quarta-feira, 6 de junho de 2012

Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado pela Deso

Aracaju, 05 de Junho de 2012| 18:10
Durante a programação organizada pela empresa, alunos e professores tiveram a oportunidade de conhecer, em sala de aula, a importância de preservar os mananciais e de fazer o uso racional da água
Fotos: Ascom/Deso
A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) mostrou esta semana, que está preocupada em preservar o meio ambiente cuidando dos recursos naturais, antes mesmo de levar água e qualidade de vida à população sergipana. No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta terça-feira, 5, a empresa realizou exposição e palestras interativas em instituições de ensino envolvidas com o tema.
Durante a programação organizada pela empresa, alunos e professores tiveram a oportunidade de conhecer, em sala de aula, a importância de preservar os mananciais e de fazer o uso racional da água. Para atrair a atenção dos participantes, a equipe da Diretoria de Gestão Ambiental (DGA) da Deso dedicou não só um dia, mas uma semana para discutir o tema nas escolas com as atividades interativas, como palestras, exposições e apresentação teatral.
Hoje o destaque da programação foi a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, quando os colégios Purificação, Nossa Escola e o Sesc Siqueira Campos abriram as portas para receber as atividades da Deso. “A gente já aprende em casa algumas ações de como economizar água, mas nem sempre dá para saber de verdade como isso tudo é importante para a população”, cita o aluno do 8º ano do Colégio Purificação, Felipe Faro.
A Semana do Meio Ambiente teve início no dia 1º deste mês e segue até esta quarta-feira, 6. “É louvável o trabalho desenvolvido pela Deso junto às escolas, fazendo com que os alunos se conscientizem de como proceder no consumo diário da água, porque são os alunos que levam para casa essa informação e assim conseguimos atingir a comunidade como um todo”, defende a coordenadora-geral do Colégio Purificação, Maria de Fátima Sacramento.
Atividades da semana
O trabalho da Deso dedicado a celebrar o meio ambiente começou na sexta-feira com uma sessão pôster realizada na Universidade Federal de Sergipe e palestra sobre os recursos hídricos no estado. O primeiro dia de programação compreendeu também uma visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto Orlando Dantas. Ao longo da semana, as ações foram levadas ao Colégio CEPI Expansão, Colégio Magistral e Creche Terezinha Meira.
“A Deso sempre foi uma parceira dos colégios, mostrando os seus princípios técnicos e de cidadania. Durante a Semana do Meio Ambiente tivemos um avanço no entendimento de como essa água chega às casas dos sergipanos. Isso é fundamental, porque a Deso trabalha não apenas com a questão de cidadania, mas com uma questão de saúde pública, dando um bom exemplo de humanidade”, considera o diretor do Colégio Purificação, Joaquim Macedo.
Trabalho o ano todo
Na Semana do Meio Ambiente, a Deso aproveitou para mostrar que a preocupação da empresa não se restringe a data comemorativa, e sim, a um ano inteiro de tarefas executadas em prol da preservação dos recursos naturais. Através do Programa de Educação Ambiental, a DGA promove atividades educativas como palestras, eventos lúdicos, feiras de ciências e seminários em estabelecimentos das redes pública e particular de ensino, universidades, canteiros de obra, hospitais e centros comunitários, além das visitas técnicas monitoradas às Estações de Tratamento de Água (ETA) e Estações de Tratamento de Esgoto (ETE).
Todas ações já fazem parte do calendário do setor que também oferta cursos de capacitação de jovens e adultos para a inclusão produtiva nas comunidades abrangidas pelas obras de esgotamento sanitário e abastecimento de água do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, do Governo Federal. Nos últimos três anos, segundo a DGA, as ações socioambientais da Deso já beneficiaram quase 70 mil pessoas.
Paralelo ao compromisso de educação ambiental, a Deso promove a recuperação de matas ciliares e o reflorestamento de margens e nascentes de mananciais nas cidades de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, Itaporanga D’Ajuda, Boquim, Lagarto, Pedrinhas, Gararu, Arauá, Japaratuba, Nossa Senhora das Dores, Umbaúba e Siriri. A iniciativa garante a sustentabilidade e permite que a população continue sendo beneficiada pela Deso com água e qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário