sábado, 10 de agosto de 2013

Ambientalistas querem Parques Ecológicos

Propostas foram entregues ao Governo do Estado
Ambientalistas se reúnem com Semarh(Fotos: Cássia Santana/Portal Infonet)
No final da manhã desta quinta-feira, 8, ambientalistas entregaram ao Governo do Estado documento propondo a criação de parques ecológicos na região da Grande Aracaju. O documento foi entregue ao secretário Genival Nunes, do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Hídricos (Semarh), por um grupo que representa a voz da sociedade civil organizada em se tratando de temáticas ambientais.

O representante da ONG Jabotiana Viva, Vanderley Correia, oficializou a entrega do documento e explicou sobre a importância destes espaços como forma de preservar o meio ambiente e criar alternativas de lazer para a comunidade, justificando a iniciativa de procurar a Semarh. Segundo o ambientalista, são propostas que necessitam de recursos e aprovação da Assembleia Legislativa, devendo o Poder Executivo encaminhar o projeto para apreciação dos deputados.

O representante do Fórum de Defesa da Grande Aracaju, Joseilton Neri, denunciou que há iniciativas criminosas com aterro das lagoas na Zona de Expansão em Aracaju e destacou que a criação de Parques Ecológicos na região seria alternativa para coibir este tipo de crime.
Representante da Jabotiana Viva entrega documento a secretário
O presidente do Movimento Popular e Ecológico de Sergipe (Mopec), Lizaldo Vieira, entregou ao secretário Genival Nunes uma moção de apoio à postura da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) por exigir da Prefeitura de Aracaju apresentação de estudos de impacto ambiental (EIA/Rima) antes de liberação do licenciamento para obras de aterro para conter a erosão na avenida Ivo do Prado, na Treze de Julho.

A Moção de Apoio à Adema, conforme informações do presidente do Mopec, está assinada por mais de 300 entidades de preservação ambiental que atuam no país. A Moção foi aprovada durante a 13ª assembleia geral da Rede de ONGs da Mata Atlântica realizada no dia 26 de maio em São Paulo.

Lagoas e canais interligados
Genival recebe Moção de Apoio de ONGs da Mata Atlântica
O secretário Genival Nunes ouviu as argumentações dos ambientalistas, elogiando-os pela iniciativa de fazer ressurgir o movimento social em defesa do meio ambiente em Sergipe. “Venho deste histórico movimento, sou um ambientalista que está de passagem no poder”, observou Nunes.

O secretário fez um breve relato sobre as ações da Semarh, lamentou a falta de um plano diretor de drenagem urbano, enfatizando para a necessidade de se construir um plano diretor macro que envolva toda a região metropolitana [com a inclusão dos municípios da Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristovão] e informou que o pensamento daquela secretaria, que está em sintonia com estudos realizados pelo Banco Mundial, diverge das propostas defendidas, até o momento, pela Prefeitura de Aracaju para encontrar soluções práticas para os problemas da Zona de Expansão de Aracaju.

Genival esclareceu que a PMA sempre pensou na construção de canais como alternativa para solucionar os problemas da Zona de Expansão, enquanto a Semarh, em sintonia com os estudos do Banco Mundial, apontam para a reconstrução de lagoas e canais interligados, com a possibilidade de receber, também, o esgotamento tratado. “Conquistar a terra com água e o que sobrar de terra seria ocupado de uma forma que seria definida posteriomente”, enfatizou.

O secretário observou para a necessidade dos ambientalistas debaterem a questão também com as prefeituras de Aracaju, São Cristovão, Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro e convidou o grupo para participar de debates que serão promovidos mensalmente pela Semarh a partir deste mês com temáticas envolvendo a preservação do meio ambiente.

Por Cássia Santana
FONTE: www.infonet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário