sexta-feira, 28 de setembro de 2012

ARTIGO: Senhores vereadores: respeitem os 7 anos de participação popular.



De julho de 2011 a agosto de 2012 fui assessor técnico da Câmara de Aracaju - CMA no processo de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Sustentável – PDDUS. Agora como cidadão, venho acompanhando o processo de votação das emendas cujos primeiros resultados são decepcionantes.
O processo de revisão do PDDUS se iniciou em 2005 com participação de representantes da sociedade civil. Continuou em 2009 no CONDURB e seguiu em 2011 e 2012 com 33 audiências públicas promovidas pelo legislativo, onde grupos da sociedade, a assessoria técnica da CMA e os cidadãos mostraram até a saciedade os graves problemas decorrentes da legislação atual, tais como a carência de áreas verdes, aumento dos congestionamentos, falta de estacionamentos, calçadas estreitas, desconforto térmico, degradação ambiental e outros.
Todas as sugestões de emendas ao projeto de lei do novo PDDUS receberam o mesmo tratamento, não importando se foram apresentadas nas audiências públicas ou encaminhadas à CMA por entidades da sociedade civil.
Após as primeiras votações das emendas, a impressão que se tem hoje é que esse longo e democrático processo foi inútil e que tão ampla participação popular não é reconhecida pela maioria dos vereadores.
Por um lado, apesar das 33 audiências públicas, 2 eventos de capacitação e farto material impresso e digital colocado à disposição dos vereadores pela assessoria técnica, o desconhecimento desses vereadores em relação ao projeto do PDDUS fica cada vez mais evidente, seja pelo silêncio ou pelos argumentos inconsistentes usados ao justificar seus votos.
Por outro lado, os resultados das votações comprovam o total alinhamento dessa maioria com um segmento da sociedade, o das construtoras, que apresentou suas propostas através da ADEMI-SE.  Essa mesma maioria vem sistematicamente rejeitando qualquer proposta da sociedade que contrarie as propostas desse segmento, inclusive as que surgiram nas audiências públicas e as elaboradas pela assessoria técnica da CMA.
A decepção começou na votação de uma emenda à Lei Orgânica de Aracaju – LOA que pretendia fixar um teto máximo de 3 para o coeficiente de aproveitamento, delegando ao PDDUS a discussão dos valores básicos e máximos por zona. Em parecer técnico apoiei a emenda e destaquei a necessidade de aprová-la antes da discussão do coeficiente no PDDUS. Um vereador mencionou meu nome e meu parecer para justificar sua posição, mas votou contra a emenda.
Outros vereadores foram contrários à emenda argumentando que um coeficiente máximo de 3 inviabilizaria projetos de moradia popular. Nada mais falso. A verdade é que projetos de moradia popular em casas unifamiliares não superam um coeficiente de 0,4 e em prédios multifamiliares chegam, no máximo, a 1,0. O próprio projeto do PDDUS estabelece um coeficiente máximo de 1,0 para as áreas de interesse social onde serão construídas essas moradias. E não foi por falta de aviso. Uma representante do grupo Participe-Aju esclareceu a questão com exemplos reais antes da votação da emenda. De nada adiantou.
O resultado da rejeição da emenda é péssimo para Aracaju. Como o Plano Diretor é hierarquicamente inferior à LOA, o coeficiente de aproveitamento, que controla o adensamento, não poderá ser mais discutido no PDDUS e permanecerão os limites estabelecidos na LOA que são os mesmos do Plano Diretor vigente, os mais altos e permissivos praticados entre as capitais brasileiras. Inclusive, os valores propostos no projeto de lei do novo PDDUS encaminhado pelo executivo foram automaticamente descartados.
Aracaju é a única capital do Brasil que define limites do coeficiente de aproveitamento na Lei Orgânica devido a uma emenda aprovada em 2000 antes da aprovação do Plano Diretor. O objetivo, hoje comprovado, era o de perpetuar esses limites sem permitir sua revisão ou discussão ao nível do Plano.
Depois, já durante a votação das emendas “polêmicas”, um vereador da maioria justificou seu voto pela manutenção do tamanho mínimo das glebas em 40.000 m² afirmando que uma redução resultaria em menos áreas públicas para a cidade, quando a verdade é exatamente a inversa. Além de demonstrar desconhecimento do conceito de gleba e de sua aplicação no PDDUS, o vereador ainda afirmou que esse tamanho é fixado pela Lei Federal 6.766/79. Acontece que nem a Lei mencionada nem a de nº 9.785/99 que a alterou fixam qualquer valor para o tamanho da gleba. A maioria acompanhou a posição equivocada do vereador e rejeitou uma emenda do grupo Participe-AJU e outra da assessoria técnica, que fixavam esse tamanho em 8.000 m² e 15.000 m², respectivamente. É bom lembrar que no projeto inicial do novo PDDUS, o tamanho mínimo da gleba seria de 10.000 m². Em 2009 a ADEMI-SE propôs e aprovou no CONDURB a alteração para 40.000 m².
As consequências de ambas as votações, a do CONDURB em 2009 e a atual na CMA, são gravíssimas. Os empreendedores só são obrigados a doar áreas verdes, para equipamentos públicos e para ruas ao lotear glebas, ou seja, pelo que foi aprovado, terrenos que ultrapassem os 40.000 m². Acontece que tem pouquíssimos terrenos com mais de 40.000 m² em Aracaju, a maioria deles na Zona de Expansão. Portanto, a Prefeitura terá cada vez menos áreas públicas para construir praças, escolas, posto de saúde e outros equipamentos e para implantar ruas e avenidas, agravando a falta da mobilidade. Estudo feito com dados do cadastro imobiliário de Aracaju prova que em muitos bairros não surgirão novas áreas públicas em decorrência do tamanho mínimo da gleba aprovado pela maioria.
Vários outros exemplos poderiam ser citados. O fato é que a maioria parece tratar as emendas mais em função de sua origem que por seu conteúdo ou mérito. Tanto que estão sendo votadas sem tempo hábil para sua análise prévia.
Além de desprezar a participação de grande parte da sociedade, a maioria da Câmara está desvirtuando o projeto de Lei que o executivo encaminhou, retirando dele as mudanças mais importantes que trazem ganhos para a cidade, se comparado com o plano atual. Um retrocesso histórico.
Se nada mudar, a tendência é uma descaracterização ainda maior do projeto de lei tornando-o uma cópia do Plano Diretor vigente, com alterações pontuais de importância menor. Os maiores benefícios que o projeto trazia e as contribuições mais relevantes recolhidas nas audiências públicas e das instituições e grupos representativos da sociedade estão sendo sumariamente descartados. Será, portanto, mais um Plano Diretor não sustentável e não participativo.
Uma ressalva deve ser feita para destacar uma minoria de 4 vereadores que está sempre votando a favor das emendas que representam avanços urbanísticos, sociais e ambientais para Aracaju e contra as propostas que acentuam o caos que começamos a vivenciar.
Aqui cabe um alerta. Nas últimas sessões alguns vereadores da maioria passaram a votar com a minoria, porém preservando a maioria absoluta. Inclusive, dentro dessa lógica, na sessão de ontem a maioria se juntou à minoria para rejeitar uma emenda da ADEMI-SE, é claro que de relevância muito menor que as outras já aprovadas. Parece ser uma tentativa de se esconder o alinhamento dessa maioria com a ADEMI-SE, já sacramentado na votação da emenda à LOA e de outras emendas do PDDUS.
Na tumultuada sessão de ontem, que na verdade foram duas, vereadores da maioria manifestaram o desejo de votar todo o Plano antes de 7 de outubro. Ocorre que após as votações consensuais do período extraordinário em julho, as votações do PDDUS só foram retomadas em setembro e a ritmo muito lento. Como explicar essa repentina urgência para concluir a votação?
Ignorando os vereadores da minoria e a assessoria técnica que solicitavam tempo hábil para analisar as emendas a serem votadas, no início da noite foi instalada mais uma sessão extraordinária. Ao todo, ontem foram votadas de forma atropelada nada menos que 65 emendas recebidas pelos vereadores apenas minutos antes do início das sessões, sendo que a média de votação não passava de 8 emendas diárias. Pelo avançado do horário, nenhum meio de comunicação cobriu a sessão que ocorreu como se fosse secreta.
Tanto na maioria como na minoria de 4 vereadores, há membros da situação e da oposição, apoiando um ou outro dos candidatos a Prefeito. Portanto, não procede qualquer tentativa de partidarizar ou tirar proveito eleitoral da discussão do PDDUS. O problema é outro.
Faço um apelo aos senhores vereadores para que analisem com calma as emendas antes de votar e reflitam sobre as graves consequências de suas escolhas. Considerem os anseios dos cidadãos manifestados nas audiências públicas e o posicionamento das organizações representativas da sociedade. Consultem e ouçam a assessoria técnica, se ela decidir continuar depois de ser destratada na sessão de ontem.
Eu poderia permanecer em silêncio, até em função da boa relação que mantive com os vereadores durante minha assessoria. Continuo respeitando-os enquanto representantes do povo eleitos para discutir e votar leis municipais, inclusive o PDDUS. Mas como cidadão não podia me omitir vendo os destinos de Aracaju sendo traçados dessa forma. Vendo como são ignorados o esforço, conhecimento técnico e boa vontade de tantos profissionais, funcionários da PMA e da CMA e cidadãos que deram sua contribuição nas audiências públicas ou em reuniões técnicas paralelas. Vendo 7 anos de participação popular sendo desprezados. Vendo, enfim, um único segmento da sociedade sendo beneficiado em prejuízo da qualidade de vida de todos os aracajuanos, desta e das próximas gerações.

Aracaju, 26 de setembro de 2012.


Juan Carlos Gortaire Cordovez
Engenheiro Civil









Nenhum comentário:

Postar um comentário