quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Carnaval de rua: um bloco diferente.

Nosso Crube Alegre e Contente, este é o nome de um bloco carnavalesco diferente, que desfila no Robalo, Zona de Expansão de Aracaju.
O bloco surgiu há muitas décadas como alternativa para os moradores locais - pequenos agricultores, pescadores e sitiantes – tendo em vista que eles tinham dificuldade de ir até o Centro da cidade e participar dos bailes carnavalescos dos clubes, tanto por dificuldade de transporte, que não havia à época, quanto por não ter acesso aos clubes tradicionais.
O tempo passou, o transporte melhorou um pouco, o acesso aos bailes também, pois alternativas como o “Clube do Povo” surgiram, mas os moradores do Robalo já não mais tinham interesse em sair do lugar para brincar o carnaval.

Tradição mantida.
Desde o início, como tudo era difícil, os instrumentos e as fantasias eram improvisados. Tudo eram aproveitado para a festa: latas, panelas, sanfonas, violões se juntavam a pandeiros, tambores e apitos para completar o conjunto de instrumentos. As fantasias eram feitas com qualquer roupa velha.
As lideranças do bloco Nosso Crube Alegre e Contente eram também organizadores do Grupo de Reisado e a influência do grupo folclórico, assim como vestimentas e instrumentos também eram adaptados ao bloco.
Já o nome do bloco é um capítulo à parte. Era para ser Nosso Clube Alegre e Contente, mas como algumas pessoas pronunciavam a palavra clube como “crube”, o nome foi ficando e sendo adotado e hoje é falado dessa forma e por muitos com a maior naturalidade. 
Sanfona e lata são instrumentos. 
  
Hoje quase nada mudou. O bloco Nosso Crube Alegre e Contente continua desfilando pelas estradas de piçarra e pelos caminhos, becos e vielas do Povoado Robalo. As gerações se misturam, mas a tradição dos mais velhos continua. Caseiros, pedreiros, operários, agricultores saem nas noites do carnaval se divertindo e divertindo as famílias da classe média que saem nos portões das chácaras e das casas de veraneio para receber o cortejo que passa.
O percurso feito pelo bloco também é algo exclusivo. Enquanto os blocos tradicionais percorrem as vias mais largas e até movimentadas, o Nosso Crube Alegre e Contente sai pelas estradas vicinais.
O bloco já desfilou ao longo da Rodovia dos Náufragos e durante o dia, mas em 2003 um acidente trágico vitimou cerca de oito pessoas, duas fatalmente. Desde então o bloco só desfila nas estradas e caminhos distantes da rodovia.

Instrumentos novos: ajuda da PMA que acrescenta.
Outra característica ímpar do bloco Nosso Crube Alegre e Contente é o fato de não usar bandas. São os próprios integrantes do bloco quem tocam e animam durante todo o percurso.
Com a ajuda que a Prefeitura de Aracaju, através da Funcaju, vem dando aos blocos de rua, e que o Nosso Crube Alegre e Contente recebeu no ano passado, novos instrumentos e fantasias foram adquiridos e com a ajuda deste ano o bloco terá, pela primeira vez, camisetas coloridas, mas dizem que não pretendem abandonar as fantasias espontâneas, que dão ao bloco a característica toda particular em relação aos demais blocos de rua de Aracaju.
Perguntar a um integrante do bloco se querem mudar, a resposta é sempre a mesma: não. Preferem continuar desfilando nas estradas e caminhos e com o jeito todo seu.           

Nenhum comentário:

Postar um comentário