segunda-feira, 25 de março de 2013


Bonecos de Judas são vendidos a R$ 50,00 em Aracaju
Os moradores de Aracaju são privilegiados em matéria de bonecos de Judas. No Povoado Gameleira, Zona de Expansão da capital sergipana famílias atravessam o ano adquirindo e juntando a matéria-prima e fabricando artesanalmente os bonecos, para, na semana que antecede o Sábado de Aleluia, venderem ao longo da Rodovia dos Náufragos.

 Venda de bonecos de Judas movimentam a Zona Sul de Aracaju (Foto: Divulgação/José Firmo/ADCAR)
Para os compradores é uma boa opção, já que os bonecos custam cerca de R$ 50,00.
O preço atrativo é uma das vantagens para as famílias que produzem os bonecos. A farta, barata e, às vezes, gratuita matéria-prima contribui para que o preço saia mais em conta para os que querem malhar o Judas.
As roupas usadas são adquiridas nos bazares, nas feiras de usados e recebidas de famílias que doam. Os enchimentos e cocos usados para a confecção das cabeças são extraídos e coletados nas vizinhanças.
As famílias costumam se juntar nas varandas das casas ou nas sobras das mangueiras para, juntos, costurarem os bonecos. Cada um tem uma função da confecção dos Judas e tudo é feito artesanalmente e até mesmo com improvisos.
As famílias que fabricam os bonecos ganham um dinheiro extra e os compradores ganham com a facilidade na aquisição dos bonecos para malhação na noite do Sábado de Aleluia.
O Povoado Gameleira já se tornou ponto de atração para visitantes e turistas, que vêm para comprar o boneco e até para filmar e fotografar.
FONTE: www.senoticias.com.br
FOTO: arquivo ADCAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário