sexta-feira, 10 de junho de 2011

Fórum está de olho nos vereadores de Aracaju.

Fórum está de olho nos vereadores de Aracaju.

O Fórum em Defesa da Grande Aracaju realizou na noite da última quinta-feira mais uma reunião para debater e estudar o Plano Diretor. Na opinião nos militantes do fórum, foi mais uma reunião produtiva.
O fórum fez uma avaliação do debate promovido pelo Partido dos Trabalhadores, na noite da última segunda-feira, concluindo que faltou mais espaço para as intervenções da platéia presente e que ainda não ficou clara a posição do partido sobre os temas do Plano Diretor.
Em outro momento o fórum fez uma avaliação interna aos trabalhos do próprio fórum, concluindo que o papel pretendido vem sendo desempenhado dentro do previsto. A opinião geral dos presentes foi a de que o Fórum em Defesa da Grande Aracaju vem cumprindo o seu papel de agregar os moradores de Aracaju, sem rotulação, sem seleção prévia e sem exigências para o ingresso.
O que deixou os integrantes do Fórum apreensivos foi a notícia divulgada pela imprensa sergipana e pela própria Câmara de Vereadores da capital informando que a Câmara aprovou na sessão de quarta-feira, 8/6, a Proposta de Resolução nº. 02/2011 onde está previsto que as emendas do Plano Diretor rejeitadas pela relatoria serão arquivadas. A notícia causou apreensão dentro do fórum, já que emendas importantes apresentadas por moradores, por entidades e por vereadores poderão ser arquivadas por uma única pessoa. Para os militantes do fórum, não faz sentido se realizar audiências públicas, o povo participar contribuindo e depois apenas um relator julgar as emendas. “É um retrocesso! Estava tudo indo muito bem, de uma hora para outra aprovam uma medida atrasada, anti-democrática e perigosa para o futuro da cidade. Querem brincar com coisa séria.”, desabafa José Firmo, membro da Coordenação do Fórum.
Firmo disse que a coordenação do fórum vai pedir explicações à Câmara de Vereadores para esclarecer se tem fundamento a notícia vinda da própria Câmara Municipal e espera que não seja como foi divulgado.  
Outra preocupação do fórum é com as audiências públicas aprovadas pela Câmara de Vereadores, tanto no que se refere à quantidade e aos locais, quanto no que se refere à forma e dinâmica das audiências públicas. “Apresentamos proposta de audiências públicas à Câmara e se eles não adotarem as audiências terão que dizer a razão para tal.”
O fórum resolveu adiar o encontro que teria com os vereadores ainda neste mês de junho. É provável que a reunião aconteça na segunda quinzena de agosto, após o recesso parlamentar e depois de analisadas as novas medidas aprovadas pela Câmara de Vereadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário