quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

UTILIDADE PÚBLICA: Golpe do prêmio.

Várias pessoas já caíram em golpes aplicados por marginais que estão presos por esse país a fora. São diversas as formas encontradas pelos presidiários, que sem nada o que fazer, ficam arquitetando crimes mesmo de dentro das penitenciárias.
Tem golpe do seqüestro de familiares, tem golpe de premiações das mais variadas formas, tem golpe de filantropia.
Aqui no Robalo são muitas as famílias que foram enganadas com mensagens de celular com suposta premiação e a condição para receber o prêmio é repassar determinadas quantias em créditos para telefone celular pré-pago.
Há poucos dias um morador receber a seguinte mensagem: “Web: Rede Globo promocao (sic) ano novo vida nova Faustão inf:Sua linha foi sorteada com uma casa apoio Big Brother Magazine Luiza para mais inf: ligue 0158581199920.”
A quantidade de erros de grafia e de pontuação denuncia o golpe. Outra fragilidade na mensagem está na quantidade de informações envolvendo emissora de televisão, programa, loja de departamento.
Além disso o fato da pessoa não ter feito cadastro nem inscrição já é motivo de desconfiança.
Ao receber mensagem de texto com vantagens, prêmios ou algo do gênero, as autoridades policiais orientam que não se deve responder imediatamente. Faça uma análise. Pense bem se você se cadastrou, se a emissora ou o programa está promovendo tal promoção e não sendo nada disso nem precisa responder. E se for telefonema com um suposto seqüestro de familiar, procure manter a calma. Se possível interrompa o diálogo, desligue o telefone e tente encontrar o familiar que o golpista diz ter seqüestrado. Enquanto isso entre em contato com a polícia. O que se recomenda é que nunca se deve depositar qualquer quantia pedida pelos marginais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário