sábado, 2 de fevereiro de 2013

Pré-Caju: Fórum faz campanha pela mudança de local


Em reunião realizada na noite da última quinta, 24, na sede da Central Única dos Trabalhadores (CUT), o Fórum em Defesa da Grande Aracaju definiu a realização de ações na busca da mudança do local da realização do Pré-Caju.

O fórum entende que a cada ano o estrangulamento do trânsito de Aracaju é maior e que a mobilidade urbana e a acessibilidade estão cada vez mais prejudicadas.

Os integrantes do fórum fazem questão de afirmar que não são contra a prévia carnavalesca, mas que é chegada a hora de se buscar outras alternativas de local em que os transtornos possam ser minimizados.

Nos próximos dias o fórum vai desencadear as ações que foram aprovadas em reunião. Uma das atividades deverá ser de panfletagens em locais como semáforos, shoppings, calçadões e terminais de ônibus.

Outra atividade de mobilização para transferir o Pré-Caju de local deverá ser uma exposição de fotos, reportagens e recortes de jornais que demonstram os inconvenientes da prévia na Avenida Beira Mar.

Os representantes do fórum vão ainda entregar documento ao Poder Executivo Municipal solicitando a abertura do diálogo com a ASBT para que se chegue a um consenso e se encontre um local alternativo, com pareceres da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e da recém-criada Secretária Municipal do Meio Ambiente.

“Tem muitos segmentos sendo prejudicados e sendo incomodados, a exemplo dos moradores do entorno; de trabalhadores, estudantes e comerciantes; dos lojistas dos dois shoppings; de policias e bombeiros; de ciclistas; de pessoas que fazem Cooper no calçadão e de internos nos hospitais São Lucas e Primavera. Todas essas pessoas têm o direito de serem ouvidos pela Prefeitura e terem as suas angústias diminuídas.”, disse Odirley Batista Moreira membro do Fórum em Defesa da Grande Aracaju.

Já José Firmo lembrou que o Pré-Caju já teve um percurso que saía da Av. Gonçalo Prado e ia até o antigo Augustus e que a quantidade de dias era bem maior e que os transtornos eram muito menores, pois a população era menor e a quantidade de veículos era bem menor também. “Agora congestiona tudo. Para a cidade.”, afirma. Outro exemplo que foi dado pelos membros do fórum foi a “Festa do Mole”, que era realizada na Orla e que já percorreu as Avenidas Rotary, Antonio Alves e Beira Mar, até o Augustus, mas não incomodava tanto.

Semanalmente os membros do fórum vão se reunir para avaliar as atividades e programarem novas ações que possam resultar na mudança do local do Pré-Caju.
 
Fonte: Ne Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário