sábado, 3 de novembro de 2012

PASSARINHO: CHORÃO


Chorão macho (foto: www.culturamix.com)

O chorão é uma ave passeriforme da família Emberizidae. Conhecido também como bico-vermelho (Espírito Santo), boiadeiro (Minas Gerais), cigarra-bico-vermelho, cigarra-rainha, patativa-chorona e chorona (São Paulo).
Como todos os outros membros do gênero Sporophila, pode ser chamada de “papa-capim” acompanhada de algum outro adjetivo. Sporo é semente e, phila provem de phyllo que significa afinidade. Seriam realmente os “que tem afinidade com sementes” ou “papa-capim”. O termo leucoptera significa “asa-branca” onde, leucos é branco e, pteros é asa.
A parte característica do canto é um assovio melancólico ascendente, repetido sem pressa.
Chorão: (Foto: www.dimaserose.blogspot.com)

Mede cerca de 12,5 centímetros de comprimento. O macho é cinza nas partes superiores e branco nas inferiores e a fêmea é marrom-olivácea nas partes superiores e bege-amarronzada nas inferiores; os jovens são pardos. Existem quatro subespécies reconhecidas:
Sporophila leucoptera leucoptera - Centro, sudeste e sul do Brasil. Partes inferiores brancas (incluindo pescoço e garganta); bico amarelo forte; máscara da face, asas, costas cinza-azuladas. Flancos brancos.


Sporophila leucoptera cinereola - Nordeste do Brasil, desde o Maranhão até a Bahia e, ao sul, até o Rio de Janeiro. Um pouco menor e costas de um cinza-azulado um pouco mais claro que a forma nominal; partes inferiores - ao contrário da forma nominal, onde são totalmente brancos - em especial tórax e flancos, manchadas de um cinza claro.


Sporophila leucoptera mexianae - Suriname, Amapá e nordeste do Pará (Ilha Mexiana). Parecida com S. l. cinereola, mas o cinza-azulado é mais claro e as partes inferiores não possuem cinza no tórax e nos flancos.
Sporophila leucoptera bicolor - Peru e Bolívia. O cinza-azulado das partes superiores das outras subespécies de S. leucoptera é substituído pelo negro. Alguns autores defendem que seja elevada à condição de espécie devido às suas características diferentes e isolamento geográfico.


Granívoro.


Tem de 2 a 3 ninhadas por estação, com 2 a 3 ovos em cada uma.
É espécie comum, que habita áreas de gramíneas com arbustos e emaranhados de vegetação, quase sempre próximo à água, em áreas pantanosas e margens de rios e lagos. Vive solitária ou em pares espalhados e raramente se associa a outras espécies.
Presente nas ilhas da foz do rio Amazonas e leste do Pará, Maranhão, Piauí e Pernambuco, em direção sudeste até Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, e em direção oeste até Goiás e Mato Grosso. Encontrada também no Suriname, Peru, Bolívia, Argentina e Paraguai

   
§  Federação Ornitológica de Minas Gerais, boiadeiro - Disponível em http://www.feomg.com.br/boiadeir.htm Acesso em 3 mai. 2009
§  Portal Brasil 500 Pássaros, Patativa-chorona - Disponível em http://webserver.eln.gov.br/Pass500/BIRDS/1birds/p473.htmAcesso em 3 mai. 2009
§  White bellied seedeater - Disponível em http://ibc.lynxeds.com/species/white-bellied-seedeater-sporophila-leucoptera. Acesso em 11 Out. 2012
§  Ridgely & Tudor - Birds of South America (1989)

FONTE: www.wikiaves.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário