quinta-feira, 26 de agosto de 2010

DA SÉRIE: CANDIDATOS QUE FORAM CONSTITUINTES

Até tu, serra?



Sem a mínima pretensão de analisar programas de governo, candidaturas, candidatos, coligações ou partidos vamos tentar tecer alguns comentários sobre as contradições de algumas candidaturas que se apresentam.

Também não pretendemos enfraquecer nem fortalecer candidaturas. Apenas expor as contradições de políticos que pensam que não se registram o que eles fazem ou fizeram.

Pois bem: o candidato à Presidência da República pelo PSDB, José Serra, afirmou em alguns dos seus programas que foi o autor da Emenda Constitucional que criou o FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador e que tirou do papel o Seguro-Desemprego, mas já foi desmentido com dados dos anais da Câmara Federal, que dão conta de que ele não foi o criador nem do FAT nem do Seguro-Desemprego.

E mais: Serra foi um Constituinte nota 3,75, segundo o DIAP – Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, que avaliou todos os Constituintes, atribuindo nota de 0 (zero) a 10 (dez).

Em outras palavras, Serra seria reprovado na escola como Parlamentar.

A baixa nota de Serra, – 3,75 – deveu-se ao seu fraco desempenho nos temas de interesse dos trabalhadores brasileiros: estabilidade no emprego: votou contra nos dois turnos; carga horária de 40 horas semanais: votou contra no primeiro turno e se ausentou no segundo; turno corrido de seis horas: esteve ausente no primeiro turno; salário mínimo real: ausente no primeiro turno; direito de greve: ausente; férias acrescida de um terço: ausente; aviso prévio proporcional: ausente; estabilidade no emprego para dirigente sindical: ausente; aviso prévio de no mínimo 30 dias: ausente; comissão de fábrica: contra; aposentadoria proporcional: ausente; direito de greve para servidores públicos: ausente; monopólio do petróleo: contra.

Tomara que o candidato José Serra tenha mesmo mudado, mas a história registra outro Serra, muito diferente do atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário