quarta-feira, 18 de maio de 2011

Plano Diretor: Fórum aprofunda discussão.

A sociedade civil aracajuana tem se organizado a cada dia mais em torno dos temas do Plano Diretor. Exemplo disso foi a reunião do Fórum em Defesa da Grande Aracaju (FDGA), que aconteceu na noite dessa terça-feira na sede da Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Várias associações e outras entidades discutiram com estudiosos e especialistas, conteúdos do projeto de lei de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável (PDDUS) de Aracaju.
Como resultado as entidades integrantes do FDGA decidiram por algumas ações concretas. A primeira delas foi sobre a organização interna do fórum. Aspectos como finanças, mobilização e estrutura foram debatidos.
Outra decisão do Fórum em Defesa da Grande Aracaju foi o lançamento de um painel com o Placar dos Vereadores. Segundo os militantes o placar, ao contrário do que tradicionalmente se faz, seria para exaltar as posições de todos os dezenove vereadores. Para o FDGA todos os pronunciamentos dos vereadores têm sido bastante positivos para uma revisão salutar e até aqui a relação com a Câmara de Vereadores tem sido a melhor possível. Por isso eles lançarão, em dia e horário a ser definido, o Placar dos Vereadores, que consiste em dois painéis: um com os vereadores que são a favor de Aracaju e outro com os vereadores que são contra Aracaju.
Mas, os vereadores não precisam se preocupar, todos eles estarão no painel a favor de Aracaju. O placar estaria em 19 X 0, a favor de Aracaju. De qualquer maneira o tal placa não deixa de ser uma forma de pressionar os vereadores, apesar do fórum negar. Afinal nenhum vereador vai querer aparecer no lado do placar contrário à cidade.
Outra medida que foi adotada pelo FDGA foi o lançamento de um quadro com conceitos acessíveis à população sobre o PDDUS. O quadro terá início na próxima segunda-feira, 23, e seria distribuído através de toda imprensa, para divulgação diária em box (para jornais impressos) e em spots (para rádio, tv, Internet, carro de som).
A Coordenação do fórum explica que os órgãos de imprensa serão grandes parceiros da população na veiculação desses conceitos básicos, podendo, inclusive aprimorar, modificar ou adotar seus próprios meios de divulgação do Plano Diretor.
Quanto ao estudo do PDDUS, o fórum diz já ter produzido mais de cem emendas somente para o Plano Diretor e que já estão produzindo emendas sobre os códigos, mas só pretendem apresentar as emendas nas audiências públicas ou diretamente à Câmara, através de algum vereador.
O fórum marcou nova reunião para quinta-feira da próxima semana. Antes disso participarão de debate sobre o plano diretor na Universidade Federal de Sergipe, em palestra a ser proferida pelo Promotor de Justiça Sandro Luiz da Costa. O evento acontecerá nesta quinta-feira, 19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário