quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

COLUNA PLENÁRIO DE DIÓGENES BRAYNER

ANA E A CANDIDATURA

                                                      Diógenes Brayner
A deputada estadual Ana Lúcia, da tendência Articulação de Esquerda do PT, consolidou ontem sua pré-candidatura à Prefeitura de Aracaju pelo partido. Foi a primeira que expôs publicamente propostas para uma cidade que procura espaço para se acomodar. Houve um crescimento desordenado de Aracaju, com a criação de novos bairros, construção de grandes conjuntos residenciais, condomínios e prédios, em áreas distantes do centro da cidade. Nenhum outro pré-candidato botou a cara para valer. Ana Lúcia a exibiu via TV-Alese. Não houve precipitação, porque já era de conhecimento da população a sua intenção de disputar a sucessão de Edvaldo Nogueira. Houve uma reação natural. Aliados do deputado federal Rogério Carvalho (PT) se apressaram em anunciar que a deputada fazia o jogo do DEM. Sabe-se que nem Ana Lúcia aceitaria isso, e nem o DEM a usaria para algum tipo de estratégia política. Não haveria sustentação...
E por que as insinuações praticadas no twitter? Simples! O líder da oposição, deputado Venâncio Fonseca (PP), cumprimentou Ana Lúcia através de aparte. Disse que não era adversário, tinha outra ideologia política, mas não poderia deixar de reconhecer que ela “é uma grande candidata”, pelo seu histórico e pela determinação que exerce o mandato e faz política. Não deixou de fazer o seu papel na Casa e até fustigou, ao dizer que a sua luta seria interna, porque não teria apoio dos integrantes do partido. Não deixa de ser um fato provável, embora Ana Lúcia tenha provocado reação favorável junto à sociedade, inclusive por ser mulher. Foi por ela que o governador Marcelo Déda (PT) levou a conversa que teria com os candidatos, para o próximo ano. Talvez em janeiro, mas provavelmente depois do Carnaval. O adiamento foi por sugestão do presidente regional do PT, vice-prefeito Silvio Santos, também pré-candidato à Prefeitura.
Isso contrariou ao pré-candidato que mais se movimenta para consolidar o nome: Rogério Carvalho. Tanto que ele trabalhou rápido junto a parlamentares, para que divulgassem apoio a seu nome, como foi o caso dos deputados petistas João Daniel e Francisco Gualberto. Há quem diga que Rogério tem a preferência do governador Marcelo Déda, mas Silvio Santos desfaz essa informação: “Déda tem agido como magistrado neste momento em que o PT apresenta pré-candidatos”. Ainda não se tem absoluta certeza do modelo da escolha, mas tudo indica que será pela tradicional prévia. Não há demonstração de retirada de dois dos três nomes que estão tentando ser o candidato oficial da legenda.
Dois novos nomes surgiram ontem como possíveis candidatos. Nenhum deles declarou vontade. Um técnico que nunca disputou mandato: secretário da Infraestrutura, Valmor Barbosa. E o outro que vive há anos na política e chegou ao Senado: José Eduardo Dutra, ex-presidente nacional do PT. Dutra está momentaneamente fora da vida pública e cuida da Saúde. Está encostado há quase um ano. O prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) considerou que Dutra é o cara. Acha que Zé Eduardo conseguiria o consenso de toda a base aliada ao governador Marcelo Déda, pelo seu histórico político e participação inclusive na campanha de Dilma Rousseff. Um nome difícil de abater. Dutra, entretanto, não demonstra ânimo para uma empreitada eleitoral e já avisou, em ocasiões anteriores, que agora vai cuidar da Saúde. E deixar a política para depois.
Valmor Barbosa é um técnico que ainda não aprendeu a aritmética de contabilizar eleitores e nem a prática de se aproximar do eleitorado. Como faltam 10 meses para o pleito e se obtiver o consenso, pode até chegar a sambar política, assim como Dilma Rousseff conseguiu chegar à Presidência da República. Mais por Lula que por ela. Não é impossível, mas não parece fácil. Apesar da distância, tem muita gente com candidatura exposta, que não pretende retirá-la. É difícil “juntar os trapinhos” em um momento que a disputa se antecipa e se acelera. Valmor é apenas um fato novo que precisa ser preparado para disputar com um nome que se mantém estável na primeira posição, como está o ex-governador João Alves Filho (DEM).
EVITA FALAR
O deputado federal Almeida Lima (PPS) evitou ontem falar sobre o processo que pede o seu mandato, por ter trocado de partido, o que caracteriza infidelidade.
- Vou aguardar qualquer iniciativa, disse.
CANDIDATO
Almeida Lima é o candidato do PPS e diz que o partido quer apostar nele mesmo e que tem interesse em fazer alianças.
Citou legendas com o PV e o PP.
PT E DEM
Almeida diz que não terá entendimento com o DEM e não há hipótese de se aliar ao PT: “nem no segundo turno”, disse.
Também não aceita o apoio petista.
ENTRA LIMPO
Almeida Lima diz que não entrará sujo em uma aliança com o grupo dos Amorins: “eles ainda não estiveram à frente do Governo!”
- Estão virgens nisso...
COMPROMISSO
O presidente do PP, Venâncio Fonseca, disse que o seu partido tem compromisso em apoiar João Alves Filho (DEM) a prefeito de Aracaju.
Mas não deixará de conversa com outros partidos.
ZÉ DUTRA
O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB) disse ontem que o nome de José Eduardo Dutra (PT) para prefeito manteria a aliança de 2010 unida.
- Acho que ele seria imbatível, disse.
NÃO INTERESSA
A questão é que José Eduardo Dutra não tem interesse político no momento e jamais se manifestou em relação a uma disputa à Prefeitura.
Primeiro quer cuidar de sua saúde.
ANA LUCIA
A deputada Ana Lúcia (PT) disse ontem que se o PT a escolhe como candidata, será a primeira mulher prefeita de Aracaju.
E acrescentou: “derrotando João Alves (DEM)”.
ANIMADA
Ana Lúcia está levando adiantes a sua pré-candidatura à prefeita de Aracaju com muita intensidade, baseado no apoio que vem recebendo.
Ela não está no páreo apenas para compor.
CONGRESSO
Membros do PSB de Sergipe viajam a Brasília para o congresso do partido na sexta-feira e sábado, quando serão definidos os rumos do partido para 2012 e 2014.
Adelson Barreto já está de malas prontas.
O RETORNO
Edvan Amorim chega neste final de semana a Aracaju e vai retomar os trabalhos, visando as eleições de 2012. O grupo está conversando com todo mundo.
Não fechará as portas para ninguém.
INTERPELAÇÃO
O deputado Venâncio Fonseca (PP) entra, ainda esta semana, com interpelação judicial contra o professor Uchoa, que fez acusações a “um deputado”.
Venâncio quer que Uchoa diga o nome do deputado.
SEM DIREITO
Venâncio Fonseca disse que o professor Uchoa não tem direito de ir para uma emissora de rádio e fazer uma declaração que denigre a imagem da Assembléia.
- Ele acha que é o cara que pode tudo?
MINISTÉRIO
Venâncio também vai entrar no Ministério Público, na área de Patrimônio, para a Unit devolver a avenida que se apropriou para fazer estacionamento.
- Uchoa não me amedronta um milímetro...
ARREMATE
Faltam mais duas audiências (dias 7 e 14 de dezembro) para ouvir últimas testemunhas da chamada Operação Arremate. Os envolvidos continuam sem poder participar de leilões.
O juiz Edmilson Pimenta atua rápido.
MAIS FELIZ
O advogado de um deles acredita que devem acontecer absolvições, mas os condenados dificilmente cumprirão pena de detenção, já que estão na lei do Colarinho Branco.
O mais envolvido retornou às colunas sociais.
Notas
Verdade à tona – Apesar de não ver motivos de preocupação em relação à Comissão da Verdade, a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, Maria do Rosário, disse que civis e militares que participaram de tortura, desaparecimento e morte na ditadura devem ficar atentos e contribuir para que a verdade venha à tona.
                                                                              0x0
Ficha limpa – O presidente do STF, ministro Cezar Peluso, incluiu na pauta de julgamento de hoje três ações que tratam da aplicação da Lei da Ficha Limpa nas eleições de 2012. A lei impede a candidatura de políticos condenados pela Justiça em decisões colegiadas ou que renunciaram a cargo eletivo para evitar processo de cassação.
                                                                              0x0
Volta Capiberibe – O senador Antônio Carlos Valadares (PSB) saldou ontem o primeiro discursos do colega João Capiberibe, também do PSB, que retornou à Casa depois de afastado pelo TSE. Como líder da bancada, Valadares trabalhou para que a posse de Capiberibe acontecesse ainda este mês. Ela vinha sendo travada no Senado.
                                                                              0x0
Valadares dá atenção – Pesquisa mostra que maior parte do Congresso ainda vive no mundo analógico. Dos 81 senadores, apenas 11 se dispuseram a dar alguma satisfação. Dos 513 deputados, só 124 responderam. Ou seja: dos 594 congressistas, 77% ignoram mensagens de interessados em seu trabalho. Valadares está entre os 11 senadores.
                                                                              0x0
Emanuel chega lá – O prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) passa hoje à noite, o comando do município ao presidente da Câmara, Emanuel Nascimento (PT). Edvaldo sai amanhã de féria e Silvio Santos está fora do Estado. A transferência é em homenagem à Câmara, que tem sido parceira da administração.
Twittando
TomCavalcante1 – “Eu sou um daqueles que pagam mensalmente a taxa para controle da poluição de carros em São Paulo. Caiu também nessa roubada?
petroniosouto – “Os governos (todos os governos) podem estar bem no setor de obras, mas no setor de serviços, nem sempre a coisa anda, digamos,no mesmo ritmo”.
eduardoamorimse – “Vamos conferir palestra sobre o Novo Código Comercial Brasileiro com o prof. da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Fábio Ulhoa”.
jussiermoreno – “Se derem um chute nos ovos de Rogério Carvalho vão quebrar os dentes de muitos”.
krica_menezes – “Ergasiofobia é o medo irracional e patológico de trabalhar. Interessante Inventaram um nome chic pra preguiça. É mole?”
mucaoaovivo – “No dia 29 de novembro de 1643 era criado o Ministério da Justiça no Brasil. Isso tem 368 anos e ainda não funciona”.
cristiangoes – “Preparo-me para uma experiência de vida fantástica: 15 dias dentro de um barco cortando os rios amazônicos no estado do Pará”.
marciorocha1 – “Os novos parlamentares sergipanos trabalham de forma mais atuante e buscam recursos pra Sergipe incessantemente, destaca Laércio Oliveira”.
millorfernandes – “Este país esta dividido entre os cinicamente corruptos e os que não conseguem resistir à tentação”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário