sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Eleições municipais: equilíbrio na Zona de Expansão.



As eleições municipais em Aracaju tiveram um lance à parte: a polêmica sobre a Zona de Expansão.
Quem venceu? Quem perdeu no debate polarizado sobre a qual município pertence a Zona de Expansão Urbana atualmente dentro dos limites de Aracaju?
O desempenho eleitoral dos dois principais candidatos à prefeitura de Aracaju foi bastante equilibrado, mas o candidato do Democratas (DEM), João Alves Filho levou ligeira vantagem sobre o candidato do Partido Socialista Brasileiro (PSB).
Na Zona de Expansão funcionam cinco locais de votação nas Escolas Tênisson Ribeiro, Paulino Nascimento, no Povoado Robalo; Florentino Menezes, no Povoado Areia Branca; Leonor Teles, no Povoado Mosqueiro e Manoel Dionísio, no Povoado Gameleira e que nesta eleição funcionou no Lions Clube.
Na Areia Branca votam 1.853 eleitores. No Robalo, que abrange também moradores dos empreendimentos do PAR e do Povoado São José, votam 3.160 eleitores. Na Gameleira votam 818 eleitores. No Mosqueiro votam 2.800 eleitores.
Na Zona de Expansão ainda ocorre um fenômeno típico de cidades pequenas. Até há poucos anos todos os moradores votavam apenas nos Povoados Mosqueiro e Areia Branca e na Escola Santos Dumont, no bairro Atalaia. Mesmo com os novos locais de votação, muitos moradores preferem continuar votando nos locais anteriores, o que causa uma grande movimentação de eleitores entre os povoados.
Por outro lado ainda é muito grande a quantidade de eleitores que fixaram residência em chácaras e condomínios na região, mas mantêm seus locais de votação nos bairros onde moravam antes.
Nos povoados Robalo e São José, berço do Movimento Aracaju não se Divide, o candidato do DEM, João Alves obteve 1.303 votos contra 1.224 votos para Valadares Filho (PSB), com 79 votos a favor do demista.
João terá muito trabalho com a Z. de Expansão.

No Povoado Gameleira João Alves venceu por 327 a 235, com vantagem de 92 votos.   
No Povoado Areia Branca João Alves recebeu 767 votos, contra 668 votos para Valadares Filho, com vantagem de 99 votos pro João.
No Mosqueiro Valadares Filho obteve 1.083 votos, enquanto João Alves recebeu 1.080. Aí Valadares venceu por apenas três votos.
Na Zona de Expansão João venceu Valadares Filho com 3.477 votos contra 3.210. A vantagem de João sobre Valadares em toda Zona de Expansão foi de 267 votos.
A polêmica que deu o ritmo das eleições para prefeito sobre a divisão do território de Aracaju equilibrou bastante a eleição na Zona de Expansão, mas ainda assim o prefeito eleito, João Alves Filho saiu vitorioso.
O equilíbrio no resultado das urnas e as propostas feitas pelos candidatos para a Zona de Expansão deixam os moradores com muita expectativa de que as coisas vão melhorar por essas bandas. “A briga pela Zona de Expansão foi grande, esperamos que assim os gestores olhem mais para essa área de Aracaju.” Disse o vice-presidente da Associação Desportiva, Cultural e Ambiental do Robalo, José Firmo.
Firmo reclama que tudo para esses povoados chaga aos poucos. “Transporte é ruim, temos poucas unidades de saúde, poucas escolas, a coleta de lixo e deficiente. E não temos creches, praças, campos de futebol, drenagem, pavimentação e muitos outros serviços e investimentos em equipamentos públicos.”
Pelo jeito o prefeito eleito, João Alves Filho, terá muito trabalho para resolver os problemas da Zona de Expansão.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário