terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Entidades protestam contra aumento de tarifa de ônibus.

Na manhã desta terça-feira, 25, várias entidades dos movimentos sociais, sindical, e estudantil realizaram mais um protesto contra o reajuste na passagem dos ônibus do sitema integrado de transporte coletivo de Aracaju.
O ato foi iniciado no cruzamento da avenida Hermes Fontes com Barão de Maruim. Os manifestantes fecharam as avenidas por quase uma hora, causando muito transtorno e congestionamento no trânsito.
Logo depois seguiram em passeata pela avenida Barão de Maruim, indo em direção à avenida Ivo do Prado, avenida Rio Branco e Travessa João Quintiliano da Fonseca. O protesto acabou dentro do terminal de integração Fernando Sávio, na praça João XXIII.
Durante o percurso os manifestantes entoavam palavras de ordem e distribuíam panfletos aos motoristas, transeuntes e passageiros dos ônibus.
Ainda no cruzamento das avenidas Hermes Fontes e Barão de Maruim, os manifestantes atearam fogo em um boneco, com um imenso nariz de madeira e com uma faixa de prefeito. Segundo os lideres do protesto o boneco incendiado representava o prefeito Edvaldo Nogueira, a quem cabe conceder ou não o reajuste das passagens solicitado pelos empresários.
Entre as faixas e as bandeiras podia ser vista a presença das centrais sindicais CUT e COMLUTAS; de sindicatos como o Sintufs, Sindimina, Sindijor, Sindipetro, Sindiserj, e Sintese.
Além das centrais e dos sindicatos, estiveram presentes no ato representantes do PSOL, PSTU e PCB e de outras entidades como o Movimento Não Pago, a associação ADCAR do Povoado Robalo e Movimento Levante e Lute.
Os manifestantes prometeram realizar mais atos da mesma natureza nos próximos dias.
Caso a Prefeitura Municipal de Aracaju-PMA conceda o reajuste pretendido pelos empresários, o preço da passagem passará de R$ 2,10 para R$ 2,45, se tornando a segunda mais cara entre as capitais do Nordeste brasileiro.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário