domingo, 15 de janeiro de 2012

ARTIGO: A IMPRENSA QUER. OS TORCEDORES QUEREM.


*Joseilton Nery Rocha

Vibrei bastante, quando tomei conhecimento, pela altaneira imprensa sergipana, da retomada do torneio início no futebol profissional sergipano. Porém essa vibração foi se esvaindo, à medida das notícias da presença de agremiações importantes com formações secundárias e da ausência integral de outras equipes. Embora os elevados esforços da imprensa e dos apaixonados torcedores que atuam pelo soerguimento do futebol sergipano, os dirigentes da entidade mater – a Federação Sergipana de Futebol (FSF) – e dos clubes fazem gols contra. Senão vejamos.

Como explicar que a FSF promova o torneio início, que teria tudo para dar um sacolejo na temporada, e algumas associações não mandarão para o campo de jogo seus elencos principais, especialmente a AD Confiança e a AO de Itabaiana?

Por que uma agremiação que há pouco se inseriu no futebol profissional – a Socorrense – já dando mau exemplo, se ausentará do evento, não concebendo a merecida importância à ocasião? Mostraria a composição da equipe para os torcedores e imprensa, azeitaria o time para o campeonato e colaboraria numa causa nobre.

Como cobrar aos torcedores a presença no estádio, se não verão dois dos mais importantes clubes com suas escalações titulares - a AD Confiança e a AO de Itabaiana? Qual o estímulo aos seus torcedores? Ver seus juniores?

Como reivindicar aos empresários investir em patrocínio para o futebol sergipano, se os próprios dirigentes não priorizaram ou não planejaram com rigor o primeiro evento oficial da temporada, o que se denota pelos fatos noticiados? Nem a FSF priorizou, pois marcou a data do torneio início num momento ainda de preparação dos elencos, com amistosos marcados inclusive fora do estado de Sergipe, nem as associações respeitaram o calendário da FSF, acertando outros jogos. Patrocínio exige organização e controle.

O torneio início poderia obter o pleno êxito. Primeiro, motivaria os torcedores a retornarem ao Batistão, para conhecer a composição dos seus clubes prediletos. Segundo, os times engrenariam suas máquinas rumo ao Sergipão 2012 e conheceriam um pouco os seus adversários. Terceiro, o torneio possui um caráter de solidariedade aos atletas do passado, sendo a renda repassada à AGAP (Associação de Garantia aos Atletas Profissionais), para assistência a ex-atletas com problemas de saúde.

Enfim, parece que nem os “novos” mandatários da FSF, nem os dirigentes das agremiações desejam o sucesso do torneio início e o restabelecimento do futebol sergipano, a depreender-se das notícias veiculadas. Todavia, uma coisa é certa: a imprensa quer, pois busca a todo instante motivar o cenário. O apaixonado torcedor também almeja o melhor para o nosso futebol, pois independentemente do espetáculo se faz presente nos estádios, embora as adversidades.
*Um apaixonado torcedor do futebol sergipano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário