domingo, 21 de agosto de 2011

DEU NO WWW.UOL.COM.BR

21/08/2011 - 07h00
Lotação em cemitérios de Aracaju faz população procurar enterro clandestino

A falta de espaço para realizar enterros em cemitérios de Aracaju obrigou os moradores dos povoados de Robalo, São José, Areia Branca e Mosqueiro (situados na zona de expansão da capital sergipana) a enterrar seus mortos em cemitérios clandestinos. Segundo moradores, existem cerca de dez deles na região.
Oficialmente, apenas dois cemitérios funcionam na zona de expansão de Aracaju: Maria Rosa e De Nelito. Um terceiro, os dos Náufragos –ou Manguinhos–, uma das prováveis áreas clandestinas, foi interditado pela prefeitura, mas continua sendo usado pela população.
Os moradores dizem que os dois cemitérios existentes liberadores pela prefeitura são inviáveis. “Os coveiros, ao tentar cavar um túmulo, sempre encontram restos mortais e restos de caixões recentes, constrangendo os familiares”, disse José Firmo, líder comunitário.
“Quem classificou todos os cemitérios da zona de expansão como ilegais foi a própria prefeitura. Eles cometeram um grande erro ao incluir os cemitérios grandes, coletivos e seculares no rol de clandestinos”, declarou José Firmo.
Em 2006, a Promotoria do Meio Ambiente do Ministério Público Estadual ajuizou ação solicitando que a Justiça obrigasse a Prefeitura de Aracaju a interditar mais de dez cemitérios identificados como clandestinos naqueles povoados e a construir um cemitério ambientalmente aceitável.
No relato da Promotoria, um dos principais problemas dos cemitérios era a contaminação do lençol freático. Na localidade, parte dos mais de 30 mil habitantes costuma utilizar água, especialmente de poços artesianos, cujo consumo não é recomendado devido à contaminação.
No ano seguinte, a Justiça determinou que a prefeitura atendesse o pedido do MPE e arcasse com as despesas dos enterros até que o novo cemitério fosse construído.
Outro lado
A capital sergipana possui, segundo a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), quatro cemitérios públicos. O maior deles, o São João Batista, localizado na zona oeste de Aracaju, está funcionando no limite.
O diretor de Espaços Públicos da Emsurb, Antonio Carlos Mota, negou a existência de cemitérios clandestinos na zona de expansão de Aracaju e garantiu que a prefeitura tem realizado fiscalizações na área para evitar enterros em locais não autorizados.
Segundo Mota, os dois cemitérios na localidade conseguem atender à demanda da região. O diretor reforçou que o cemitério dos Náufragos continua interditado, mas por alguns moradores insistirem em usar o local, acionará o Ministério Púbico Estadual. “Algumas pessoas estão desrespeitando a interdição", finalizou.
Fonte: http://www.uol.com.br/
Deu também nos sites: iberoamerica.net, correiodopovo-al.com.br, redetv.com.br, youtube.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário