quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Fórum recebe adesão de peso.




O “Fórum em Defesa de Aracaju” recebeu nesta terça-feira a adesão de uma das maiores autoridades em Plano Diretor do Estado de Sergipe.

A Geógrafa Vera França foi indicada pelo CREA, na sua reunião plenária da última segunda-feira, para representar o segmento dentro do fórum que está discutido o Plano Diretor de Aracaju.

Vera Lúcia Alves França possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (1980), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (1988) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997). Recentemente se aposentou como professora associada 2 da Universidade Federal de Sergipe e é professora do Núcleo de Pós-graduação em Geografia (NPGEO). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: crescimento urbano, desenvolvimento urbano, políticas públicas, metropolização e desenvolvimento. Além disso, tem desenvolvidos estudos agrários, com ênfase em políticas públicas. Nos estudos regionais destacam-se aqueles referentes ao Estado de Sergipe.

A professora Vera França já exerceu vários cargos dentro da UFS, entre eles a de Vice Diretora do Centro de Educação e Ciências Humanas – CECH, Coordenação da Pós-Graduação em Geografia e membro de vários Conselhos internos da UFS. Vera França teve ainda vários artigos, textos, capítulos de livros e trabalhos técnicos e científicos publicados.

Além disso a professora Vera França é autora ou co-autora dos seguintes livros: “As Áreas de Exceção Agrícola de Sergipe e Alagoas” (1990), “Capítulos de Geografia Nordestina” (1998), “Aracaju Estado e Metropolização” (1999), “Vamos Conhecer Estância” (2000), “Organização do Espaço Sergipano” (2002), “Aracaju 150 de Vida Urbana” (2005), “Atlas Escola de Sergipe e Geohistórico e Cultural” (2006).

Vera França tem bastante experiência em relatórios de impacto ambiental e de vizinhança e participou de vários projetos relevantes em Aracaju e no Estado de Sergipe, a exemplo da Reurbanização da Coroa do Meio e do Projeto Territórios de Sergipe.

Sobre Plano Diretor e Planejamento Urbano, Vera França é a mais antiga participante do CONDURB e já elaborou projetos de Plano Diretor de vários municípios sergipanos, além de ter participado de todos os Planos Diretores de Aracaju.

A Coordenação do “Fórum em Defesa de Aracaju” além de comemorar a chegada da Professora Vera França, deverá estabelecer novas atividades, já contando com a capacidade e a experiência da nova integrante do Fórum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário