segunda-feira, 21 de março de 2011

Plano Diretor: Dom Lessa reúne-se com integrantes do Fórum.

O arcebispo de Aracaju, Dom José Palmeira Lessa, reuniu-se na manhã do último sábado, 19, na Cúria Metropolitana com integrantes do Fórum em Defesa da Grande Aracaju.
A reunião serviu para tratar do Plano Diretor de Aracaju, que tramita na Câmara Municipal para ser revisado pelos vereadores.
Na oportunidade foi discutida uma série de ações que poderão ser desenvolvidas pelo Fórum Social da Igreja, pelo Conal, pelas pastorais e pelo Fórum em Defesa da Grande Aracaju, a fim de mobilizar e conscientizar a população sobre a importância do Plano Diretor para a cidade.

Outro fator importante tratado na reunião foi a coincidência do tema da campanha da fraternidade da CNBB (Fraternidade e a Vida do Planeta) com os assuntos tratados no Plano Diretor.  Para Dom Lessa a vida está acima de tudo. O conjunto da sociedade é que deve ser o foco do debate.
A Coordenação do Fórum em Defesa da Grande Aracaju fez um relato sobre o que vem sendo  discutindo e entregou ao arcebispo um documento contendo os principais pontos que afligem a população e que serão discutidos na Câmara de Vereadores, como mobilidade urbana, acessibilidade, inundações, gabarito (quantidade de pavimentos) de edifícios, taxa de impermeabilidade, índice de aproveitamento, lote mínimo, moradias e ocupações irregulares, mangues, dunas, lagoas, rios e esgotos.
A reunião foi agendada e intermediada pelo vereador de Aracaju, Moritos Matos, que avaliou ter sido muito produtivo o encontro.
Na visão dos coordenadores do Fórum em Defesa da Grande Aracaju, a união de segmentos expressivos da Igreja Católica com os demais integrantes do Fórum poderá colocar a sociedade aracajuana no centro do debate.

Participaram da reunião, além dos coordenadores do fórum, o vereador Caducha, da Barra dos Coqueiros, os vereadores Matos e Emerson, de Aracaju e representante do mandato da Dep. Ana Lúcia Menezes.
Nos próximos dias será realizada uma reunião envolvendo o Fórum Social da Igreja, o Conal, as pastorais e o Fórum em Defesa da Grande Aracaju, para traçar rumos sobre o Plano Diretor de Aracaju.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário