segunda-feira, 7 de maio de 2012

Vereadores apoiam o Movimento Hip-Hop

Seg, 07 de Maio de 2012 12:37 Lucivânia Pereira

  Após as considerações dos membros da Nação Hip-Hop Brasil, durante a Tribuna Livre realizada na manhã desta segunda-feira, 7/5, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), os vereadores se pronunciaram a acerca da importância do poder público para esclarecer e divulgar a verdadeira essência do movimento. 
O vereador Valdir Santos (PTdoB) percebe que o hip-hop vem fazendo a diferença, mudando jeitos de pensar, dando oportunidades e denunciando a desigualdade social e racial. "Apesar de existir pessoas de diversas camadas sociais que estão aderindo ao movimento, ele ainda é visto com preconceito. Pois, originalmente o hip-hop veio da periferia, do povo que anos foram vistos como a parte excluída e marginalizada da sociedade”, disse. Na oportunidade, o parlamentar convidou o rapper Toni Carlos para participar de um evento gospel que irá acontecer na sexta-feira, 11/5, e cantar ao lado do pregador Luo (rapper evangélico). 



Segundo Miriam Ribeiro (PSD), a criação da Semana Municipal do Hip-Hop, Lei de iniciativa do Parlamento Municipal, contribuirá com a quebra de paradigmas. “É oportunidade de conhecer melhor o movimento, compreender a essência e mostrar a sociedade que o hip-hop vem como instrumento de transformação social benéfica e não com a cultura da violência”, falou. Comungando o mesmo pensamento, Simone Gois (PT) reforça que “a juventude necessita de atividades que o tirem do mundo da violência, ou seja, de dança, música, arte que são a base do movimento hip-hop e os ajudam a caminhar com força e consciência”. 

O vereador Nitinho (DEM) advertiu para manutenção da semana. “Faço essa ressalva porque eu tomei a iniciativa em fazer a Semana Municipal do Esporte Amador e somente pelo fato de fazer parte do grupo de oposição foi esquecida. Tomara que não aconteça o mesmo com a Semana do Hip-Hop e venham outras edições”, reforçou.  Já o presidente da CMA, Emmanuel Nascimento (PT), afirmou que a Casa sempre estará de portas abertas para difundir trabalhos que possuem impacto social positivo. “Entendemos que o movimento já representa uma manifestação, retratação dos problemas da região. Se assim que a juventude cobra, se expressa e se distancia da violência, então, o Poder Legislativo é parceira do movimento”, falou.

Em soma, os vereadores Fábio Mitidieri (PSD) e Moritos Matos (PDT) disseram que a criação da Semana Municipal do Hip-Hop funciona como uma trincheira para valorização do movimento. “É uma forma de expressão popular que luta diariamente contra a discriminação e precisa do apoio político para ser compreendida como cultura, manifestação social e arte”, considerou Fábio. 

Foto: Alberto Dutra


Nenhum comentário:

Postar um comentário