O cardeal é uma ave passeriforme da família Thraupidae. Também conhecido como cardeal-do-sul. Aqui em Sergipe costuma-se chamar o cardeal de Cabeço. Em alguns estados do Nordeste também é conhecido como Galo-de-Campina.
Mede 18cm de comprimento. Pássaro de extraordinária beleza física e sonora. Por estas características pássaro muito caçado. Não há dimorfismo sexual. Imaturo pardacento, com topete ferrugíneo.
Alimenta-se de grãos.
Os cardeais são territorialistas no período de reprodução. Cada ninhada geralmente tem entre 2 e 3 ovos, tendo de 2 a 4 ninhadas por temporada. Os filhotes nascem após 13 dias.
Assim como a maioria dos pássaros canoros, formam bandos na época de muda. Vive em bordas de arrozais, campos com vegetação alta e bordas de matas.
Ocorre nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e na Mata Atlântica. Foi introduzido na região Sudeste, principalmente no estado de São Paulo.
Federação Ornitológica de Minas Gerais: http://www.feomg.com.br/cardeal.htm
Mapa de ocorrência - Avibase - disponível em http://avibase.bsc-eoc.org/species.jsp?lang=PT&avibaseid=03CE3B88157642EF&sec=map Acesso em 15 nov. 2009
FONTE: www.wikiaves.com.br
FOTO: www.otempovida.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário