quinta-feira, 19 de agosto de 2010

FORUM EM DEFESA DE ARACAJU


(QUE MODELO DE CIDADE VOCÊ QUER?)



Foi lançado no dia 14/07/2009, na Sede do SINDIPREV/SE – Sindicato dos Previdenciários de Sergipe, o Fórum em Defesa de Aracaju. Este fórum surge em decorrência da necessidade de alertar a população para os problemas que a nossa cidade tem sido vítima nesses últimos anos. Problemas que são agravados pela falta de planejamento dos gestores públicos e privados em relação à ocupação e uso do solo em Aracaju, e de uma gestão urbana caótica. Planejamento e gestão realizados sob a ótica dos grandes grupos imobiliários, que só vêem lucros em detrimento da qualidade de vida dos cidadãos.

Este processo de construção e, sobretudo, de expansão da cidade deu-se concomitantemente pela ocupação das partes mais elevadas, daí disperso e desordenado, e pela artificialização de áreas alagadiças mais baixas, através de aterros igualmente descontínuos e desordenados.

Qual a preocupação deste Fórum? A nossa preocupação vai ao sentido de que: está para ser votado pela Câmara de Vereadores de Aracaju um Plano Diretor, que transformado em Lei irá influenciar diretamente a vida dos aracajuanos, seja de forma negativa ou positiva, a depender da intervenção da população e da Sociedade Civil Organizada.



Neste Plano Diretor, deve-se discutir qual o tipo de arruamento queremos, de forma que se evitem os engarrafamentos constantes que vemos na nossa cidade, que não vai ser resolvido pela simples construção de uma Ponte que ligue o Inácio Barbosa ao Augusto Franco, visto que o viaduto do Distrito Industrial amenizou mais não resolveu. Calcula-se que daqui a cinco anos estaremos na mesma situação de São Paulo. Quais as dimensões das nossas calçadas? Para que possamos transitá-las sem o incômodo de sermos atropelados por ciclistas ou mesmo automóveis. Onde queremos as nossas áreas verdes? Para que possamos amenizar os efeitos da poluição sonora, do ar e dos efeitos estufas. Enfim, que qualidade de vida queremos?



Recentemente a natureza alertou para a comunidade aracajuana, sobre os efeitos da irresponsabilidade do crescimento urbano desordenado e a qualquer, ao custo principalmente de uma Qualidade de Vida Verdadeira. As chuvas que caíram sobre a cidade produziu efeitos catastróficos em todas as áreas. Mas, foi na zona de expansão da região sul que os olhos da cidade se voltaram de forma mais incisiva. Dessa forma, a comunidade política e os grandes grupos imobiliários se aproveitaram desta situação para impor uma agenda de votação “a toque de caixa e repique de sino”, do Plano Diretor, visto que desde o ano 2000, que vivemos sob a égide do Plano atual, e não será a votação rápida - como pretendem a Câmara Municipal, a ADEMI e o SINDUSCON - que irá resolver os problemas urbanos da nossa cidade.



Dessa forma, o Fórum em Defesa de Aracaju, conclama a população a intervir no processo de discussão e votação do Plano Diretor de Aracaju, para que este seja realizado na melhor condição para a população, sem que se criem mais problemas para a comunidade, queremos que a cidade cresça mais que seja um crescimento com responsabilidade, e que não tragam para Aracaju, os mesmos problemas de outras cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e etc.



POR UMA QUALIDADE DE VIDA VERDADEIRA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário