quarta-feira, 23 de maio de 2012

Prefeito entrega netbooks em escolas da Zona de Expansão

A educação pública em Aracaju vive uma fase de reestruturação como há muitos anos não se via. Em menos de um mês, o prefeito Edvaldo Nogueira já entregou mais de 6 mil netbooks aos alunos da rede municipal de ensino fundamental, através do Programa Um Computador Por Aluno (Prouca), que está inserido no Programa Escola do Futuro (E-Futuro). A ação é desenvolvida pela Prefeitura de Aracaju para promover a modernização da educação municipal através da tecnologia e inclusão digital.

Dando continuidade ao programa, o prefeito Edvaldo Nogueira distribuiu mais de mil netbooks em três escolas localizadas na Zona de Expansão da capital na tarde desta sexta, dia 18: a Emef Tenisson Ribeiro, no Robalo; a Florentino Menezes, no povoado Areia Branca; e a José Carlos Teixeira, no Mosqueiro. Recebido com festa pelos alunos, o prefeito Edvaldo Nogueira ressaltou a emoção de conseguir, durante a sua gestão, transformar consideravelmente o quadro da educação pública na capital sergipana.
Prefeito entrega computadores (Foto: Jorge Henrique)


“Os últimos dias têm sido muito felizes para mim. Depois de reformar e reconstruir dezenas de escolas antes abandonadas em vários bairros da cidade, agora seguimos modernizando o quadro de ensino. Esse projeto que trazemos às escolas não existe em cidade nenhuma do Brasil. Somos a pioneira”, afirmou o prefeito.

“Como prefeito, sempre quis fazer projetos que modificassem por completo a estrutura da educação em nossa cidade. Por isso, tenho muito a agradecer e valorizar o nosso ex-secretário da Educação, Antônio Bittencourt Junior, que foi ágil em concretizar o programa em nossa cidade. E agora a atual secretária, Josevanda Franco, dará continuidade com muita competência”, disse Edvaldo.

Realização

Para a coordenadora geral da Escola Tenisson Ribeiro, no Robalo, Enalva de Santana Santos, as pessoas precisam compreender a dinâmica do projeto sob a ótica de todos aqueles que fazem a educação municipal. “Pode ser que para algumas crianças, um netbook como esse não represente muita coisa. Mas, para nossos alunos, é a realização de um sonho, é a possibilidade de trabalhar o desenvolvimento e a aprendizagem”, afirmou a coordenadora.

Emocionada, a dona de casa Ariolina Santos, mãe do estudante Fernando da Silveira, da Emef José Carlos Teixeira, elogia a iniciativa da Prefeitura de Aracaju. “Eu fico feliz em perceber que, com esse equipamento, ele vai se sentir mais estimulado a estudar. Como ele não tem muita coordenação motora, será mais fácil para ele estudar com o computador”, disse Ariolina.   
        
Programa

Dividido em quatro etapas, o E-Futuro prevê, no primeiro momento, a aquisição de 18.090 computadores (netbooks) para os alunos do Ensino Fundamental (sendo que 10.000 serão entregues no 1º semestre deste ano e 8.090 no 2º semestre); aquisição de 200 computadores e 104 impressoras para as escolas; 160 lousas digitais para uso em sala de aula e 1.726 notebooks para os professores.

A Prefeitura Municipal de Aracaju também irá implantar infraestrutura de rede, que visa interligar 100% dos prédios administrativos e unidades escolares da Secretaria Municipal da Educação, com uso da intranet e disponibilização de serviços de internet, utilizando torres de transmissão, enlaces de rádio comunicação, fibra óptica, juntamente com equipamentos de infraestrutura interna de cada unidade.
Fotos: Jorge Henrique

Nenhum comentário:

Postar um comentário