sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Entidades vão propor a mudança do local do Pré-caju.

Em reunião realizada na noite desta quinta-feira, 16, no auditório da Central Única dos Trabalhadores (CUT), entidades integrantes do Fórum em Defesa da Grande Aracaju resolveram propor à Câmara de Vereadores a mudança na lei que autoriza a Associação Sergipana de Blocos e Trios (ASBT) a decidir inclusive sobre o local de realização da prévia.
O parágrafo único do artigo primeiro da lei municipal 2.465, de 25 de novembro de 1996 prevê que “o Pré-caju será organizado, normatizado, coordenado e realizado pela Associação Sergipana de Blocos e Trios – ASBT, entidade sem fins lucrativos, competindo-lhe, inclusiva, a definição das datas e locais de realização do evento e do percurso dos desfiles, que deverão ser liberados pelos órgãos competentes do Município, não sendo permitida, naqueles locais e datas, a realização de atividades similares.”
As entidades demonstraram preocupação com os grandes transtornos que a realização do Pré-Caju na Avenida Beira Mar vem causando para os trabalhadores que precisam se deslocar do trabalho para casa no final das tardes, quando o tráfego de veículos na avenida já está interrompido.
O Fórum em Defesa da Grande Aracaju destaca a importância do Pré-Caju para o estado de Sergipe, reconhece o papel do evento na geração de emprego, no aumento da arrecadação do Estado e do município e na alegria contagiante que proporciona à juventude, entretanto, dizem os integrantes do fórum que a grande maioria dos trabalhadores não pode ser penalizada com os problemas de mobilidade urbana que o Pré-Caju causa.
Na reunião da noite de quinta-feira os integrantes do fórum analisaram as declarações dos que comparam o Pré-Caju na Avenida Beira Mar, com o carnaval em cidades como Salvador e Recife e dizem que a área geográfica e o sistema viário de Aracaju são desfavoráveis para que uma das suas principais avenidas seja interditada. “A Avenida Beira Mar é uma das poucas vias que escoam o trânsito no sentido Norte/Sul e vice versa. Aracaju não pode se dar ao luxo de interditá-la por quatro dias seguidos.” Diz José Firmo, um dos integrantes do fórum.
Na reunião realizada na CUT os militantes concluíram que apesar de não se sentirem na obrigação de apresentar alternativas de locais, podem citar várias outras vias que não causariam tantos transtornos quanto a Avenida Beira Mar. Logradouros como as avenidas Delmiro Gouveia, Mário Jorge e Santos Dumont e a Rodovia José Sarney serão apresentados como sugestão.
O fórum ressalta que transtorno não deixará de existir, mas a Câmara Municipal de Aracaju deverá encontrar, em acordo com a ASBT, um local que não seja a Avenida Beira Mar.
Entre as entidades presentes na reunião na CUT estavam a Associação Desportiva, Cultural e Ambiental do Robalo (ADCAR), o Movimento Popular Ecológico (MOPEC) e o Instituto Sílvio Romero, além de sindicatos e militantes de associções.
Eles pretendem protocolar a proposta de alteração da lei junto à Câmara Municipal logo depois do carnaval.
A ASBT já declarou que é contra a mudança do local do Pré-Caju. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário