sexta-feira, 10 de junho de 2011

FIQUE POR DENTRO DO PLANO DIRETOR

FÓRUM EM DEFESA DA GRANDE ARACAJU
APRESENTA:

O que é Mobilidade Urbana?

Mobilidade urbana é definida como a capacidade de deslocamento de pessoas e bens no espaço urbano para a realização de suas atividades cotidianas (trabalho, abastecimento, educação, saúde, cultura, recreação e lazer), num tempo considerado ideal, de modo confortável e seguro. Para tanto, os indivíduos podem utilizar vários tipos de veículos ou apenas caminhar. Tudo vai depender das distâncias que terá que percorrer, do tempo ideal a ser despendido, dos meios de transporte, das vias de acesso disponíveis e do custo e da qualidade deste deslocamento. Pensar a mobilidade urbana é, portanto, pensar sobre como se organizam os fluxos na cidade e a melhor forma de garantir o acesso das pessoas ao que a cidade oferece, de modo mais eficiente
em termos socioeconômicos e ambientais.
Mobilidade urbana nas grandes e médias cidades está cada vez mais difícil. Principalmente em locais onde o adensamento urbano se deu de forma desordenada e rápida, impedindo planejamento e estrutura adequada. Toda vez que isso acontece, a mobilidade dos moradores desse local fica comprometida. Aqui em Aracaju já são notados problemas em várias áreas.
O Plano Diretor que tramita na Câmara Municipal não tem previsão de Código de Mobilidade Urbana, mas o Fórum em Defesa da Grande Aracaju vai apontar para os vereadores a necessidade de já aprovar as diretrizes e prazos para adoção do Código de Mobilidade Urbana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário