segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Entidades vão debater sobre local do Pré-caju.

Na próxima quinta-feira, 2, às 18h, na Sede da Central Única dos Trabalhadores – CUT, várias entidades vão se reunir para tratar de assuntos referentes à vida urbana da Região Metropolitana de Aracaju.
Entre os assuntos que estarão em pauta alguns polêmicos como o local de realização da prévia carnavalesca denominada Pré-Caju, a mobilidade urbana e a preço da tarifa do transporte coletivo e o cronograma da votação da revisão do Plano Diretor na Câmara Municipal.
Entre as entidades presentes estarão a Associação Desportiva, Cultural e Ambiental do Robalo, a ADCAR; a Central Única dos Trabalhadores, a CUT; o Movimento Popular Ecológico, o MOPEC; o Fórum em Defesa da Grande Aracaju, o FDGA; assessorias dos mandatos dos vereadores Moritos Matos e Dr. Emerson e da Deputada Estadual Ana Lúcia, além de representantes de sindicatos e associações comunitárias.


Plano Diretor vai voltar a ser discutido. (fotos: http://www.cmaraju.se.gov.br/)
 Segundo a coordenação do FDGA, a reunião já estava prevista, porém para tratar apenas da revisão do Plano Diretor, já que se aproxima o final do recesso parlamentar. Os demais temas foram incluídos na pauta, bem como a ampliação das entidades participantes, considerando que os assuntos estão causando um debate na Sociedade aracajuana e precisam de uma posição firme dos militantes dos movimentos sociais.
Sobre a revisão do Plano Diretor na Câmara Municipal as entidades pretendem discutir fundamentalmente dois pontos: o envio de emendas aos códigos e à Lei Orgânica Municipal, tendo em vista que o FDGA já entregou 189 emendas ao Plano Diretor propriamente dito e o cronograma dos trabalhos em plenário.

Militantes debatem o PDDUS.
O cronograma dos trabalhos parece ser uma das grandes preocupações das entidades. A queixa é de que os vereadores não definiram um calendário claro para a população e que se o Poder Legislativo não começar a análise das emendas logo no início de fevereiro, pode não concluir sequer o Plano Diretor até o final do ano.
No que se refere ao local de realização do Pré-Caju as entidades devem deliberam sobre o que sugerir aos vereadores como alternativa para que a festa seja realizada em outro local. As Leis 1985/93 e 2465/96, que tratam do Pré-Caju serão analisadas, especialmente os dispositivos que dão amplos poderes para a iniciativa privada decidir sobre percurso e local.  

A população precisa participar do debate.

O FDGA e as entidades vão ainda decidir sobre a apresentação de conjuntos específicos das 189 emendas que já foram entregues aos vereadores. A idéia é voltar a debater na sociedade da capital sergipana os assuntos mais preocupantes. Um deles é a mobilidade urbana, que envolve sistema viário, sistema de transporte e o trânsito.
Os organizadores esperam que outras entidades e pessoas individualmente se juntem a eles na reunião que farão na próxima quinta-feira na CUT.
Outros assuntos como destinação final de resíduos e a construção de posto de combustível em canteiro central poderão ser discutidos também nessa reunião. A coordenação alega que apesar dos assuntos representarem também grande preocupação, a pauta poderia ficar muito extensa. Entretanto a expectativa é de que todos os assuntos possam ser debatidos. Uma comissão de moradores, representantes da Igreja, da associação e o vereador Aldon Oliveira do povoado Taboca, no município de Nossa Senhora do Socorro, deverão ser convidados.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário