguro de suas convicções e disposto a reivindicar pelo povo”, disse ele.
Presenças
O encontro dos tucanos contou ainda com a presença do presidente estadual do partido, Roberto Góis, do secretário geral, José Carlos Machado, e de diversas lideranças municipais. “Esse encontro mostra que o PSDB não só está vivo como também está se renovando, valorizando as idéias da juventude que são o futuro do partido”, considerou Antônio Neto. As propostas debatidas nesse encontro estarão em pauta também na Conferência Nacional da Juventude do PSDB que está marcada para acontecer nos dia 16 e 17 dezembro.
Novidades no PCdoB
A vereadora Karla Trindade é a nova presidente do Diretório Municipal do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) em Aracaju. O nome da parlamentar foi escolhido por unanimidade e aclamação durante a 14ª Conferência Municipal do PCdoB na capital.
A vereadora Karla Trindade é a nova presidente do Diretório Municipal do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) em Aracaju. O nome da parlamentar foi escolhido por unanimidade e aclamação durante a 14ª Conferência Municipal do PCdoB na capital.
Militância
O evento reuniu cerca de 300 militantes no auditório do Sindicato dos Bancários, no último sábado, 19. Karla substitui Hallison de Sousa no comando do partido comunista.
O evento reuniu cerca de 300 militantes no auditório do Sindicato dos Bancários, no último sábado, 19. Karla substitui Hallison de Sousa no comando do partido comunista.
Nas políticas públicas o viés é eleitoral", afirma vereador petista
Excelente a entrevista do vereador Dr. Emerson publicada no site Universo Político. Um trecho: "Quando o povo exerce o poder, participando da gestão participativa, o poder sai das mãos do político e vai para quem lhe é de direito: a população. Mas isso não interessa aos políticos, por isso muitos impedem que isso aconteça. Porque nas políticas públicas o viés é viés eleitoral".
Excelente a entrevista do vereador Dr. Emerson publicada no site Universo Político. Um trecho: "Quando o povo exerce o poder, participando da gestão participativa, o poder sai das mãos do político e vai para quem lhe é de direito: a população. Mas isso não interessa aos políticos, por isso muitos impedem que isso aconteça. Porque nas políticas públicas o viés é viés eleitoral".
Viciados
A afirmação é do vereador Dr. Emerson Ferreira (PT), que disse ainda ao Universo Político.com que conselhos de gestão participativa existentes são "viciados". Esses conselhos deveriam contar com a presença do povo que, assim, participaria do exercício do poder nos governos, mas, segundo Emerson, os governantes cooptam pessoas para formam esses conselhos deixando-os a mercê de suas vontades.
A afirmação é do vereador Dr. Emerson Ferreira (PT), que disse ainda ao Universo Político.com que conselhos de gestão participativa existentes são "viciados". Esses conselhos deveriam contar com a presença do povo que, assim, participaria do exercício do poder nos governos, mas, segundo Emerson, os governantes cooptam pessoas para formam esses conselhos deixando-os a mercê de suas vontades.
Maria Solicita Posto do IML para Itabaiana
Está em tramitação na Assembléia Legislativa de Sergipe a indicação de nº 238/2011 de autoria da deputada Maria Mendonça solicitando a implantação de um posto do IML na cidade de Itabaiana, com veículo rabecão e toda estrutura necessária para a prestação adequada do serviço, bem como estenda a mesma medida a outros municípios cuja sede sejam pólos regionais do nosso Estado.
Está em tramitação na Assembléia Legislativa de Sergipe a indicação de nº 238/2011 de autoria da deputada Maria Mendonça solicitando a implantação de um posto do IML na cidade de Itabaiana, com veículo rabecão e toda estrutura necessária para a prestação adequada do serviço, bem como estenda a mesma medida a outros municípios cuja sede sejam pólos regionais do nosso Estado.
Constrangimento
Para a deputada o constrangimento pelo qual passa uma família ao ver seu ente querido morto, seja em decorrência de acidentes, ou, decorrente da violência crescente em toda sociedade continuar exposto por mais de 4(quatro) horas a céu aberto enquanto espera o rabecão vir buscá-lo para levar a capital onde será submetido à necropsia, tendo inclusive a família ter que se deslocar para obter informações acerca da liberação do corpo para promover o velório é de extremo constrangimento.
Para a deputada o constrangimento pelo qual passa uma família ao ver seu ente querido morto, seja em decorrência de acidentes, ou, decorrente da violência crescente em toda sociedade continuar exposto por mais de 4(quatro) horas a céu aberto enquanto espera o rabecão vir buscá-lo para levar a capital onde será submetido à necropsia, tendo inclusive a família ter que se deslocar para obter informações acerca da liberação do corpo para promover o velório é de extremo constrangimento.
Benefícios
"Acredito que a proximidade do IML da sociedade não só irá beneficiar a população nos casos extremos, em que há morte, mas também quando há necessidade da realização de perícia médica legal, necessária aos inquéritos policiais e processos que estejam em andamento nas proximidades da cidade pólo daquela região", enfatizou Maria.
"Acredito que a proximidade do IML da sociedade não só irá beneficiar a população nos casos extremos, em que há morte, mas também quando há necessidade da realização de perícia médica legal, necessária aos inquéritos policiais e processos que estejam em andamento nas proximidades da cidade pólo daquela região", enfatizou Maria.
Luta antiga
É Importante ressaltar que essa é uma luta antiga da deputada Maria Mendonça. Em 2003 a então deputada apresentou a indicação de nº 05/2003 onde tratava do assunto.
É Importante ressaltar que essa é uma luta antiga da deputada Maria Mendonça. Em 2003 a então deputada apresentou a indicação de nº 05/2003 onde tratava do assunto.
PMOC lança Campanha da Fraternidade 2011
O Palácio-Museu Olímpio Campos (PMOC) lança nesta terça-feira, 22, às16 horas, a ‘Campanha da Fraternidade 2011’. O objetivo do projeto é arrecadar alimentos não perecíveis para serem distribuídos a instituições de caridade.
O Palácio-Museu Olímpio Campos (PMOC) lança nesta terça-feira, 22, às16 horas, a ‘Campanha da Fraternidade 2011’. O objetivo do projeto é arrecadar alimentos não perecíveis para serem distribuídos a instituições de caridade.
Papai Noel e Coral
A solenidade de abertura contará com a chegada do Papai Noel e apresentação do Coral da Assembleia Legislativa. Qualquer pessoa pode ajudar. Basta comparecer em algum ponto de arrecadação (PMOC, ASCOM Casa Civil no Palácio doa Despachos, CEHOP e SEDURB) até 22 de dezembro. Mais informações 3198-1450 ou 3198-1452.
A solenidade de abertura contará com a chegada do Papai Noel e apresentação do Coral da Assembleia Legislativa. Qualquer pessoa pode ajudar. Basta comparecer em algum ponto de arrecadação (PMOC, ASCOM Casa Civil no Palácio doa Despachos, CEHOP e SEDURB) até 22 de dezembro. Mais informações 3198-1450 ou 3198-1452.
Salão começa hoje
Será logo mais às 19h30, desta terça-feira, no Centro de Convenções de Sergipe a solenidade de abertura do Salão Imobiliário de Sergipe. Mais de mil imóveis deverão ser comercializados durante os cindo dias deste que já se consagrou o maior evento do setor imobiliário do estado.
Será logo mais às 19h30, desta terça-feira, no Centro de Convenções de Sergipe a solenidade de abertura do Salão Imobiliário de Sergipe. Mais de mil imóveis deverão ser comercializados durante os cindo dias deste que já se consagrou o maior evento do setor imobiliário do estado.
Negócios na ordem de R$ 230 milhões
A previsão é de que o evento gere negócios na ordem de R$ 230 milhões, tendo em vista que antes mesmo de ser iniciado o Salão já movimentou recursos na ordem de R$ 2 milhões. A Êxito Eventos e a ADEMI, co-realizadores do evento, esperam superar em 15% as vendas registradas em 2010. Visite de 23 a 25, das 16 às 22h, no sábado das 10 às 22h e no domingo das 10 às 20h.
A previsão é de que o evento gere negócios na ordem de R$ 230 milhões, tendo em vista que antes mesmo de ser iniciado o Salão já movimentou recursos na ordem de R$ 2 milhões. A Êxito Eventos e a ADEMI, co-realizadores do evento, esperam superar em 15% as vendas registradas em 2010. Visite de 23 a 25, das 16 às 22h, no sábado das 10 às 22h e no domingo das 10 às 20h.
Servidores do TJSE paralisam nesta quarta-feira,23
Amanhã, 23, os servidores do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) paralisarão as atividades nos fóruns da capital e do interior. Esta é a segunda paralisação dos servidores do Judiciário sergipano em menos de um mês (a primeira ocorreu no dia 26 de outubro).
Amanhã, 23, os servidores do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) paralisarão as atividades nos fóruns da capital e do interior. Esta é a segunda paralisação dos servidores do Judiciário sergipano em menos de um mês (a primeira ocorreu no dia 26 de outubro).
Salários
Segundo o sindicato, a paralisação dos servidores é por respeito, valorização e justiça salarial. A respeito do reajuste salarial, a categoria reivindica 16% para os servidores efetivos, mas a Presidência do TJSE tem proposto apenas 9% para os efetivos e 6,5% para os cargos comissionados, a partir de janeiro de 2012.
Segundo o sindicato, a paralisação dos servidores é por respeito, valorização e justiça salarial. A respeito do reajuste salarial, a categoria reivindica 16% para os servidores efetivos, mas a Presidência do TJSE tem proposto apenas 9% para os efetivos e 6,5% para os cargos comissionados, a partir de janeiro de 2012.
Distorções
Mesmo com percentuais distintos, segundo o sindicato, essa proposta reforça as distorções salariais existentes dentro do TJSE, afinal os cargos comissionados têm salários elevados – chegando a mais de R$ 13 mil – enquanto os trabalhadores que se capacitaram e fizeram concurso para prestar um serviço público essencial têm um das piores remunerações dos TJ’s do país.
Mesmo com percentuais distintos, segundo o sindicato, essa proposta reforça as distorções salariais existentes dentro do TJSE, afinal os cargos comissionados têm salários elevados – chegando a mais de R$ 13 mil – enquanto os trabalhadores que se capacitaram e fizeram concurso para prestar um serviço público essencial têm um das piores remunerações dos TJ’s do país.
Consciência Negra quilombola vai tomar o Calçadão no dia 23
A música e a dança afro-brasileira de várias comunidades quilombolas de Sergipe estarão em Aracaju, no Calçadão da João Pessoa, na próxima quarta-feira, dia 23, durante a realização do Calçadão da Consciência Negra – atividade do mandato da deputada estadual Ana Lúcia Menezes (PT).
A música e a dança afro-brasileira de várias comunidades quilombolas de Sergipe estarão em Aracaju, no Calçadão da João Pessoa, na próxima quarta-feira, dia 23, durante a realização do Calçadão da Consciência Negra – atividade do mandato da deputada estadual Ana Lúcia Menezes (PT).
Presença
Estão confirmadas as presenças de adolescentes do Quilombo de Brejão dos Negros, em Brejo Grande; da Comunidade Quilombola de Ladeiras, em Japoatã; do Quilombo Caraíbas, em Canhoba; a Comunidade Quilombola de Lagoa dos Campinhos, em Amparo do São Francisco, junto aos meninos e meninas do bairro Cidade Nova, do município de Estância. A participação especial do grupo de teatro do Colégio John Kennedy também faz parte da programação.
Estão confirmadas as presenças de adolescentes do Quilombo de Brejão dos Negros, em Brejo Grande; da Comunidade Quilombola de Ladeiras, em Japoatã; do Quilombo Caraíbas, em Canhoba; a Comunidade Quilombola de Lagoa dos Campinhos, em Amparo do São Francisco, junto aos meninos e meninas do bairro Cidade Nova, do município de Estância. A participação especial do grupo de teatro do Colégio John Kennedy também faz parte da programação.
Defesa de 10% do PIB para a Educação
O deputado federal Márcio Macêdo, PT, defendeu, em discurso na Câmara, a aprovação do novo Plano Nacional de Educação (PNE), tendo como prioridade o investimento de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do país em ações do setor.
O deputado federal Márcio Macêdo, PT, defendeu, em discurso na Câmara, a aprovação do novo Plano Nacional de Educação (PNE), tendo como prioridade o investimento de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do país em ações do setor.
Unidade
Para o parlamentar, ao aprovar o PNE, "o Congresso Nacional dará uma demonstração de unidade em torno do objetivo de promover o acesso dos brasileiros a uma educação pública, gratuita, laica, democrática e de qualidade, em todos os níveis".
Para o parlamentar, ao aprovar o PNE, "o Congresso Nacional dará uma demonstração de unidade em torno do objetivo de promover o acesso dos brasileiros a uma educação pública, gratuita, laica, democrática e de qualidade, em todos os níveis".
Agenda movimentada I
O deputado federal André Moura (PSC) teve um domingo (20) repleto de atividades pelo interior do Estado. Ainda no final da manhã, o parlamentar fez uma visita à vereadora do município de Arauá, Gilvaneide Oliveira Nascimento (PRTB), a "Neide da Sucupira", que organizou a 10ª Cavalgada do Povoado Sucupira.
O deputado federal André Moura (PSC) teve um domingo (20) repleto de atividades pelo interior do Estado. Ainda no final da manhã, o parlamentar fez uma visita à vereadora do município de Arauá, Gilvaneide Oliveira Nascimento (PRTB), a "Neide da Sucupira", que organizou a 10ª Cavalgada do Povoado Sucupira.
Agenda movimentada II
De Arauá, André Moura seguiu para Moita Bonita, onde participou da 2ª Cavalgada da Amizade, organizada pelo amigo Edmilson Costa (DEM). Em cima do trio elétrico, o parlamentar acompanhou a "vaqueirama" ao lado da presidente da Assembleia Legislativa, deputada estadual Angélica Guimarães (PSC), e do prefeito do município de Areia Branca, Agripino Santos (PSC). De Moita Bonita, André Moura seguiu para Nossa Senhora da Aparecida, onde participou de um jantar na casa da vereadora Adriana de Zé Cutia (PTB), na companhia do também vereador Djenaldo Oliveira (PR).
De Arauá, André Moura seguiu para Moita Bonita, onde participou da 2ª Cavalgada da Amizade, organizada pelo amigo Edmilson Costa (DEM). Em cima do trio elétrico, o parlamentar acompanhou a "vaqueirama" ao lado da presidente da Assembleia Legislativa, deputada estadual Angélica Guimarães (PSC), e do prefeito do município de Areia Branca, Agripino Santos (PSC). De Moita Bonita, André Moura seguiu para Nossa Senhora da Aparecida, onde participou de um jantar na casa da vereadora Adriana de Zé Cutia (PTB), na companhia do também vereador Djenaldo Oliveira (PR).
Modernização da Segrase e do Diário Oficial
Com o objetivo de que a partir de 2012 o Diário Oficial do Estado de Sergipe passe a possuir uma versão digital, a modernização do Diário Oficial foi pauta da reunião ocorrida na última quinta-feira 17, entre o governador Marcelo Déda, o presidente da Empresa Pública de Serviços Gráficos de Sergipe (Segrase), Jorge Carvalho e o secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Oliveira Júnior.
Com o objetivo de que a partir de 2012 o Diário Oficial do Estado de Sergipe passe a possuir uma versão digital, a modernização do Diário Oficial foi pauta da reunião ocorrida na última quinta-feira 17, entre o governador Marcelo Déda, o presidente da Empresa Pública de Serviços Gráficos de Sergipe (Segrase), Jorge Carvalho e o secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Oliveira Júnior.
Autenticidade
“A publicação digital implica em atenção a características como autenticidade e perenidade. Publicar o Diário Oficial no meio digital não significa apenas pegar a edição de papel, transformá-la num programa PDF e colocá-la na tela, pois é necessário garantir autenticidade da matéria que sai, certificar digitalmente aquilo que é publicado e garantir a perenidade, uma vez que o conteúdo publicado no Diário Oficial do Estado gera direito”, salientou o presidente da Segrase.
“A publicação digital implica em atenção a características como autenticidade e perenidade. Publicar o Diário Oficial no meio digital não significa apenas pegar a edição de papel, transformá-la num programa PDF e colocá-la na tela, pois é necessário garantir autenticidade da matéria que sai, certificar digitalmente aquilo que é publicado e garantir a perenidade, uma vez que o conteúdo publicado no Diário Oficial do Estado gera direito”, salientou o presidente da Segrase.
Novos serviços
Para o governador as transformações apresentadas consolidam cada vez mais a Segrase como uma empresa de comunicação. “A Segrase não se limita a imprimir o Diário Oficial, ela é hoje uma editora e começa a se modernizar para que possamos oferecer novos serviços à sociedade sergipana”, comentou Marcelo Déda, evidenciando a expectativa dos próximos passos do projeto. “Temos um serviço cada vez mais eficaz, atual e transparente. A expectativa é que em breve possamos ter o Diário Oficial digital, como um avanço significativo para modernização da administração pública sergipana”, ressaltou.
Para o governador as transformações apresentadas consolidam cada vez mais a Segrase como uma empresa de comunicação. “A Segrase não se limita a imprimir o Diário Oficial, ela é hoje uma editora e começa a se modernizar para que possamos oferecer novos serviços à sociedade sergipana”, comentou Marcelo Déda, evidenciando a expectativa dos próximos passos do projeto. “Temos um serviço cada vez mais eficaz, atual e transparente. A expectativa é que em breve possamos ter o Diário Oficial digital, como um avanço significativo para modernização da administração pública sergipana”, ressaltou.
6ª FACTOB: negócios e riqueza do artesanato de Tobias Barreto
A prefeitura de Tobias Barreto, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, realiza mais uma edição da Feira de Artesanato e Confecções de Tobias Barreto - FACTOB. A Feira de Negócios é também uma ação do Sebrae, importante parceiro do evento.
A prefeitura de Tobias Barreto, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, realiza mais uma edição da Feira de Artesanato e Confecções de Tobias Barreto - FACTOB. A Feira de Negócios é também uma ação do Sebrae, importante parceiro do evento.
Parcerias
Atraindo empreendedores, compradores e turistas de toda região, a FACTOB 2011 se consolida hoje como a maior feira de negócios do estado de Sergipe. Em seis anos de existência, a ação cria, na capital nacional do bordado, um espaço propício para realização de parcerias comerciais, e para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas de confecção.
Atraindo empreendedores, compradores e turistas de toda região, a FACTOB 2011 se consolida hoje como a maior feira de negócios do estado de Sergipe. Em seis anos de existência, a ação cria, na capital nacional do bordado, um espaço propício para realização de parcerias comerciais, e para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas de confecção.
Praça do Cruzeiro
As atividades terão início na quinta-feira, dia 24, e prosseguem até domingo, 27 de novembro, na Praça do Cruzeiro. No local será montada um mega estrutura que conta com mais de 52 estandes, para exposição dos produtos artesanais e de confecção, além de praça de alimentação com comidas típicas, espaço infantil, atrações culturais e muito mais. A entrada é gratuita e o horário de visitação será das 17h às 23h.
As atividades terão início na quinta-feira, dia 24, e prosseguem até domingo, 27 de novembro, na Praça do Cruzeiro. No local será montada um mega estrutura que conta com mais de 52 estandes, para exposição dos produtos artesanais e de confecção, além de praça de alimentação com comidas típicas, espaço infantil, atrações culturais e muito mais. A entrada é gratuita e o horário de visitação será das 17h às 23h.
PELO TWITTER
www.twitter.com/antoniooviedo1 Ouvir programa jornalístico de rádio matinal nas FM's eu já desisti.Não tenho estômago para tanto. Será que vou ter que 'limpar' aqui tbm?
www.twitter.com/Narcizo_Machado O cara anda errado e é multado, no final, o poder publico é arrogante! Tem programa de radio que incentiva a barbarie!
www.twitter.com/Narcizo_Machado O cara anda errado e é multado, no final, o poder publico é arrogante! Tem programa de radio que incentiva a barbarie!
www.twitter.com/WilliamFonseca Bom dia, ou boa tarde a todos..... a sua vida é o seu maior bem. Cuide de você e da sua saúde e tome cuidado com o seu frágil ser. #Cautela
www.twitter.com/cezar_britto O advogado é um dos poucos ser vivo que vai para uma solenidade apenas para ouvir discursos. E gosta.
www.twitter.com/otacilioleite E por falar em ressaca, fiquei sabendo que um acarajé com pimenta e uma coca-cola gelada é tiro e queda p/ o enjoo da 2ª feira. Vou lá!!!!!!
DO LEITOR
Bom dia! Ainda a respeito da Deso. Ignorância e comentários inúteis
Do leitor Samirinys Alves Pereira “Quanta ignorância e quantos comentários inúteis! O problema da Deso é de ordem muito maior:
É de total ingerência pelo Governo do Estado, maior acionista, que tem se preocupado apenas em cobrar retorno sobre o que não investe;
É de total aceitação dos usuários, que além de não saberem cobrar serviços de qualidade, em muitos casos, não pagam em dia suas contas, não negociam seus débitos e ainda permitem ligações clandestinas, quando não desperdiçam o bem precioso que é a água;
É da Diretoria da empresa que não possui autonomia suficiente para administrar uma empresa que tinha tudo pra ser muito melhor do que é, e que se sujeita aos desmandos financeiros e políticos, porque é uma empresa utilizada para troca de favores políticos;
É dos funcionários antigos, que acostumaram-se ao regime "familiar" praticado, quando a demanda ainda era muito inferior à da população atual, e que, mesmo tendo lutado igualmente por seus direitos no passado, encaram os novos funcionários como concorrentes e não aceitam que a luta é de todos;
É da nova turma de funcionários concursados que, inocentemente, achou que, ao adentrar a vaga de um concurso público, seria contemplado com um dos pressupostos fundamentais da Administração Pública: a Isonomia, e que, por sua fraqueza, não consegue se mobilizar para fazer jus à justiça de seus direitos;
É do Ministério Público, que permitiu que fosse elaborado um concurso com tantas irregularidades e discrepâncias humanas, administrativas, estruturais, salarias e de benefícios;
Enfim, é de toda a sociedade sergipana, que encontra-se presa ainda ao Coronelismo, à empresa familiar, à troca de favores políticos e à Administração da remediação, do remendo, das ataduras, quando poderia simplesmente evoluir, amadurecer e reinvindicar e cobrar do governo as medidas indispensáveis ao bom serviço público, que compreende a conscientização, o gerenciamento e o respeito à dignidade dos trabalhadores e da própria sociedade!
Do leitor Samirinys Alves Pereira “Quanta ignorância e quantos comentários inúteis! O problema da Deso é de ordem muito maior:
É de total ingerência pelo Governo do Estado, maior acionista, que tem se preocupado apenas em cobrar retorno sobre o que não investe;
É de total aceitação dos usuários, que além de não saberem cobrar serviços de qualidade, em muitos casos, não pagam em dia suas contas, não negociam seus débitos e ainda permitem ligações clandestinas, quando não desperdiçam o bem precioso que é a água;
É da Diretoria da empresa que não possui autonomia suficiente para administrar uma empresa que tinha tudo pra ser muito melhor do que é, e que se sujeita aos desmandos financeiros e políticos, porque é uma empresa utilizada para troca de favores políticos;
É dos funcionários antigos, que acostumaram-se ao regime "familiar" praticado, quando a demanda ainda era muito inferior à da população atual, e que, mesmo tendo lutado igualmente por seus direitos no passado, encaram os novos funcionários como concorrentes e não aceitam que a luta é de todos;
É da nova turma de funcionários concursados que, inocentemente, achou que, ao adentrar a vaga de um concurso público, seria contemplado com um dos pressupostos fundamentais da Administração Pública: a Isonomia, e que, por sua fraqueza, não consegue se mobilizar para fazer jus à justiça de seus direitos;
É do Ministério Público, que permitiu que fosse elaborado um concurso com tantas irregularidades e discrepâncias humanas, administrativas, estruturais, salarias e de benefícios;
Enfim, é de toda a sociedade sergipana, que encontra-se presa ainda ao Coronelismo, à empresa familiar, à troca de favores políticos e à Administração da remediação, do remendo, das ataduras, quando poderia simplesmente evoluir, amadurecer e reinvindicar e cobrar do governo as medidas indispensáveis ao bom serviço público, que compreende a conscientização, o gerenciamento e o respeito à dignidade dos trabalhadores e da própria sociedade!
Desleixo de funcionário da Deso no conjunto Costa Nova
Do leitor Carlos Eduardo: “Não suporto mais tamanho desleixo por parte do funcionalismo da Deso em resolver essa questão. Todos os meses deste ano eu tenho que fazer milagres para que a tampa da caixa fixe no local, pois o funcionário da Deso todas ás vezes que vem efetuar o registro do meu consumo de água, deixa a tampa na calçada ou no meio da rua, como já ocorreu. E isso não é só "privilégio" meu não, ele fazem isso em todo o conjunto Costa Nova, no bairro Aruana. Raríssimas casas não ocorre o fato. Acredito que ele tenha dificuldade em proceder com à leitura por causa da falta de transparência da tampa, manchada pela exposição ao calor e à chuva. Mas isso não justifica a ação de quebra da tampa e da sua não colocação no lugar de origem. Outro fato a observar que tudo na vida tem prazo de validade, só às caixas da Deso é que são eternas. Eles deveriam apresentar prazo de validade das mesmas e trocá-las sem custos para o consumidor, já que somos obrigados a deixar os medidores em local de fácil acesso e sem dificuldades de leitura e abertura das suas caixas de proteção. Ou seja, não podemos nem por grade nas caixas, objetivando evitar danos e adulterações dos equipamentos de medição de consumo. Desculpe-me, mas a indignação é grande. Nota ZERO para a Deso! E isso não é rima lúdica não. É a minha realidade, nua e crua”.
Considerações sobre as blitzes no trânsito
E-mail recebido: “Gostaria de tecer algumas considerações sobre as blitzes que tem ocorrido no trânsito. Acredito que ninguém em sã consciência se colocaria contra as blitzes por entender que elas têm um efeito educativo e preventivo no tocante à segurança no trânsito. Ocorre que algumas considerações precisam ser feitas: Será que em alguma blitz, nós veremos algum carro de policial seja ele militar, civil, federal ou rodoviário ficar retido e irá para o famoso pátio por conta de problemas como: licenciamento vencido, ausência de equipamentos de segurança, dirigir sem CNH, alcoolizado ou qualquer outro motivo que o valha? Alguém já viu isso acontecer alguma vez? Será que todos os policiais que dirigem tem carteira de habilitação, ou se fosse feita uma investigação SÉRIA não encontraríamos aberrações como a CNH ser substituída pela tradicional CARTEIRADA? Será que os veículos de todos os policiais se encontram totalmente regulares? E os dos agentes de trânsito da famigerada SMTT? Que tal propor blitzes onde pudesse haver a participação de representantes da população que pudessem acompanhar todo o processo de abordagem, ou mesmo membros do Ministério Público? Peço a gentileza de não identificar o meu nome, pois tenho medo de ter o carro "marcado" e não virar freguês de multas e outros inconvenientes”
E-mail recebido: “Gostaria de tecer algumas considerações sobre as blitzes que tem ocorrido no trânsito. Acredito que ninguém em sã consciência se colocaria contra as blitzes por entender que elas têm um efeito educativo e preventivo no tocante à segurança no trânsito. Ocorre que algumas considerações precisam ser feitas: Será que em alguma blitz, nós veremos algum carro de policial seja ele militar, civil, federal ou rodoviário ficar retido e irá para o famoso pátio por conta de problemas como: licenciamento vencido, ausência de equipamentos de segurança, dirigir sem CNH, alcoolizado ou qualquer outro motivo que o valha? Alguém já viu isso acontecer alguma vez? Será que todos os policiais que dirigem tem carteira de habilitação, ou se fosse feita uma investigação SÉRIA não encontraríamos aberrações como a CNH ser substituída pela tradicional CARTEIRADA? Será que os veículos de todos os policiais se encontram totalmente regulares? E os dos agentes de trânsito da famigerada SMTT? Que tal propor blitzes onde pudesse haver a participação de representantes da população que pudessem acompanhar todo o processo de abordagem, ou mesmo membros do Ministério Público? Peço a gentileza de não identificar o meu nome, pois tenho medo de ter o carro "marcado" e não virar freguês de multas e outros inconvenientes”
ARTIGO
Reflexão e utopia – Ribeiro Filho
Reflexão e utopia – Ribeiro Filho
Uma breve reflexão a respeito do artigo do jornalista Gilvan Manoel, publicado no Jornal do Dia, no dia 20 próximo passado e republicado hoje no Blog do jornalista Claudio Nunes, à título de estimular a reflexão dos seus leitores. Titulo do artigo: Delírio e Arrogância: uma reflexão sobre João Alves.
A matéria faz uma análise da vida política do ex-governador João Alves, seu envolvimento com políticos que apoiavam a ditadura militar, traições e coligações que visavam meramente sua permanência no poder, independente de qualquer ideologia ou projeto voltado para o social. Concordamos plenamente com a retrospectiva que o jornalista tece sobre o político e suas estratégias para permanecer no poder, porém como o artigo foi publicado no Jornal que sabemos é uma espécie de porta voz do atual governo, cai no descrédito, perde seu valor analítico pela falta de um item primordial da ética do profissional de imprensa a isenção, ou seja, a capacidade de produzir textos informativos que possa levar o leitor a uma reflexão sobre os fatos desprovida de qualquer tendência político-partidária.
Desculpem-me o breve lapso de um pensamento utópico, principalmente quando estamos tratando da nossa imprensa, que tem como seu principal objetivo editorial levar ao poder ou fazer permanecer no poder aqueles que através das verbas públicas proporcionam o sustento e sobrevivência desses veículos de comunicação, porque senhores, tenho dito, se o Estado e os municípios deixarem de fazer suas campanhas publicitárias milionárias nos meios de comunicação, certamente todos ou quase todos iriam a falência, pois não produzem informação que atraia o interesse dos leitores comuns. Não produzem aquilo para o qual foram criados a informação. Os leitores da maioria dos impressos em nosso estado são políticos, seus assessores e coligados, para se atualizarem a respeito das estratégias e denuncismo dos seus adversários políticos.
A tiragem dos nossos jornais é pífia e a sua venda para assinantes é ainda mais pífia, porque a população em geral não tem nenhum interesse de envolver-se nesse bate-boca de comadres, quando ainda havia uma ideologia na política, boa parte da sociedade se envolvia por defender um determinado pensamento ou projeto político que contemplasse suas expectativas para um mundo melhor e mais justo, mas nem isso existe mais na política. Portanto, a análise histórica feita sobre João Alves poderia também ser a análise da maioria dos políticos que hoje atuam em nosso Estado, a mesma imagem refletida no grande espelho de Sergipe Del Rey.
O grande jornalista faz uma bela análise histórica que poderia ser mais abrangente e menos tendenciosa, assim poderia atrair os leitores e reiterar o papel do profissional de comunicação. Ainda bem que a internet pode nos proporcionar um espaço democrático para o debate amplo sem dono e sem fronteiras. Quanto à política local, para nós reles mortais, resta-nos a resignação de ter que votar obrigatoriamente, mesmo quando sabemos e temos consciência de que a maioria dos candidatos que hoje se nos apresentam, não merecem nem um voto para ser síndico do condomínio onde moram, por falta de credibilidade ou pelos processos que respondem na justiça. Resta-nos então, lembrar o grande escritor Eça de Queiroz quando assim define a política: “Os políticos e as fraldas devem ser tocados frequentemente e pelo mesmo motivo”, (Eça de Queiroz)
A matéria faz uma análise da vida política do ex-governador João Alves, seu envolvimento com políticos que apoiavam a ditadura militar, traições e coligações que visavam meramente sua permanência no poder, independente de qualquer ideologia ou projeto voltado para o social. Concordamos plenamente com a retrospectiva que o jornalista tece sobre o político e suas estratégias para permanecer no poder, porém como o artigo foi publicado no Jornal que sabemos é uma espécie de porta voz do atual governo, cai no descrédito, perde seu valor analítico pela falta de um item primordial da ética do profissional de imprensa a isenção, ou seja, a capacidade de produzir textos informativos que possa levar o leitor a uma reflexão sobre os fatos desprovida de qualquer tendência político-partidária.
Desculpem-me o breve lapso de um pensamento utópico, principalmente quando estamos tratando da nossa imprensa, que tem como seu principal objetivo editorial levar ao poder ou fazer permanecer no poder aqueles que através das verbas públicas proporcionam o sustento e sobrevivência desses veículos de comunicação, porque senhores, tenho dito, se o Estado e os municípios deixarem de fazer suas campanhas publicitárias milionárias nos meios de comunicação, certamente todos ou quase todos iriam a falência, pois não produzem informação que atraia o interesse dos leitores comuns. Não produzem aquilo para o qual foram criados a informação. Os leitores da maioria dos impressos em nosso estado são políticos, seus assessores e coligados, para se atualizarem a respeito das estratégias e denuncismo dos seus adversários políticos.
A tiragem dos nossos jornais é pífia e a sua venda para assinantes é ainda mais pífia, porque a população em geral não tem nenhum interesse de envolver-se nesse bate-boca de comadres, quando ainda havia uma ideologia na política, boa parte da sociedade se envolvia por defender um determinado pensamento ou projeto político que contemplasse suas expectativas para um mundo melhor e mais justo, mas nem isso existe mais na política. Portanto, a análise histórica feita sobre João Alves poderia também ser a análise da maioria dos políticos que hoje atuam em nosso Estado, a mesma imagem refletida no grande espelho de Sergipe Del Rey.
O grande jornalista faz uma bela análise histórica que poderia ser mais abrangente e menos tendenciosa, assim poderia atrair os leitores e reiterar o papel do profissional de comunicação. Ainda bem que a internet pode nos proporcionar um espaço democrático para o debate amplo sem dono e sem fronteiras. Quanto à política local, para nós reles mortais, resta-nos a resignação de ter que votar obrigatoriamente, mesmo quando sabemos e temos consciência de que a maioria dos candidatos que hoje se nos apresentam, não merecem nem um voto para ser síndico do condomínio onde moram, por falta de credibilidade ou pelos processos que respondem na justiça. Resta-nos então, lembrar o grande escritor Eça de Queiroz quando assim define a política: “Os políticos e as fraldas devem ser tocados frequentemente e pelo mesmo motivo”, (Eça de Queiroz)
Frase do Dia/Semana Mário Lago
"Fiz um acordo de coexistência pacífica com o tempo: Nem ele me persegue, nem eu fujo dele, um dia a gente se encontra”. Para comemorar os cem anos de nascimento do compositor e ator brasileiro, Mário Lago, comemorados no dia 26 de Novembro deste ano, o blog vai publicar até o próximo sábado, apenas frases dele.
"Fiz um acordo de coexistência pacífica com o tempo: Nem ele me persegue, nem eu fujo dele, um dia a gente se encontra”. Para comemorar os cem anos de nascimento do compositor e ator brasileiro, Mário Lago, comemorados no dia 26 de Novembro deste ano, o blog vai publicar até o próximo sábado, apenas frases dele.
Assinar:
Postagens (Atom)