segunda-feira, 2 de maio de 2011

CÂMARA MUNICIPAL DE ARACAJU

Sessão Especial debate o tema da Campanha da Fraternidade 2011

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) debateu hoje em Sessão Especial o tema da Campanha da Fraternidade 2011: Fraternidade e a Vida no Planeta. A sessão de requerimento do 1º secretário da Mesa Diretora, o vereador Moritos Matos (PDT) envolveu representantes das esferas religiosa e cientifica para discutir a necessidade de conscientização e ações específicas na preservação do meio ambiente.
 
Participaram da sessão especial os coordenadores da Campanha da Fraternidade (CF), Antonio Carlos Oliveira e Maria Ernestina Freire Oliveira; o presidente do Fórum em Defesa da Grande Aracaju, José Dias Firmo dos Santos; o coordenador da Pastoral Carcerária, Magal da pastoral; o diretor cultural da associação sergipana de imprensa, Cleiber Vieira; o engenheiro da Embrapa, Edmar Ramos Siqueira; o engenheiro da Embrapa, Edmar Ramos Siqueira; o representante do Crea-SE, Antônio Carlos Magalhães; entre outras representações.  
 
Abrindo a sessão especial, o vereador Matos salientou a importância da Igreja em trazer o debater sobre as questões ambientais. “Um dos objetivos gerais da Campanha da Fraternidade 2011 é contribuir para o aprofundamento da discussão sobre os problemas ambientais provocados pelo aquecimento global e seus impactos nas condições de vida no planeta. A campanha tem como um de seus objetivos específicos mostrar a gravidade e a urgência destes problemas e articular a realidade local para a superação dos mesmos”, destacou o vereador.
 
Uma das coordenadoras da Campanha da Fraternidade 2011, a Sra. Maria Ernestina Freire Oliveira, relembrou um pouco da história da Campanha da Fraternidade no Brasil e chamou a atenção da sociedade para pequenas ações que contribuem com a preservação do meio ambiente. “Devemos nos educar e educar os nossos filhos a não desperdiçar papel, aproveitando os dois lados da folha; não jogar lixo na rua, não desperdiçar água enquanto escovamos os dentes e, enquanto donas de casa, quando utilizamos a cozinha, fazendo o uso racionado da água”, orientou.
 
O ex-vereador da casa e coordenador da pastoral carcerária de Sergipe, Magal da pastoral, abordou a necessidade de cada cidadão atuar na prevenção dos desastres ambientais. “Por mais que se invista em tecnologia, a depender da intensidade dos fenômenos ambientais, não temos condições de segurar ou minimizar os danos que são causados. Todas as catástrofes que assistimos hoje como as chuvas intensas, tufões, enxurradas, tem haver com a má intervenção humana. Por isso é necessário ações preventivas para afastar esses desastres”, alertou Magal.
 
O cientista Edmar Ramos Siqueira, engenheiro da Embrapa, também se manifestou acerca do tema. “Apesar de esta discussão margear a visão teológica da Igreja e eu, como cientista, conservar uma visão mais dura da realidade, acredito também em outras fontes de consciência e entendo que esta é uma oportunidade de buscar entender este discutir soluções para o problema do aquecimento global”, pontuou.
 
Em aparte, ao fim dos pronunciamentos, a vereadora Miriam Ribeiro (PSDB), enfatizou a necessidade de campanhas educativas para a população. “Nós precisamos nos conscientizar do que fazemos de errado. Moro numa região dita como privilegiada em Aracaju e esta semana vi um grupo de pessoas jogarem uma mesa dentro do canal. Falta uma campanha que eduque e oriente as pessoas a agirem se maneira correta”, defendeu a vereadora.
 
Fotos: Alberto Dutra
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário