quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

COLUNA DE CLÁUDIO NUNES DE 07/12/2011

Pesquisas, blefes e os pré-candidatos
Aberta a temporada de pesquisas
O ano de 2012 vem chegando e com ele as eleições municipais, mas antes delas, pesquisas e mais pesquisas serão divulgadas, principalmente em Aracaju, com o intuito apenas de ajudar esse ou aquele pré-candidato. Como todo mundo sabe, uma pesquisa eleitoral, reflete um momento, isso quando ela não é manipulada com a intenção clara de ajudar algum candidato.
Este espaço sempre defendeu e defenderá que pesquisa eleitoral seja usada para o consumo interno dos partidos e nada mais. Em Sergipe, depois das eleições 2006 as pesquisas ficaram desacreditas e nas últimas eleições municipais, em 2008, pesquisas erraram feio em vários municípios. Em dois deles, umbaúba e Lagarto, um instituto previu uma vitória grande de dois candidatos, deu o contrário. A desculpa esfarrapada não colou.
E quando o eleitor ler uma pesquisa eleitoral onde não consta o nome do seu pré-candidato a prefeito? E quando alguém encomenda a pesquisa retirando nomes de possíveis candidatos? É correto? Ou tudo não passa de um blefe, artifício que será usado muitas vezes a partir de agora na luta para definição das verdadeiras candidaturas?
As pesquisas estão chegando, de todos os tipos e todos os gostos. Cabe a cada um analisar profundamente qual a intenção real, afinal, ela pode até não influenciar ao eleitor neste momento pré-eleitoral, mas faz um estrago grande em diversas pré-candidaturas.
Tem muita gente, principalmente da classe política, já vacinada contra as pesquisas. Outros ainda acham que esse artifício é válido, principalmente quando o blefe é a principal prioridade. Esquece apenas de combinar com o eleitor, que já desmoralizou vários institutos de pesquisas em Sergipe. E, pelo jeito, em 2012, a desmoralização vai continuar.
Livro Célio Nunes: agradecimento
O titular deste espaço agradece a todos os amigos e autoridades que compareceram ontem, 06, ao lançamento do livro de Célio Nunes (in memoriam) na Sociedade Semear. Foi um momento não só de alegria, por realizar o último desejo dele, mas de emoção de toda a família.
Amor à leitura e ao escrever
O jornalismo e a literatura eram as grandes paixões de Célio Nunes. Leia declaração a Osmário Santos: “É isso, no fundo, o que mais me orgulha é o amor à leitura e ao escrever, ao lado de ter lutado por sonho ou sonhos por um mundo melhor, sonho ou sonhos que se não me proporcionaram dinheiro, fizeram-me ricos de sentimentos, de dignidade e de honestidade, coisas tão raras nos dias atuais”.
Coluna só retorna na segunda-feira, 12
E o blog só será atualizado na segunda-feira, 12. Além da emoção com o lançamento do livro de Célio Nunes ontem, 06, o titular deste espaço terá outra neste final de semana: a formatura de um dos filhos, Célio Nunes Netto, em engenharia mecatrônica na USP.  No próximo ano, em maio, Célio Netto se forma também na École Polytechnique, na França, onde estuda engenharia mecatrônica através de uma bolsa de estudos.
Péssimo exemplo do Ministério Público Estadual  (Atualizado às 13h)
Por dever de Justiça e devido a viagem do titular deste espaço que só será atualizado na segunda-feira, 12, a nota sobre o uso indevido de um veículo foi modificada. Erradamente, o titular deste espaço, publicou que o veículo  (línea, placa preta 009) que estava no estacionamento da clinica Oftalmos (rua de Estância) na tarde de ontem, 06, era do MPF. O veículo não pertence ao MPF e sim ao Ministério Público Estadual. O blog também publica abaixo a nota de esclarecimento do MPF/SE e, com a responsabilidade de sempre, pede desculpas, não só aos membros do MPF, mas aos leitores pelo erro.
Nota de esclarecimento -  Utilização de carros oficiais do MPF/SE
O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) vem prestar esclarecimentos à sociedade sobre a utilização dos carros oficiais da instituição. Nesta quarta-feira, 7 de dezembro, o colunista Cláudio Nunes, do Portal Infonet, publicou notícia infundada sobre suposto uso irregular de carro oficial por membros do MPF em Sergipe.
1 - Cabe esclarecer o MPF/SE não possui nenhum carro oficial com placa de número 009. A instituição dispõe de três carros oficias, tipo Linea, cor preta, com pLacas  - Ministério Público Federal 2201, 2202 e 2203?.
2 - Todos os carros oficiais da instituição, quer tenham placa preta ou placa branca, têm as suas saídas controladas. Todos os dados sobre saída, destino, quilometragem rodada, etc. são acompanhados pela Administração do MPF/SE.
3 - No dia e horário citados pelo jornalista Cláudio Nunes, nenhum carro do MPF/SE se encontrava na região informada na nota. Os carros com placa Ministério Público Federal 2201 e 2202 estavam estacionados na garagem da sede da instituição. O carro de placa Ministério Público Federal 2203 estava em uso no Tribunal Regional Eleitoral.
4 - O MPF/SE reforça o compromisso da instituição com a probidade e a moralidade administrativa.
5 - Considerando o dever de transparência e o caráter público do serviço do MPF/SE, reafirmamos que a instituição está sempre aberta a prestar informações sobre sua conduta e sua atuação a qualquer profissional da imprensa e a qualquer cidadão.
Rogério Carvalho " Não agredi João Fontes no Senado"
O deputado federal Rogério Carvalho, por telefone, falou sobre a briga com o ex deputado João Fontes, durante a posse do senador  Lauro Antônio. " Ontem, injustamente, João Fontes, entrou na rádio para dizer que eu ia comprar uma rádio com 7 milhões. Educadamente, neguei esse boato que ele criou. Hoje, quando eu o vi, pedi que ele me respeitasse e que eu ia interpela-lo na justiça. Não o xinguei e muito menos o agredi fisicamente", afirmou o deputado federal Rogério Carvalho.
Agressão verbal
O vereador Emanuel Nascimento confirma a versão do deputado federal "Houve o cumprimento e Rogério pediu que João Fontes não fizesse as acusações porque não são verdadeiras. Foi quando João Fontes chamou Rogério de ladrão. Não houve agressão física, houve agressão verbal e esta partiu do João Fontes", informou o prefeito em exercício da capital
Obra de Construção do Canal Xingó
A deputada Maria Mendonça participou na última segunda-feira, 05, da assinatura do convênio para elaboração do projeto básico de construção do Canal Xingo obra que poderá ser considerada a mais importante de infraestrutura hídrica já realizada na história de Sergipe. O convênio foi firmado entre o governador do Estado Marcelo Deda e o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, no Palácio dos Despachos.
Combate a pobreza
"Todo sergipano sonhou com este momento em nosso estado, pois, é a garantia de desenvolvimento pleno, de retirar os que estão na linha de extrema pobreza e de miséria. Esse canal vai ajudar a resolver esses problemas, gerando milhares de emprego para os moradores da região do semi-árido, disse Maria.
Diferença
Para a parlamentar os sergipanos vão sentir saudades do governo Marcelo Déda. "O nosso governo faz a diferença quando conquista uma obra desse porte. Sergipe vai lembrar a passagem do governo Déda com os grandes feitos e as grandes obras. Vai sentir saudades", finalizou Maria.
Foi leiloado
Deu na coluna de Adiberto de Souza: O blog ficou sabendo que no local do antigo restaurante ‘O Tropeiro’, na orla de Atalaia, será erguido um Drive-Thru do McDonald’s. O imóvel, que pertencia ao Estado, teria sido adquirido através de leilão judicial ocorrido há alguns anos. O secretário estadual de Turismo, Elber Batalha Filho, desconhece tais informações e promete mover uma ação na Justiça para embargar a obra.
Ação judicial agora? Imóvel ficou “largado” por muito tempo
Só para lembrar: passaram-se vários governos, inclusive cinco anos do atual e nada foi feito para, pelo menos, garantir que qualquer estabelecimento que fosse montado no local, recupera-se a estrutura original do antigo Tropeiro. Agora que é demolido o governo anuncia que vai mover ação judicial. É brincadeira...
Esclarecimentos – Prefeitura de Riachuelo
Através da sua assessoria de imprensa, a Prefeitura de Riachuelo esclareceu que é comum, não só no município, mas em todo o país, as administrações municipais realizarem paralelamente à programação religiosa das festas dos seus padroeiros, shows artísticos, como forma de propor lazer e atrair visitantes para a cidade naquele período. Em relação à festa de Nossa Senhora da Conceição, a prefeitura informou que vem dando todo o apoio para a realização da programação religiosa. A administração municipal também está patrocinando comerciais na Rádio Cultura de Sergipe, emissora da Arquidiocese de Aracaju, que estará transmitindo a missa, a procissão e o show do frei Rosivaldo e Banda Sou Discípulo, que acontecerá nesta quinta-feira, dia 8, às 16. A prefeitura só não considera sensato divulgar, ao mesmo tempo e em um só espaço, as duas programações. Isto sim, geraria, como diz o comentário da nota "Um Alô aos fiéis", uma 'Zoeira Total'.
Boa Ação do Grupo Escoteiro Uirapuru
O Grupo Escoteiro Uirapuru SEST/SENAT realizará no próximo sábado, dia 10, mais uma BANGEU - Boa Ação Natalina do GEU no Lar Isaias Gileno Barreto em São Cristovão. Os escoteiros levarão lanche, presentes e muito carinho para os idosos. Também farão apresentação de músicas natalinas.
Extensionistas rurais
O deputado estadual Francisco Gualberto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa, parabenizou os extensionistas rurais de todo o país pela passagem do dia comemorativo à categoria, 6 de dezembro.
Alimentação
“Vale lembrar que são esses profissionais que contribuem para que chegue na mesa de todos os brasileiros um alimento de melhor qualidade”, disse o deputado. “A atividade deles influencia, inclusive, no preço dos produtos adquiridos pela população urbana”.
Emdagro
Atualmente o país registra 16,6 mil extensionistas rurais atuando em entidades de assistência técnica e extensão rural, em 4.596 municípios. Em Sergipe, a Emdagro é o órgão responsável pela extensão rural, agregando o trabalho de engenheiros agrônomos, médicos veterinários, técnicos em agropecuária, técnicos em desenvolvimento social e outros profissionais. Todos os municípios sergipanos são atendidos pela Emdagro, empresa que tem 49 anos de serviços prestados no estado.
Suest/Se libera recursos para municípios sergipanos
Entre os dia 28.10 e 10.11.2011, a Superintendência Estadual da Funasa em Sergipe (Suest/SE) liberou  recursos financeiros no  valor de R$ 521.944,51 procedentes  do Programa de Aceleração do Crescimento(PAC) para construção de obras de Melhorias Sanitárias Domiciliares nos municípios de Simão Dias(SE) onde serão beneficiadas 243 famílias, e em Poço Redondo-SE, 149 famílias serão favorecidas nessa ação, com isso, a Funasa irá promover uma melhoria na qualidade de vida das populações mais carentes.
Dúvidas
Ainda  no mês de novembro, o superintendente estadual Lourival Júnior Alves de Holanda, reuniu-se com os prefeitos dos municípios sergipanos, com o objetivo de esclarecer dúvidas e orientar os gestores quanto  aos convênios e Termos de Compromissos, assinados com a Funasa.
Gestores
Compareceram ao encontro, os gestores dos municípios de Brejo Grande, Porto da Folha, Gararu, Simão Dias, Poço Redondo, Nossa Senhora de Lourdes, Ribeirópolis e Muribeca a solicitação foi atendida a contento, inclusive com a participação do Diretor Administrativo da Companhia de Desenvolvimento de Água e Esgoto do Estado de Sergipe (DESO) e do secretário da Secretaria de Infra-estrutura do Estado(Seinfra).
Celi decora praças para o natal
A Construtora Celi prepara uma decoração especial para o período natalino nas duas praças que mantém. A Praça Luciano Barreto Júnior, no bairro Garcia, e a Alameda das Árvores, área projetada pela Celi, receberão luzes e adornos em referência ao período mais iluminado do ano. A decoração de Natal será feita também no stand de vendas da Av. Hermes Fontes e no Espaço Celi Sementeira Park, no Bairro Jardins. Aguarde para conferir!
A Saúde esclarece – Residências terapêuticas
A Secretaria informa que todas as Unidades, sejam elas contratadas, conveniadas ou gerenciadas pela Secretaria Municipal da Saúde são monitoradas e acompanhadas pelos setores responsáveis desta Secretaria. No caso das residências terapêuticas, elas funcionam através de convênio.
O que são essas residências? São casas de apoio aos usuários da Rede de Atenção Psicossocial que perderam o vínculo familiar. O modelo faz parte do processo de desospitalização de pessoas com transtornos mentais. Estas residências não são serviços de saúde, mas espaços de habitação, que devem possibilitar à pessoa em sofrimento mental o retorno à vida social. As residências são espaços de reconstrução de laços sociais e afetivos para aqueles cujas vidas encontravam-se confinadas ao universo hospitalar. Reforçando, o objetivo é reinserir essas pessoas no convívio social de maneira humanizada. Por isso, a orientação é que essas residências sejam como qualquer outra residência, independentemente dos moradores terem ou não transtornos mentais.
Em visita realizada antes da transferência dos novos moradores, a coordenadora das residências terapêuticas esteve no local e avaliou que a casa atendia todas as exigências para as necessidades dos moradores, como numero de quartos e área externa que acomodassem seis moradores. A casa em questão é adequada para as atividades às quais se destina. Os novos moradores passam a maior parte do dia em atividades nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e retornam à noite. Além dessa, Aracaju já tem outras 3 residências terapêuticas. Esse sistema contribui para tornar Aracaju referência nacional em Saúde Mental.
Assessoria de Comunicação - Secretaria Municipal da Saúde
Obscenidades contra pessoas
O problema maior é que na “residência terapêutica” do bairro Santa Lúcia os pacientes ficam na varanda proferindo palavrões e promovendo obscenidades contra as pessoas que passam.  Quem passa pela rua, inclusive crianças, estão sendo alvo dos palavrões, sem falar que alguns ficam de cueca. O projeto é válido, mas é preciso algumas adequações para que conquiste o apoio da comunidade local.
PELO TWITTER
www.twitter.com/cezar_britto Tem prazo que acorda cedo. O meu, extraordinário, já despertou. Agora cuido para que não durma. O direito não protege quem dorme.
www.twitter.com/marcos_rm O twitter está cada dia mais farpado e cada dia menos verdadeiro. O povo muda e o caráter muda com ele ou é dor de cotovelo?
www.twitter.com/Gilbertotv O problema de você viver 100 anos é que quase todos os seus melhores amigos e familiares próximos já foram para o outro lado. Quero não.
www.twitter.com/MarcosSantanaSC Que o dia de hoje seja melhor que o de ontem e pior que o de amanhã. A vida é um eterno pra frente e para o alto. Não tem pra trás. Bom dia!
www.twitter.com/acaciatrindade Entreguem todas as suas angústias nas mãos de Deus. Esperem, escutem e sigam o caminho que Ele traçar.
www.twitter.com/thiagoribeirose A História mostra que se aliar a inimigos pra derrotar rivais leva a uma guerra muito maior. As armas que lhe foram dadas voltarão contra si.

DO LEITOR
Decreto cobrando ICMS
Do leitor Magno:”Veja o que nosso governo do estado passou a cobrar para as pessoas que compram pela internet, show room e outras formas não presenciais, além do consumidor que paga uma aliquota de 18% em compras direto de São Paulo o cidadão deverá pagar mais 10% quando chega no estado, ou seja, uma bitributação que pela legislação é ilegal. Consultei um advogado e o governo do estado esta cometendo um crime fazendo isso e ninguém fala nada. Nenhuma noticia em jornais, tv, internet. As pessoa passam a pagar por algo ilegal e fica por isso mesmo. Tive que pegar por uma mercadoria que comprei em São Paulo e pra recorrer posso passar mais de 20 anos pra poder ter de volta esse dinheiro que paguei do imposto. Que absurdo que o governo esta tratando os consumidores”.
Denúncia - Edital Nº 1/2011 BANESE
E-mail de um servidor público devidamente identificado: Inicialmente peço-lhe anonimato por dois motivos: 1º Sou servidor público estadual; 2º A denúncia que estou prestes a fazer visa à garantia dos direitos de servidores públicos estaduais, pessoas com deficiência, desempregados e doadores de sangue, grupos de pessoas aptas a adquirir a isenção para se inscrever no concurso do BANESE e que estão sendo lesadas pelo que está estabelecido no Edital. Não quero promover o meu nome com uma questão coletiva.
Envio-lhe anexo o edital em formato pdf e o link para baixar:
http://www.concursosfcc.com.br/concursos/banes111/boletim_banes111.pdf
No Edital, os itens 8 ao 18 referem-se à isenção do pagamento do valor da inscrição no concurso, que para Técnico Bancário III custa R$70,00 e para Técnico Bancário I custa R$55,00. O concurso será realizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC), sediada em São Paulo.
Ontem (5-12) foi o 1º dia de pedido de isenção. Fiz o requerimento de isenção no site da FCC normalmente. Procedendo conforme o Edital, tirei xerox do meu contracheque mais recente e autentiquei em cartório. Fui a uma agência dos Correios para enviar o documento autenticado à FCC, como consta no item 9.2. O custo para enviar o documento era R$45,40, aceito apenas via SEDEX e Aviso de Recebimento (as duas formas são apenas um serviço, segundo a atendente dos Correios - diferente do que dá a entender o Edital). Não paguei, pois o serviço do Correio custa quase o valor da inscrição para Técnico Bancário I.
Um absurdo! Isso não é isenção de pagamento, mas uma prática lesiva do BANESE e FCC. Merecemos esclarecimentos e uma revisão desses procedimentos presentes neste edital!
Conjunto Santa Lúcia. Linhas novas, mas sem aumentar número de ônibus
Da leitora Nicéa S. da Piedade: “A SMTT efetuou  mudanças na linha (402) DIA/Santa Lúcia/DIA, transformando em 402.1 e 402.2, com roteiros diferenciados porém não aumentou a quantidade de ônibus. Dai, os horários não são mais respeitados e o tempo de espera é em torno de 30 minutos, o que acarreta ônibus lotados e consequente insatisfação dos seus moradores que usam o transporte coletivo para seu deslocamento diariamente. A SMTT precisa ouvir a população antes de decidir as suas ações para não acarretar transtornos ao povo que paga seus impostos e que a Prefeitura de Aracaju, devolva ao aracajuano um sistema de transporte coletivo com ònibus adequados e não esta frota com carros velhos e sujos. Nós do Santa Lúcia merecemos respeito. Qualquer esclarecimento estou à disposição”.
Frase do Dia
“Agradeço todas as dificuldades que enfrentei; não fosse por elas, eu não teria saído do lugar. As facilidades nos impedem de caminhar. Mesmo as críticas nos auxiliam muito”.Chico Xavier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário