sábado, 2 de fevereiro de 2013

PÁSSAROS: Lavandeira.




lavadeira (Fluvicola nengeta), também conhecida como noivinha, é uma espécie de pássaro sul-americano pertencente à família dos tiranídeos. O seu habitat é, preferencialmente, junto a rios ou lagoas. Vem frequentemente ao chão, mesmo barrento, em busca de alimento. É ave de espaços abertos.
Originalmente, ocorria no Brasil somente nos estados nordestinos, do Maranhão à Bahia. Tem, contudo, ampliado sua distribuição pelo Sudeste do país, aparecendo no Rio de Janeiro já na década de 1950. Sua presença tem sido observada com frequência pelo menos desde 2005, em Itapetiniga, no interior do estado de São Paulo.
Esse pássaro tem ocorrido também na cidade de Moji-Mirim, no estado de São Paulo. Costuma surgir no início da manhã à procura das piscinas, onde acostumou-se a se banhar. Aparece quase sempre em grupos de dois ou três indivíduos. Possui um canto curto e agudo. Em determinadas situações, abre as asas e as movimenta abrindo-as e fechando-as rapidamente, quando seu canto passa a apresentar ritmos e tons mais complexos. Seu comportamento indica um grau de confiança em relação ao homem, pois costuma se aventurar no meio da piscina se houver algo boiando e que o sustente. Permite, ao observador, aproximar-se a uma curta distância.
Etimologia
O nome "lavadeira" é uma referência à sua predileção por cursos d'água. O nome "noivinha" é uma referência à sua coloração branca predominante.

FOTO: Ânderson Peixoto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário